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- Representações dos técnicos de intervenção precoce sobre as famílias e práticas de IP em contexto rural e urbanoPublication . Xavier, Maria Gorete Ferreira; Silva, Francisco Vaz daO presente estudo visou caraterizar as representações que técnicos de intervenção precoce têm sobre famílias que vivem em meio rural e em meio urbano que recebem apoio das equipas. Foram realizadas entrevistas semi-diretivas, os participantes e entrevistados foram dez docentes com intervenção educativa nas equipas, cinco em apoio direto a famílias de meio rural e cinco a realizar intervenções com famílias de meio urbano. Deste estudo resultaram vários dados qualitativos que depois de analisados e discutidos, levaram a diversas conclusões que vem dar respostas às questões e problemática iniciais. As famílias inseridas nestes contextos têm características que as diferenciam; habilitações, recursos, necessidades e comportamentos em comunidade. Tem aspetos culturais que influenciam as suas atitudes, participação e autonomia e são ou não decisivas no desenvolvimento da criança. Em contexto rural as famílias apresentam um maior número de necessidades comparativamente às famílias de meio urbano. As maiores necessidades das famílias em contexto rural situam-se nas questões financeiras, de formação e apoio técnico e especializado. As maiores necessidades das famílias de contexto urbano situam-se ao nível do fraco apoio familiar e das redes sociais. As necessidades comuns situam-se nas necessidades de informação e promoção da autonomia e competências parentais. As visitas e intervenções domiciliares podem permitir melhorar a identificação das necessidades e recursos das famílias e compreender melhor os critérios de referência de algumas crianças. As oportunidades de aprendizagem são maiores nestes encontros em domicílio, estão presentes em muitos casos, elementos da família alargada, que muitas vezes tem um papel fundamental na educação e estimulação destas crianças. Os docentes de IP em intervenção em contexto urbano, comparativamente com os docentes inseridos em contexto rural, apoiam famílias que na generalidade abrangem áreas profissionais mais vantajosas financeiramente. Estas famílias terão á partida melhores condições para aceder a mais recursos e apoios. Nos dois contextos existe uma necessidade comum, falta de informação e alguma autonomia e competências parentais em relação ao crescimento das crianças. A realização de iii encontros de pais ou criação de grupos de pais que tenham por base a partilha de experiencias e informação, estão planeadas mas não são uma realidade nestas equipas. Nas práticas de qualidade, o profissional deve atuar nos contextos naturais como, a família, ou a comunidade, mas pode incluir também rotinas, brincadeiras, festas etc. cenários que facilitem o dia-a-dia. As famílias têm contextos e rotinas próprias que os profissionais devem identificar, os dados que recolhemos indicam essa necessidade de proceder a avaliação mais atenta das necessidades das famílias. As práticas recomendadas e o enquadramento legislativo são tidos em conta pelos docentes e profissionais das equipas, os recursos documentais são na sua maioria comuns, a todas as equipas participantes, seguindo as orientações e documentos/minutas facultadas pela comissão coordenadora do SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância) Apesar das recomendações teóricas para práticas de qualidade centradas na família, verificamos que estas fazem parte das preocupações destes docentes, mas nem sempre são implementadas. A problemática da criança parece ser ainda o ponto mais importante dos programas e planos de intervenção e mesmo o critério decisivo para delinear a duração e frequência das intervenções, seja em contexto urbano ou rural. - ABSTRACT This study aimed to characterize the families of rural and urban areas that receive support from Early Intervention Teams. It has been proposed yet whether professionals IP suit their practices to the characteristics of these families and communities integrated in different cultural contexts. Interviews were conducted semidirective, participants were ten respondents and teachers with educational intervention teams, five in direct support to families in rural areas and five interventions with families in urban areas. This study resulted in a number of qualitative data that then analyzed and discussed, led to several conclusions that comes to answer the questions and problems early. The families included in these contexts have characteristics that differentiate them; qualifications, resources, needs and behaviors in the community. Has cultural aspects that influence their attitudes, participation and autonomy and are not decisive in the development of the child. In the rural households have a greater number of needs compared to urban families. The greatest needs of families in rural settings are located in financial matters, training and technical support and expertise. The greatest needs of the urban households are located at the level of weak family support and social networks. Common needs lie in information needs and promoting autonomy and parenting skills. The home visits and interventions may allow improved identification of needs and resources of families and understand the benchmarks of some children. Learning opportunities are greater in these meetings at home, are present in many cases, elements of the extended family, which often plays a key role in education and stimulation of these children. Teachers IP intervention in the urban compared with rural teachers placed in context, support families in general include professional areas more financially advantageous. These families will have better starting conditions for access to more resources and support. In both contexts there is a common need, lack of information and some autonomy and parenting skills in relation to the growth of children. The meetings of parents or creating parent groups that are based on the sharing of information and experiences are planned but are not a reality in these teams. In quality practices, the professional must act in natural contexts like the family or the community, but may also include routines, jokes, and parties’ etc. scenarios that v facilitate the day-to-day. Families have their own contexts and routines that professionals should identify, collect the data indicate that the need for more careful assessment of the needs of families. Best practices and legislative environment are taken into account by teachers and professional teams, the documentary resources are mostly common to all participating teams, following the guidelines and documents / drafts provided by the coordinating committee SNIPI (National Intervention Early Childhood) Despite the theoretical recommendations for quality practices family-centered, we see that these are part of the concerns of teachers, but are not always implemented. The issue of child seems to be still the most important programs and plans and even the decisive criterion for delineating the duration and frequency of interventions whether in urban or rural.
