ISEL - Eng. Civil - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEL - Eng. Civil - Comunicações by Title
Now showing 1 - 10 of 76
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem da responsabilidade partilhada: modelação de políticas integradas para a redução do congestionamento rodoviárioPublication . Matos Martins, Paulo; Macário, MariaO principal objetivo desta investigação é o de contribuir para a melhoria das políticas normativas de tarifação aplicadas ao congestionamento, através da sua melhor adequação às escolhas de cada sociedade e da ampliação dos mecanismos (ou margens) de análise das suas causas/efeitos. Para cumprir este objetivo desenvolveu-se a abordagem da Responsabilidade Partilhada, para identificar as políticas de regulação do congestionamento mais ajustadas a cada caso. Desenvolve-se a partir de dois eixos fundamentais: o primeiro corresponde à partilha das responsabilidades na definição do edifício normativo, o segundo visa identificar o mix relevante de mecanismos associados ao congestionamento e respetivos stakeholders.
- Accessibility and local development: interaction between cross-border accessibility and local development in Portugal and SpainPublication . Fontes, Maria João; Ribeiro, Anabela; Silva, JorgeOne of de EU major concerns is cohesion and cross-border regional development. Usually cross-border regions are less dynamic, acting as bottlenecks mainly in peripheral territories. This paper is focused on the Portuguese-Spanish border using socio-economic and accessibility data. It considers Spatial Econometrics to produce statistical evidence on the relationship between accessibility and development at a local scale. A pilot study is conducted on North and Center region using variables such as population age, graduation characteristics, migrations, unemployment and daily accessibility to main towns in future this evaluation will be applied to the entire cross-border area between Portugal and Spain.
- Algumas dificuldades do cálculo de pavimentosPublication . Costa, Elias daEvolução do cálculo de pavimentos. Dificuldades surgidas no cálculo racional de pavimentos, devidas ao comportamento reológico complexo das suas diferentes camadas, à heterogeneidade do tráfego relativamente aos pesos por eixo, velocidades, etc., às variações de temperatura e humidade que determinam alterações nas características mecânicas dos materiais constituintes das camadas.
- Análise de barragens abóbada sob ações sísmicas de grande intensidade. Movimentos de juntas e roturas no betãoPublication . Alegre, André; Oliveira, Sérgio; Proença, Jorge; MENDES, PAULONeste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento sísmico não-linear de uma grande barragem abóbada. Mostram-se os principais resultados obtidos para uma combinação de ações incluindo o peso próprio, a pressão hidrostática (albufeira cheia), e a ação sísmica, definida por um acelerograma com aceleração de pico de 0,6g aplicado na direção montante-jusante. O objetivo é analisar a influência do comportamento não-linear das juntas de contração na resposta estrutural sob sismos de grande intensidade, e avaliar a ocorrência de danos no betão. Os cálculos numéricos são realizados com o programa de elementos finitos 3D DamDySSA4.0, desenvolvido no LNEC para análise dinâmica de barragens de betão, e que inclui um módulo para análise sísmica não-linear. O comportamento dinâmico do sistema barragem-fundação-albufeira é simulado com um modelo acoplado em deslocamentos e pressões, que permite considerar a interação dinâmica água-estrutura e a hipótese de amortecimento generalizado (não-proporcional). O comportamento da fundação é simulado de forma eficiente recorrendo a uma técnica de subestruturação. A resposta sísmica não-linear é calculada por integração numérica ao longo do tempo, com base no método de Newmark e usando um método iterativo de redistribuição de tensões, tendo em conta: i) o comportamento não-linear do betão, com base num modelo de dano isotrópico com enfraquecimento e duas variáveis de dano independentes (d+ e d- ); e ii) os movimentos de abertura/fecho e deslizamento de juntas e fendas, usando um modelo baseado no critério de Mohr-Coulomb e em leis deslocamento-tensão adequadas. Com este trabalho mostram-se as potencialidades do programa DamDySSA4.0 para efetuar estudos de previsão do comportamento sísmico não-linear de barragens de betão e para apoiar estudos de verificação da segurança sísmica.
