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ESD - Capitulos de Livros

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  • Da vida da obra coreográfica
    Publication . Fazenda, Maria José
    Em Da Vida da Obra Coreográfica consideram-se as circunstâncias em que uma obra é criada e os processos que asseguram que ela seja reapresentada em diferentes momentos e lugares, ressurgindo, reinterpretada, também na Companhia Nacional de Bailado, uma instituição portuguesa investida, simultaneamente, da responsabilidade de manter vivas obras do património da dança e de produzir novas criações. Nestas páginas, pondera-se a natureza intangível da dança e consideram-se os mecanismos da sua transmissão; traça-se a história das deslocações e transformações de La Fille mal gardée, o ballet mais antigo mantido em repertório no quadro da dança teatral de tradição europeia; identificam-se as características de La Sylphide e de Giselle, dois dos ballets românticos mais frequentemente remontados internacionalmente, e os traços que partilham com a literatura da época; atenta-se na expressividade dos solos e das composições para grupo em La Bayadère, A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes; analisam-se os símbolos e os valores decretados em O Quebra-Nozes e as novas criações que este ballet suscita, como Quebra Nozes Quebra Nozes; perscruta-se o tema do ritual tratado em A Sagração da Primavera e a forma como é revisitado em iTMOi; sublinham-se as competências técnicas e a abrangência estilística dos bailarinos de uma companhia de repertório e destacam-se obras que eles suscitam, como A Perna Esquerda de Tchaikovski, entre outras.
  • Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa
    Publication . Fazenda, Maria José
    Quando comecei a refletir sobre a dança numa perspetiva antropológica, no início da década de 1980, deparei-me com um duplo problema: na literatura sobre teoria e história da dança ocidental predominavam os preconceitos e eurocentrismo relativamente às danças praticadas em outros contextos socioculturais; na literatura antropológica, área em que o interesse pela dança, sobretudo quando praticada em contextos rituais, era significativa, os estudos sobre a dança teatral de tradição euro-americana eram, neste campo disciplinar, praticamente inexistentes, como mais tarde documentaria (Fazenda, 1998). Terá sido esta constatação que me fez orientar a pesquisa no sentido de avaliar a operacionalidade e o alcance de teorias e conceitos que foram sendo forjados pelas ciências sociais sobre a dança teatral de tradição euro-americana, pela qual me tinha desde sempre interessado e em que tinha feito uma formação como profissional. Comecei, pois, por privilegiar a reflexão teórica em detrimento do trabalho de campo, stricto sensu.
  • A dimensão reflexiva do corpo em ação: Contributos da antropologia para o estudo da dança teatral
    Publication . Fazenda, Maria José
    As metodologias inerentes ao trabalho de campo e a análise e a interpretação das formas de cultura expressiva efetuadas pela antropologia têm dado um contributo decisivo para entender o movimento do corpo como uma forma de conhecimento e o modo como as práticas da dança, simultaneamente, incorporam e expressam as experiências culturais e sociais dos indivíduos e das comunidades humanas (...).