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- Aplicabilidade de métodos de estudo da composição de betão auto-compactável (BAC)Publication . Silva, Pedro M.; De Brito, Jorge; Costa, João B.O presente artigo tem como objectivo apresentar os resultados obtidos na campanha experimental para o estudo de verificação da aplicabilidade técnica de dois métodos de cálculo de composição de betão auto-compactável - BAC - propostos por investigadores nacionais em trabalhos anteriores. Com o referido estudo, pretendeu-se, através dos métodos em análise, identificar o método que permite de um modo mais simples, sem necessidade de recorrer a um grande número de amassaduras experimentais, obter as características requeridas aos BAC, tanto no estado fresco como no endurecido. Da análise de resultados efectuada, é possível a comparação entre os métodos estudados e a verificação da sua aplicabilidade, bem como identificar quais os factores que condicionam o processo de cálculo de amassaduras de BAC.
- The role of emotional intelligence in consumer responses to advertisingPublication . Antunes, Ana Cristina; Pereira, Francisco José CostaAs diferenças existentes entre consumidores podem originar reacções distintas face à publicidade. A presente investigação é um estudo exploratório que pretende analisar a influência da inteligência emocional, da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas respostas à publicidade dadas pelos consumidores. Os resultados obtidos confirmam a importância de considerar a inteligência emocional como um factor relevante para prever a opinião global e a atitude desenvolvida relativamente ao anúncio, bem como as respostas emocionais do consumidor quando confrontado com o anúncio. É ainda discutida a influência da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas reacções emocionais perante a publicidade.
- Em Edimburgo (Inglaterra?) mas com o coração em Damasco (Iraque?)Publication . Coelho, Rui PinaCrítica ao espectáculo de teatro Inglaterra, de Tim Crouch, apresentado no Festival Internacional de Teatro de Edimburgo (2007).
- Actuação dos técnicos de anatomia patológica no exame macroscópico: caracterização em 2006Publication . Marques, Ana J.; Areia, Filipa R.; Marques, Vanda M.; Casimiro, Paula; Mendonça, PaulaDadas as diferentes realidades e necessidades vividas em cada laboratório de Anatomia Patológica (AP), o Técnico de Anatomia Patológica (TAP) é responsável por diversas actividades, consoante as necessidades de cada serviço. É, assim, objectivo deste estudo determinar qual o tipo de actuação dos TAP a nível do exame macroscópico. Para tal foram realizadas 13 entrevistas a TAP em 13 hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, sendo estes inquiridos relativamente à sua actuação no exame macroscópico de biópsias, peles ou outras peças, na preparação das peças antes do exame e relativamente ao seu nível de actuação aquando do exame macroscópico efectuado pelo Médico Anatomo-Patologista (MAP). Verificou-se que em todos os hospitais estudados o TAP faz o exame macroscópico das biópsias e auxilia o MAP quando este faz o exame macroscópico das peças. Constatou-se ainda que as restantes actividades desempenhadas pelos TAP não estão estritamente definidas e são reflexo do quotidiano de cada laboratório de AP. Concluiu-se existir variabilidade inter-hospitalar respeitante à actuação dos TAP a nível do exame macroscópico, sendo ressaltada a importância da implementação de medidas que permitam a uniformização das práticas laboratoriais a este nível.
- A publicidade ao crédito ao consumo: panorama atual e tendênciasPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgeCom base numa amostra de 157 mensagens diferentes, que corresponderam ao visionamento de 825 anúncios, e cuja recolha incidiu sobre os meios Televisão, Imprensa, Internet, Rádio e Publicidade Exterior durante o quarto trimestre de 2006 (Outubro a Dezembro), esta comunicação pretende apresentar as características e especificidades da publicidade ao crédito ao consumo. Para tal, vamo-nos focar-nos em aspectos como: • A caracterização da Mensagem; • O tipo de mensagem; • As marcas e categoria de produtos presentes nas mensagens; • A análise psicossocial das mesnagens, nomeadamente uma análise das personagens; das encenações; • valores sociais e estilos de vida; • E nas características da publicidade na Internet No estudo que teve por base esta comunicação, iniciámos por levantar algumas das razões que levam os consumidores a recorrer ao crédito ao consumo e por paradoxal que pareça, verifica-se que o ser humano afirma a sua identidade através da sua afiliação social, razão que o leva a funcionar por mecanismos de aspiração, mecanismos que o impulsionam a possuir aquilo que os seus grupos de referência possuem. Se não possuir meios para tal, o recurso ao crédito é um instrumento cada vez mais acessível e vulgar que a sociedade e, particularmente, as empresas financeiras oferecem aos consumidores. Actualmente, é possível recorrer a um crédito para adquirir os mais variados produtos ou serviços, desde o tradicional automóvel, às viagens e férias, de modo a que os consumidores satisfaçam os seus mais expressivos desejos e necessidades. Junto dos seus amigos, vizinhos ou colegas ninguém quer “ficar atrás”, dando a ideia de que não pode adquirir aquilo que os outros possuem. A publicidade é, por sua vez, um dos meios que tem uma contribuição importante para que as pessoas construam o seu Self, logo a sua identidade social, através da comunicação que efectua, mostrando-lhes as diversas possibilidades de adquirem bens que se tornam uma extensão de si próprias. Como afirmou Baudrillard no final dos anos setenta: «compramos um produto, consumimos um signo» (1981). Este signo é a imagem que um indivíduo quer manifestar de si próprio e emerge sustentada pela imagem da marca, entretanto, adquirida. Todavia, para que se crie na mente do receptor esta imagem de si, é fundamental que a publicidade apresente ao destinatário imagens positivas da vida e, principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do próprio receptor. O objectivo é criar a adesão do indivíduo à marca para que, de um ponto de vista comercial, este adopte os produtos publicitados. Ora, o que a publicidade faz, nas campanhas publicitárias das empresas que concedem crédito, ao apelar ao consumo são mensagens que incluem as aspirações e os desejos do receptor. De facto, a publicidade potencia valores sociais, como o êxito, que se torna sinónimo de felicidade; o prestigio, predicado do reconhecimento social; e o prazer hedónico. Toda a encenação publicitária remete para a facilidade e comodidade do consumo e da posse dos bens, bem como do acesso ao crédito para aceder a esses bens. Ao formular estes conteúdos, a publicidade pretende convencer-nos que somos os protagonistas da mensagem, no fundo, que somos únicos.