- Os padrões de vinculação estabelecidos e indicadores de resilência (autonomia e capacidades de interação social) em crianças de idade pré-escolar em função da frequência em rede pública ou privadaPublication . Carmo, Bárbara Figueiredo do; Rosa, JoãoA dissertação procura compreender de que maneira a frequência da criança numa escola pública ou numa escola privada, poderá afetar o desenvolvimento dos indicadores de resiliência definidos (autonomia e capacidades de interação social) e a sua vinculação aos pais. O presente estudo realizou-se em três escolas do primeiro ciclo com jardim de infância, duas das quais pertenciam ao ensino público e uma ao ensino privado. A revisão da literatura, exposta nos vários capítulos, apresenta a visão de diversos investigadores sobre a problemática da relação entre o desenvolvimento dos indicadores de resiliência definidos, a maneira como as crianças criam as suas relações de vinculação, focando as diferenças relativamente à frequência em rede pública ou rede privada. Por se tratar de um estudo comparativo, foi escolhida uma metodologia quantitativa. Procedeu-se, em seguida, a uma análise qualitativa dos resultados obtidos em algumas variáveis. O estudo conclui que não se verificam diferenças significativas no que diz respeito aos resultados obtidos pelas crianças relativamente às variáveis em estudo, com exceção do indicador de resiliência “capacidades de interação social”. Este estudo também nos mostra que existem várias variáveis a ter em conta para compreender a resiliência e a relação entre as variáveis, nomeadamente, as qualificações dos prestadores de cuidados. Sugere-se a continuação do trabalho iniciado, avaliando a vinculação e os indicadores de resiliência estudados (autonomia e capacidades de interação social) destas mesmas crianças, no futuro. Sugere-se ainda a realização de outros estudos, dentro da mesma área, que possam aprofundar a influência das diversas variáveis que dizem respeito ao contexto socioeconómico e sociodemográfico onde as crianças estão inseridas e ver de que maneira estes afetam as variáveis estudadas neste trabalho. - Abstract The dissertation sought to understand how child‟s frequency in a public or a private school, can affect the development of resilience indicators defined (autonomy and capabilities social interaction capabilities) and their connection to parents. This study was conducted in three primary schools with kindergarten, two of which belonged to public education and one to private education. The literature review, exposed in several chapters, presents the view of many researchers on the issue of the relationship between the development of resilience indicators defined, the way children create their linking relations, focusing on the differences in the frequency on public or private school. Since this is a comparative study, a quantitative methodology was chosen. Then we‟ve proceeded to a qualitative analysis of the results obtained on some variables. The study concludes that there are no significant differences with regard to the results obtained by children, for the variables under study except for the indicator of resilience “capabilities of social interaction”. This study also shows that there are several variables to take into account to understand the resilience and the relation between variables, namely, the qualifications of care providers. It is suggested to continue the work begun by evaluating the binding and resilience indicators studied (autonomy and social interaction skills) of these same children in the future. It is also suggested in other studies within the same area, which may deepen the influence of several variables that relate to socio-demographic and socio-economic context where children are located and see how they affect the variables studied in this work
- Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Madalena Pereira dos; Rosa, JoãoO objetivo deste estudo de intervenção é analisar o impacto de um programa de desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares. Neste estudo participaram 21 crianças com idades compreendidas entre os três anos e os seis anos de idade, a frequentar um jardim-de-infância. Duas destas crianças tinham Necessidades Educativas Especiais. Os participantes foram avaliados em capacidade para fazer nomeação e definição verbal (Sim-Sim, 2006) no pré e pós-testes. Entre estes desenvolveu-se um programa de treino em consciência lexical, com oito sessões. Este programa continha exercícios relativos à forma fónica e ortográfica das palavras e seu significado, à categoria sintática, às propriedades de seleção categorial, às propriedades de seleção semântica, a reconhecer as unidades mínimas com significado