ESELx - Recensões
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Recensões by Title
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise crítica da obra Diretores Escolares em AçãoPublication . Pires, CarlosA obra “Diretores Escolares em Ação”, editada em 2020, é organizada por três prestigiados professores e investigadores da Universidade do Minho, Licínio Lima, Virgínio Sá e Leonor Torres, que dispensam apresentações, tendo em conta os importantes e fundamentais contributos, quer individualmente quer em equipa(s), para o desenvolvimento do campo, que opto por designar (embora sujeito a discordâncias) de “Administração Educacional”, no qual entendo afiliar-se, do ponto de vista epistemológico, o tema e enfoque teórico subjacentes à obra. Incluem-se neste destaque os/as restantes autores/as dos vários capítulos do livro.
- Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacionalPublication . Tadeu, BárbaraAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
- A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública Portuguesa: o caso do Projeto «Farol»Publication . Ferreira, Nuno MartinsO livro A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol», da autoria de Joaquim Pintassilgo e de Alda Namora de Andrade, apresenta uma experiência educativa inovadora ocorrida numa escola do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras, distrito de Lisboa.
- Pires, Carlos (2014). Escola a Tempo Inteiro – Contributos para a análise de uma política pública de educação.Publication . Alves, José MatiasOrganizado em sete capítulos, este livro de Carlos Pires é, de facto, como assinala João Barroso no final do prefácio, uma “referência incontornável para o conhecimento das políticas [públicas] recentes” no que ao ensino básico diz respeito. A leitura do índice sinaliza esta importância: 1. Um itinerário para a análise da política de “escola a tempo inteiro”, 2. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”, 3. Enquadramento da política de “Escola a Tempo Inteiro”, 4. Dimensão educativa da política de “Escola a Tempo Inteiro”, 5. “Dimensão política” da política de “Escola a Tempo Inteiro”: um “novo paradigma de escola pública”, 6. “Dimensão administrativa” da política de “Escola a Tempo Inteiro”: uma “nova forma de administração”, 7. O ponto de chegada da análise da política de “Escola a Tempo Inteiro” – As “ideias” construídas e o papel do Estado.
- Por uma habitação básica: cidadania, democracia associativa e metodologias participativasPublication . Mendes, LuísPor uma Habitação Básica (Carlos Silva et al., 2020) é uma obra que cruza de forma invulgar reflexões provenientes de três campos dos estudos da habitação que não se costumam interseccionar: i) a economia política da habitação; ii) a governança e cidadania participativa dos movimentos sociais urbanos; e iii) as metodologias de participação, capacitação e assessoria técnica das comunidades em contexto de habitação precária.
- Souta, Luís (2014). Fa(r)do EscolarPublication . Pires, Ana LuísaFa(r)do Escolar, de Luís Souta, é uma compilação de textos sobre a Escola, em que a visão crítica do autor - umas vezes subtil, outras mais acutilante -, nos conduz a outros tempos e outras épocas, retratando e dando vida a uma realidade educativa, social e política que marcou Portugal nas passadas décadas de sessenta e setenta. Neste contexto espaciotemporal, e tendo na sua base uma forte inspiração autobiográfica, a singularidade das vivências e situações que dão corpo ao livro é trabalhada de forma a evidenciar a matriz social e coletiva que estrutura e dá sentido às narrativas.