- Aplicabilidade de métodos de estudo da composição de betão auto-compactável (BAC)Publication . Silva, Pedro M.; De Brito, Jorge; Costa, João B.O presente artigo tem como objectivo apresentar os resultados obtidos na campanha experimental para o estudo de verificação da aplicabilidade técnica de dois métodos de cálculo de composição de betão auto-compactável - BAC - propostos por investigadores nacionais em trabalhos anteriores. Com o referido estudo, pretendeu-se, através dos métodos em análise, identificar o método que permite de um modo mais simples, sem necessidade de recorrer a um grande número de amassaduras experimentais, obter as características requeridas aos BAC, tanto no estado fresco como no endurecido. Da análise de resultados efectuada, é possível a comparação entre os métodos estudados e a verificação da sua aplicabilidade, bem como identificar quais os factores que condicionam o processo de cálculo de amassaduras de BAC.
- Assessment of a timber structure in the “Ermida da Ascensão de Cristo” in LisbonPublication . Araújo, Diana; Henriques, Dulce FrancoThis paper presents the assessment of a timber structure in service and the aspects that should be consider for its proper development. To assess wooden structures is necessary to know not only the material and its characteristics but also the degradation agents to what can be subject and the appropriate inspection and diagnosis techniques for each case. The case presented in this work is the last floor structure of the "Ermida da Ascensão de Cristo", situated in Bairro Alto, Lisbon, Portugal. An inspection plan to the structure was followed which included several techniques of assessment namely visual inspection, moisture content determination and the use of semi-destructive devices to know the drill resistance and the penetration resistance of the wood. The use of traditional and non-traditional methods allowed the conjugation of information and obtaining results. A survey of the existent normalization was realized which allows the grading of the timber, in both qualitative and quantitative terms: grades and strength classes. The Portuguese standard NP 4305:1995 was followed in the measurement and assessment of only three grading rules: knots, slope of grain and rate of growth. The extension of the damage suffered by the structure due to the attack of wood boring insects was also evaluated, and was determined the loss of section. By the standard EN 338:2009, the characteristic values were determined, which, following the methodology of standard EN 1995:2004, allowed the evaluation of the structure behaviour to bending, deformation and shear. The use of standard NP 4305:1995 in a simplified way allows its adaptation to a timber structure in service, characterization and assessment in order to be able to determine solutions to its rehabilitation.
- Avaliação da durabilidade de betões auto-compactáveis produzidos com agregados reciclados provenientes da indústria de préfabricaçãoPublication . Santos, Sara; Raposeiro Da Silva, Pedro; De Brito, JorgeEste artigo apresenta os resultados de uma campanha experimental desenvolvida com o objectivo de avaliar a influência, nas propriedades de durabilidade de betão auto-compactável, da incorporação de agregados reciclados finos (AFR) e grossos (AGR), obtidos a partir de elementos pré-fabricados triturados. O principal objectivo desta investigação foi o de proporcionar à indústria de pré-fabricação uma forma inovadora de eliminação e recuperação de resíduos autogerados, minimizando o consumo de recursos naturais e, consequentemente, reduzindo significativamente o impacte ambiental associado à produção de betão. Nesse sentido, foram produzidas duas famílias de betão, correspondentes a duas classes de resistência à compressão do betão de origem dos agregados reciclados (45 MPa e 65 MPa), com as seguintes proporções de incorporação por família (AFR / AGR%): 0/0 %; 25/25%; 50/50%; 0/100%; 100/0%. Para avaliar a durabilidade do betão auto-compactável produzido, foram realizados os seguintes ensaios no estado endurecido: absorção de água por imersão e capilaridade; resistência à penetração de cloretos e resistência à carbonatação. Os resultados mostram que as misturas de betão com incorporação de agregados reciclados apresentaram um pior desempenho do que as misturas de referência. No entanto, tendo em consideração todas as propriedades estudadas, é possível concluir que agregados reciclados a partir de elementos de betão pré-fabricado são de muito boa qualidade e podem ser incorporados na produção de betão auto-compactável. É ainda enfatizado o potencial demonstrado pelo uso conjunto de agregados finos e grossos reciclados.