e a conhecer as propriedades flexionais. Os resultados obtidos revelaram uma significativa diferença entre os momentos de teste, que se traduziam pela expansão do léxico, nomeadamente na aptidão para usar nomes e verbos para funções de definição verbal e de nomeação. Verificou-se ainda que, tal como no primeiro caso, também as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtiveram progressos impressivos. Conclui-se, assim, que é possível estimular alguns aspectos importantes do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares antes da iniciação formal à leitura e escrita. - Abstract The objective of this intervention study is to analyze the impact of a program of lexical development in preschool children. This study involved 21 children aged between three years and six years, attending kindergarten. Two of these children had special educational needs. Participants were pre-and post-tested on their ability to do the naming and verbal definition (Sim-Sim, 2006). A training program in lexical awareness consisting of eight sessions took place after the pre-test. This program contained exercises related to phonics and spelling of words and their meaning, syntactic category, the categorical properties of selection, the selection of semantic properties, to recognize the minimal units of meaning and knowing the inflectional properties. The results revealed a significant difference in expansion of the lexicon, ability to use nouns and verbs for functions of naming and verbal definition. The children with SEN, also obtained quite impressive resuelts. To conclude, it is possible to stimulate some important aspects of lexical development in preschool children before their formal initiation to reading and spelling.
- A gestão dos custos da qualidade: Modelo A.B.Q.C. aplicado à MercautoPublication . Martins, Sandra Sofia dos Santos; Justino, Maria do RosárioO objetivo central desta investigação assenta no aprofundamento dos conhecimentos na área da gestão da qualidade total, tratando da importância da medição, avaliação e controlo dos custos da qualidade na gestão das empresas. Com a globalização dos mercados, as empresas deparam-se com um rápido crescimento e evolução tecnológica. Para fazer face à crescente concorrência, estas tornam-se cada vez mais flexíveis, inovadoras e empreendedoras. Neste contexto económico no mundo empresarial a questão da qualidade torna-se um fator importante de competitividade e de diferenciação nos mercados. A medição dos custos da qualidade é uma forma de avaliação do sistema da qualidade implementado nas empresas bem como o incentivo a uma melhoria contínua, tornando-se, assim, uma ferramenta essencial. Nesse sentido, ao longo deste trabalho procura-se compreender o sistema de gestão dos custos da qualidade e será abordado o modelo denominado Activity Based Quality Costs (A.B.Q.C.) aplicável aos mesmos. Posteriormente, será apresentado um estudo de caso de uma empresa certificada pela norma ISO 9001-2008, estudando quais os seus procedimentos na classificação, quantificação e análise dos custos da qualidade. Seguindo-se a aplicação do modelo A.B.Q.C., por forma a analisar as vantagens de medir e controlar os custos da qualidade, avaliando os resultados obtidos.
- A utilização de RCD (Resíduos de Construção e Demolição) na construção: exemplo prático da Península de TroiaPublication . Martinho, António da Rocha; Farinha, Manuel Brazão de CastroAo longo das últimas décadas assistimos à destruição de enormes manchas verdes com o intuito de explorar os maciços rochosos sob estas, a partir dos quais se produzem os agregados necessários à utilização na construção civil e nas obras públicas. Porém, nos últimos anos, esta situação tem vindo a inverter-se, assistindo-se, cada vez mais, a uma preocupação global na mitigação do impacte ambiental de tal exploração desenfreada e na redução dos custos da construção. A península de Troia foi um dos mais significativos exemplos na mitigação dessas preocupações, tendo-se reutilizado 109.200 m3 de resíduos de construção e demolição na construção de novos arruamentos, na base de edifícios, na execução de poços drenantes e em infraestruturas provisórias, dos cerca de 130.700 m3 de diversos tipos de resíduos produzidos, representando uma reutilização a rondar os 92%. Pretende-se com esta dissertação, apresentar uma vertente de valorização dos RCD demonstrando as vantagens na sua reutilização, sem deixar de dar a conhecer um pouco melhor a Península de Troia, outrora tão importante nas rotas comerciais, o atual ponto de situação relativo à reutilização de RCD, assim como as atuais questões legais pelas quais se rege, atualmente, a utilização de Resíduos de Construção e Demolição.