- Protocolo alternativo da técnica de GrocottPublication . Ladeira, Carina; Ribeiro, Cátia; Figueira, Edite; Marques, JoséA técnica de Grocott, de grande utilidade na detecção de fungos, utiliza o ácido crómico que é tóxico, corrosivo e cancerígeno.Esta técnica é morosa, nomeadamente na actuação do agente oxidante e na impregnação com solução de prata metenamina na estufa. Foram objectivos deste trabalho substituir o ácido crómico por outro agente oxidante, de menor perigosidade, que permita marcação similar de fungos, reduzir a duração da técnica através da utilização do microondas em detrimento da estufa, testando a sua viabilidade e verificar o tempo/potência que permite melhores resultados. A amostra corresponde a fragmentos de pulmão colhidos em necrópsia. Inicialmente substituiu-se a estufa pelo microondas, tendo sido realizados 18 ensaios testando várias potências: 500W, 550W, 600W, 650W, 700W e 750W; com os tempos 1, 1.30 e 2 minutos. Posteriormente substituiu-se o ácido crómico, recorrendo a 4 agentes oxidantes (ácido periódico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio), a diferentes concentrações e sem agente oxidante. Para cada um variou-se o tempo em 1, 3, 5 e 10 minutos. Os resultados foram quantificados por três observadores segundo uma grelha de avaliação que contemplava quatro parâmetros: intensidade de marcação, percentagem de fungos marcados, marcação inespecífica de fundo e preservação morfológica. Os agentes oxidantes utilizados apresentaram bons resultados, à excepção do ácido sulfúrico. O agente oxidante alternativo de eleição é o ácido periódico devido à menor perigosidade de manipulação e ao respectivo impacto económico. A intensidade de marcação ideal foi obtida em microondas com potência de 650 Watts durante 1 minuto.
- Satisfação profissional dos técnicos de anatomia patológica, citológica e tanatológica dos hospitais públicos e de gestão, S.A. da Sub-Região de Saúde de LisboaPublication . Ferro, Amadeu Borges; Adriano, Andreia; Palma, João; Quintino, Maria Fernanda; Sousa, MarisaA satisfação profissional tem vindo a ser descrita como o estado emocional positivo resultante do prazer que se tem com as experiências do trabalho, estando intrinsecamente relacionada com factores como desempenho profissional, saúde física e mental e com a auto-estima do trabalhador. Neste estudo pretende-se estudar o nível de satisfação profissional dos Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APCT) que desempenham funções nos hospitais públicos e de gestão S.A. da Sub-Região de Lisboa. A satisfação profissional foi classificada quantitativamente, segundo as abordagens baseadas na discrepância entre expectativas e resultados. Para tal, recorreu-se a um questionário validado que compreende itens passíveis de medir a satisfação profissional global e as suas dimensões - Remuneração, Segurança no Emprego,Condições de Trabalho & Saúde, Relações de Trabalho & Suporte Social, Status & Prestígio, Autonomia & Poder e Realização Pessoal e Profissional & Desempenho Organizacional, permitindo ainda verificar a Importância Motivacional que os técnicos inquiridos atribuem a cada uma destas. O referido instrumento de medida continha também uma questão aberta para sugestões dos técnicos, de forma a melhorar a sua satisfação profissional. O score de Satisfação Profissional Global dos inquiridos é relativamente elevado. Em relação às dimensões abordadas, os resultados revelam que os técnicos se encontram mais satisfeitos com Status & Prestígio e menos satisfeitos com Remuneração. Em relação à ordenação das dimensões segundo a Importância Motivacional, a Realização Pessoal e Profissional & Desempenho Organizacional é considerada a mais importante, sendo a mais focada nas sugestões apresentadas pelos inquiridos para a melhoria da sua satisfação, enquanto que Status & Prestígio será a menos importante. Verificam-se diferenças estatisticamente significativas entre os técnicos pertencentes ao Quadro (no geral, os menos satisfeitos) e aqueles que não pertencem, em relação à maioria das dimensões e à Satisfação Profissional Global; bem como entre os Licenciados e os Não Licenciados, que estão menos satisfeitos em relação à dimensão Status & Prestígio.