- Avaliação local da capacidade mecânica de elementos de madeira em edifícios antigosPublication . Neves, André; Henriques, Dulce FrancoA manutenção e a reabilitação da madeira como material de construção dos edifícios antigos conduz necessariamente à sustentabilidade do património edificado. Além disso, reabilitar permite ainda conservar o valor histórico e artístico dos edifícios, um bem não recuperável. É neste sentido que importa avaliar o estado de integridade e capacidade mecânica da madeira existente nos edifícios e proceder à sua conservação / consolidação / reforço, em função do uso futuro do edifício, dando especial importância às palavras – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É necessário, portanto, encontrar formas de reconhecimento de características mecânicas da madeira em uso. O texto apresenta um estudo de correlação entre a resistência mecânica da madeira antiga de Casquinha, Pinus sylvestris L., obtida em laboratório por ensaios destrutivos e não destrutivos, com a mesma obtida in situ por ensaios não destrutivos. Através dos equipamentos Resistograph® e Pilodyn®, pretende-se estimar a capacidade mecânica local da madeira em uso, baseada nas correlações encontradas laboratorialmente para propriedades de referência da madeira, apresentando-se para o efeito um caso de estudo. Apesar da grande variabilidade de resultados obtidos, foi possível encontrar uma linha coerente de valores de propriedades para os elementos de madeira analisados.
- Betão auto-compactável com agregados reciclados provenientes da pré-fabricaçãoPublication . Rosa, Alexandra; De Brito, Jorge; Raposeiro Da Silva, PedroA crescente necessidade de tornar a construção mais sustentável e o intuito de contribuir com soluções de reaproveitamento e de escoamento dos desperdícios produzidos na indústria da construção foram determinantes para o financiamento atribuído a um projeto de investigação, com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização de agregados reciclados de betão provenientes da indústria de pré-fabricação para a produção de betões autocompactáveis (BAC). Desta forma, não só se pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade final das peças produzidas pela indústria de pré-fabricação, dispensando a utilização de métodos de vibração falíveis, mas também se contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, minimizando o consumo de recursos naturais e a deposição de aterros de resíduos. O projeto é subdividido em diversas fases de otimização e de análise. Numa fase inicial, serão produzidos e selecionados os betões de origem (BO), onde se incluem os materiais produzidos em laboratório e os materiais provenientes de estruturas pré-fabricadas, os quais darão origem aos agregados a analisar. Esses agregados reciclados (AR) sofrerão um processo de trituração orientado (trituração primária e trituração primária e secundária) que pode influenciar as características do próprio betão. Dos resultados obtidos, seleciona-se o método de trituração a adotar para as fases subsequentes. Estas consistirão na produção de betões convencionais e autocompactáveis, que reproduzam aproximadamente a mesma classe de resistência dos betões de origem, nomeadamente 20, 45, 65 e 80 MPa, variando a sua composição (rácio a/c, adições e superplastificantes) e as taxas de agregados reciclados finos (AFR) e grossos (AGR). As percentagens de substituição AFR/AGR a considerar serão: 0/25, 25/0, 25/25, 0/100, 100/0 e 100/100%. Posteriormente, será efetuada a otimização desses betões para classes de resistência mais elevadas, utilizando, para o efeito, agregados reciclados com resistências mecânicas correspondentes a uma classe inferior. Serão incluídos neste estudo os betões de elevado desempenho autocompactáveis, cuja resistência se pretende que seja igual ou superior a 80 MPa. Em todas as fases, serão executados ensaios de avaliação às características mecânicas e de durabilidade dos betões, incluindo a análise microestrutural para a observação da evolução da estrutura porosa da pasta e dos agregados reciclados e da interface pasta/agregados. Pretende-se obter como resultado final um betão com agregados reciclados com agregados reciclados, cujas propriedades sejam compatíveis ou superiores às de um betão auto-compactável com agregados naturais.
- Characterization of ship motions induced by wake wavesPublication . Pedro, F. G. L.; Pinheiro, Liliana; Fortes, Conceição; Santos, João Alfredo; Hinostroza, M. A.This paper analyses the hydrodynamic interaction between two ships, one stationary and the other navigating nearby, using physical and numerical modelling. The passing ship is a self-propelled scale model of the "Aurora" chemical tanker whereas the stationary ship is a scale model of the "Esso Osaka" oil tanker. The tests were carried out for several values of the "Aurora" advance velocity and for different water levels. The data obtained for the different test conditions was analyzed in what concerns both the characterization of the generated wake waves and induced movements of the "Esso Osaka". These motions were compared with results from the numerical package SWAMS, which simulates the movements of a ship (moored or free-floating) under different wave, wind, and current actions. The time series of the "Aurora" wake waves were used to define the incident waves in the SWAMS package. An analysis on the water depth influence on the ship movements is made, for both numerical and physical results.