- A iliteracia financeira como factor de risco para as instituições de crédito portuguesasPublication . Lopes, Paulo Alexandre de Oliveira; Caldeira, Carlos Alberto CabritoEste trabalho surge na observação que, mais do que nunca, em virtude dos grandes desafios que a sociedade atravessa, um dos grandes trunfos que o Homem possui é a sua capacidade para adquirir conhecimento e o utilizar em seu benefício. Enquadram-se as várias investigações relacionadas com a Literacia Financeira, a um nível internacional mas, também, em Portugal, de modo a possibilitar uma perspectiva global do que se têm feito nesta área. A importância que a Literacia Financeira apresenta, actualmente, não surge sem uma justificação. São analisadas as origens e consequências das crises do subprime e das dívidas soberanas que levaram a uma nova realidade financeira, económica e social. Depois, define-se o conceito que, apesar de muito abrangente, abrange pontos comuns em todas as diferentes interpretações. Aborda-se, também, a necessidade de uma melhor e maior Educação Financeira como factor de desenvolvimento de capacidades entre as populações para melhor enfrentarem os desafios financeiros da actualidade. O impacto que a Educação Financeira tem junto dos mercados financeiros, da Economia em Geral, na vida das famílias e no combate ao sobreendividamento é explicado nas suas múltiplas vertentes, bem como o papel dos múltiplos agentes do processo. Deixando esta parte mais teórica, efectua-se uma análise prática das implicações da Literacia Financeira nas Instituições de Crédito portuguesas, apresentando um série de dados reveladores da realidade do sector financeiro com particular enfoque no crédito e no risco associado. Finalizando, apresenta-se o modo como duas Instituições Financeiras portuguesas lidam com a gestão do risco de crédito.
- Práticas de inclusão de alunos com perturbação do espectro do autismo no 1º CicloPublication . Ferreira, Ana Paula Garcia; Madureira, IsabelCom a publicação do decreto-lei nº3/2008, de 7 de janeiro surgiu a possibilidade de os alunos com perturbação do espectro do autismo serem educados nas escolas, criando-se, para tanto, unidades de ensino estruturado, que apoiam a sua inclusão. Esta envolve necessariamente a participação dos professores e, nessa medida com o presente estudo procurou-se conhecer e identificar: i) a opinião de professores do 1º ciclo sobre a inclusão dos alunos com PEA e sobre as Unidades de Ensino Estruturado; ii) as práticas desenvolvidas no sentido da inclusão destes alunos na sala de aula; iii) as dificuldades sentidas na prática pedagógica; e iv) a importância atribuída à formação contínua. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que envolveu três professores do 1º ciclo do ensino básico de um agrupamento, que integram nas suas turmas alunos com perturbação do espectro do autismo. Em termos de metodologia, as técnicas de recolha de dados privilegiadas foram a entrevista e a realização de observações naturalistas nas salas de aula. Os resultados sugerem que os professores aceitam a inclusão, e que, para esta aceitação em muito contribui a existência na escola de uma unidade de ensino estruturado, com os necessários recursos físicos e humanos. Em termos de inclusão foi possível constatar a existência de diferentes processos e percursos, que dependem não apenas do grau de severidade da perturbação, mas também dos recursos humanos existentes. As dificuldades dos docentes decorrem sobretudo do receio que sentem perante os comportamentos dos alunos, e da falta de conhecimento sobre as formas de intervenção, sendo nestes aspetos que se evidenciam as necessidades de formação contínua. A unidade de ensino estruturado, ao assumir a responsabilidade de organizar e planificar todo o processo educativo, não implicando os professores do ensino regular, torna-se mais uma sala dentro da escola, podendo, paradoxalmente, inibir a desejada mudança de atitudes e práticas dos docentes. - Abstract With the publication of the decreet-low nº3/2008, on the 7 January, it has emerged the possibility for children with autism spectrum disorders be educated in the regular schools, purposely, units of structured teaching were established is support of their inclusion. This requiring the teachers diligence and, only them, by using the present studies, it was feasible to discover and to identify: i) the opinion of the primary education teachers, concerning the inclusion of pupils with autism spectrum disorders and about the units of structured teaching; ii) the practices developed in order to take concerning the inclusion of this students in the classroom; iii) the difficulties felt on the pedagogical practice; and iv) the importance assigned to permanent formation. This is all about an exploratory searching of a qualitative nature, involving three primary education teachers within a group in school that welcomes is their classes pupils with autism spectrum disorders. Regarding the methodology, the privileged techniques of collecting results were the interviews and the realization of naturalistic observations in the classrooms. The results suggested that the teachers accept the inclusion and for that become successful, is very important to have a structured teaching unit at the school, with the necessary physical and human resources. Regarding the inclusion, it was possible to find the existence of different procedures and ways, depending not only on level of the disorders, but also on the existent human resources. The teachers’ difficulties occur mainly when confronted with the pupil’s behavior and the lacking in knowledge as how to intervene, being these what evidence the needs for permanent training. The structured teaching unit when assuming task of organizing and planning the whole educational process without involving the teachers of the regular teaching, for it becomes another classroom within the same school, which could, paradoxically, obstruct the expected change in the teachers’ attitudes and practices.