- A Aprendizagem como Processo de Aquisição e Construção do Conhecimento e a Capacidade de Absorção da Organização com Base nas Novas TecnologiasPublication . Franganito, Rui Manuel FialhoA importância da capacidade de absorção do conhecimento das organizações tem sido uma matéria muito importante, mas que no campo prático não tem correspondido às expectativas devido à amplitude e cobertura da sua temática. Estudar e apresentar os principais agentes que participam no processo de capacidade de absorção da organização é o objectivo deste artigo, nomeadamente identificar a importância do capital social na sua ampla dicotomia, interno vs. externo e o papel integrador das novas tecnologias como elemento integrador do conhecimento e capacidade de aprendizagem da organização que permite uma maior capacidade de inovação.
- A percepção dos técnicos de anatomia patológica e médicos anatomo-patologistas quando à delegação do exame macroscópico aos técnicos de anatomia patológicaPublication . Marques, Ana J.; Areia, Filipa R.; Marques, Vanda M.; Casimiro, Paula; Mendonça, PaulaDado o reduzido número de Médicos Anatomo-Patologistas (MAP) e o crescente interesse demonstrado pelos Técnicos de Anatomia Patológica (TAP) numa delegação de tarefas a nível do exame macroscópico, considerou-se pertinente realizar um estudo que abordasse a possibilidade de expandir as actividades profissionais dos TAP à realização do mesmo. Este estudo pretendeu averiguar qual a percepção dos dois grupos profissionais, no exercício, na região de Lisboa e Vale do Tejo, sobre o tema em causa. Este estudo exploratório sustentado no modelo de formação dos Pathologist's Assistants em vigor nos EUA, teve como variáveis as competências dos TAP na realização do exame macroscópico e a percepção dos TAP e dos MAP no respeitante a esta questão. O principal instrumento de recolha de dados foi um questionário, sujeito a análise estatística, aplicado em 13 hospitais da região acima referida (n=108 indivíduos). Cerca de 95% dos TAP e 75% dos MAP concordam com a existência de TAP com formação específica para a realização do exame macroscópico. A percepção de ambos os grupos profissionais relativamente à aquisição desta nova competência pelos TAP é bastante favorável. Contudo, a maioria (65,85% dos TAP e 94,44% dos MAP) defende que deveria haver restrição do tipo de amostras no exame macroscópico a realizar pelos TAP, devendo estas ser definidas pela necessidade de cada serviço. Conclui-se existir um evidente interesse de ambos os grupos profissionais na reestruturação da formação dos TAP que poderá viabilizar a realização do exame macroscópico por parte destes profissionais de saúde.
- Percepção dos técnicos de anatomia patológica face à perigosidade dos agentes químicos utilizados nos laboratórios de histopatologiaPublication . Ferro, Amadeu Borges; Ladeira, Carina; Viegas, Carla; Ribeiro, Cátia; Figueira, EditeOs agentes químicos são frequentemente manipulados nos Laboratórios de Anatomia Patológica (AP), provocando uma preocupação crescente com a segurança, higiene e a saúde dos técnicos de AP. Não existe conhecimento relativo à percepção que os profissionais evidenciam relativamente à perigosidade das substâncias químicas e que paralelismo esta possui com a real perigosidade, tendo em conta que existem instrumentos internacionais que permitem quantificar o risco associado a cada um dos agentes químicos. O objectivo do trabalho é identificar a percepção dos técnicos de AP relativamente à perigosidade das substâncias químicas utilizadas nos laboratórios de histopatologia dos serviços de AP na região de Lisboa e Vale do Tejo e comparar essa percepção com a perigosidade definida pelos instrumentos internacionais, constituindo, desta forma, um índice de discrepância. Também se procuraram listar os principais sintomas/doenças potencialmente associados à actividade profissional. Para tal, recorreu-se a uma amostra não probabilística, constituída por dezassete técnicos de AP que trabalham em três hospitais na referida região. O instrumento de recolha de dados consistiu num questionário que agrupava questões sobre a temática proposta, incidindo na classificação de substâncias químicas quanto à sua perigosidade para a saúde numa escala de 0 a 5, padecimento ou não de patologias, entre outras. O tratamento estatístico foi realizado em SPSS 12.0. Na generalidade, a discrepância quanto à perigosidade das substâncias químicas é baixa, centrando-se em 1 a 2 e observa-se maior discrepância para as substâncias etanol, violeta de cristal e vermelho do Congo. Os sintomas mais referidos foram cefaleias, irritação dos olhos e das vias respiratórias.