Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
239.23 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Quando comecei a refletir sobre a dança numa perspetiva antropológica, no
início da década de 1980, deparei-me com um duplo problema: na literatura
sobre teoria e história da dança ocidental predominavam os preconceitos
e eurocentrismo relativamente às danças praticadas em outros contextos
socioculturais; na literatura antropológica, área em que o interesse pela
dança, sobretudo quando praticada em contextos rituais, era significativa,
os estudos sobre a dança teatral de tradição euro-americana eram, neste
campo disciplinar, praticamente inexistentes, como mais tarde documentaria
(Fazenda, 1998). Terá sido esta constatação que me fez orientar a pesquisa
no sentido de avaliar a operacionalidade e o alcance de teorias e conceitos
que foram sendo forjados pelas ciências sociais sobre a dança teatral de
tradição euro-americana, pela qual me tinha desde sempre interessado e em
que tinha feito uma formação como profissional. Comecei, pois, por privilegiar
a reflexão teórica em detrimento do trabalho de campo, stricto sensu.
Description
Keywords
Investigação em dança Antropologia Companhia Maior
Citation
Fazenda, M.J. (2016). Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa. In S. V. Almeida & R. A. Cachado (Org.), Os arquivos dos antropólogos (pp.49-58). Lisboa: Palavrão
Publisher
Palavrão, Associação Cultural