- Poetas de Espanha: uma análise detalhada do repertório do projectoPublication . Marques, Tiago de Paula Nogueira; Lourenço, PauloA Tese do meu Mestrado foi um Projecto Artístico (PA) de um programa de música coral, montado, preparado, organizado, ensaiado e apresentado em concerto. As peças que escolhi foram escritas por compositores dos séculos XX e XXI: Mario Castelnuovo-Tedesco, Federic Mompou, Carlos Guastavino, Joly Braga Santos, Javier Busto e Tiago Marques (eu próprio). A característica que mais une estas peças, no entanto, é o serem escritas sobre obras de poetas espanhóis: Federico García Lorca, San Juan de la Cruz, Rafael Alberti, Francisco Pino, Antonio Machado e alguns poetas anónimos do Renascimento. O coro que dirigi é um coro de alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), Musaico, que eu criei há três anos com alunos seleccionados. Ao longo desses anos tenho trabalhado com este coro, desenvolvendo o som, a flexibilidade artística e a musicalidade. Este relatório debruça-se acima de tudo sobre as obras, apresentando uma análise musical focada na sua estrutura e na relação entre a música e o texto. Para além disso, também são mencionados o contexto composicional, a harmonia e a execução quando mais informação é necessária.
- Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissionalPublication . Machado, Maria da Conceição da Costa; Leite, TeresaTendo como tema fulcral a avaliação desempenho, a problemática que originou o nosso estudo prende-se com o processo e os efeitos da avaliação de desempenho na prática profissional e o papel da supervisão nesse processo. Neste contexto, o estudo por nós realizado, teve como objetivo geral “conhecer a conceção dos professores do 1º ciclo sobre o processo de supervisão interpares na avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional”. O estudo apoiou-se num referencial teórico desenvolvido em 3 partes: Desenvolvimento Profissional, Avaliação Docente e relação entre Supervisão e Avaliação de Desempenho. Relativamente à metodologia, optou-se por se realizar um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, selecionámos um agrupamento de escolas de uma zona limítrofe de Lisboa, considerado território educativo de intervenção prioritária (TEIP). Os participantes foram professores do 1º ciclo divididos em dois grupos distintos: um grupo de três avaliadores, sendo um deles coordenador de departamento, e o outro grupo de quatro professores avaliados, apresentando estes diferentes regimes de contratação. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões com os mesmos temas e com um conjunto de questões semelhantes, formuladas a partir dos mesmos objetivos. Dos resultados obtidos, podemos salientar que os professores consideram a avaliação como uma necessidade para melhoria de práticas, verificando-se aumento da partilha entre docentes e tendo sido realçado o papel supervisivo do avaliador. Apontam também algumas preocupações e dificuldades durante o processo, sugerindo formação para os futuros avaliadores e apresentam algumas considerações e sugestões tanto para a construção de futuros modelos avaliativos, como para a recolha de informações para a avaliação de desempenho. - ABSTRACT Having as main subject performance evaluation, our study was produced taking in consideration the problematic of the process and effects of performance evaluation in professional practice and the role of supervision in the referred process. In this context, the development of this study had as main goal “to know the perception of professors of 1st cycle about the process and effects of peer supervision in performance evaluation regarding professional development. The study is supported in a theoretical referential developed in three parts: Professional Development, Professor Evaluation and Supervision/ Evaluation. Regarding the methodology used, it was chosen a qualitative approach, with exploratory and descriptive characteristics. To collect the necessary data, it was selected a group of schools in the surroundings of Lisbon, considered as educational territory of priority intervention (ETPI) (also known as TEIP). The participants were 1st cycle professors divided into two different groups: one group of three evaluators, one of them is the department coordinator, and the other group of four evaluated professors with different contracting schemes. It were executed seven semi structured interviews, guided by a script having the same topics and a group of similar questions formulated from the same objectives. From the results obtained, it is pointed out the fact that professors consider evaluation as a need for improving their practices, it is verified an increase of sharing between professors and it is enhanced the supervisory role of the evaluator. It is also referred some concerns regarding difficulties throughout the process, being suggested training for future evaluators and also some considerations and suggestions either for the construction of future models and for collecting information for performance evaluation.
- Inserção profissional: os desafios nos primeiros anos de ensinoPublication . Santos, Arnaldo José Cristóvão dos; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosA problemática da inserção profissional dos novos professores tem sido largamente estudada sob várias perspetivas das quais destacamos, as dificuldades enfrentadas no início do seu desempenho como docentes (Alen y Sardi, 2009) Krichesky y Merodo (2009), o vinculo entre inserção e identidade profissional (Martineau y Portelance, 2005), o desenvolvimento da competência ética nos novos professores (St. Vincent 2011) e as trajetórias de emprego, entre outras.Os resultados destas pesquisas têm revelado o tipo de problemas enfrentados pelos novos professores à entrada na carreira docente e confirmado que nem todos os percursos se iniciam de modo tranquilo e sereno. É esta a problemática que serve de base ao objeto de estudo desta dissertação, pretendendo-se mais precisamente, centrar a nossa pesquisa no percurso profissional de seis professores diplomados pela Escola Superior de Educação de Lisboa há dois anos. O objetivo geral do estudo é, assim, descrever e compreender o desenvolvimento profissional desses professores, identificar as dimensões mais relevantes, os fatores que o condicionam e os contextos que o limitam ou facilitam. Tendo em conta o objeto de estudo identificaram-se as seguintes questões: 1) Quais as implicações da formação inicial no desempenho da profissão? 2) Quais as principais dificuldades / problemas com que se defrontaram os novos professores na inserção na profissão?; 3) Como atuam os professores principiantes?; O que mudam nas suas práticas, o que perdura?; 4) Como se incrementa o sentimento de pertença ao novo grupo profissional?; 5) Quais as particularidades dos contextos de trabalho em que estes professores se encontram integrados que se revelam facilitadoras e/ou constrangedoras da sua inserção profissional? Para o efeito recorremos a uma metodologia qualitativa, e privilegiámos como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados sustentámo-nos na análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a análise de conteúdo (Bardin, 2009). Os resultados do estudo permitiram identificar os constrangimentos experimentados por estes professores à entrada da profissão, assim como os modos como os ultrapassaram. Destes, destacam-se dificuldades relacionadas com a falta de autonomia, com aspetos de natureza metodológica, ao nível da organização e desenvolvimento curricular e de relacionamento com os elementos da direção das instituições nos contextos de trabalho.Abstract The issue of employability of new teachers has been widely studied from various perspectives. Research has revealed the sort of problems faced by new teachers at the beginning of their career. It confirms that frequently it is not a peaceful and serene start. We highlight the following difficulties: the link between integration and professional identity (Alen y Sardi, 2009; Krichesky y Merodo, 2009), the development of ethical competence in new teachers (y Portelance Martineau, 2005), and the professional path (St. Vincent 2011). This is the hypothesis explored in this thesis. Specifically, we focus our research on the career of six graduate teachers by the Lisbon School of Education. The main objective is to describe and understand the professional development of these teachers. For that we identify the most relevant dimensions, the factors that constrain and contexts that limit or facilitate their development. A qualitative methodology was used throughout the study. Semi structured interviews were the main data collection process. Data treatment followed the recommended framework for content analysis (Bardin, 2009). The following research questions were put forward: 1) What are the impacts of base level of knowledge in the professional performance? 2) What are the main difficulties / problems that new teachers face? 3) How do novice teachers perform? What changes in their methods, what endures? 4) What increases the feeling of belonging to the new professional group? 5) What are the peculiarities of work contexts that act as facilitators and/or barriers to professional acceptance? The results allowed identifying the constraints experienced by teachers at the beginning of their careers, and the ways to surpass them. We highlight the difficulties related to: lack of autonomy; methodologies; curricular organization and development; and the relationship with the directors at their workplace.