ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º e 6.º ano"
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- Aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de desenvolver o pensamento críticoPublication . Santos, Rita Batista Gonçalves dos; Silva, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é apresentada uma descrição sintética da Prática Pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB e uma análise crítica da Prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado um estudo investigativo, de natureza qualitativa e com características de investigação – ação e de estudo de caso. Os objetivos gerais do estudo são: Investigar se há um desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ao aplicar atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas nas aulas de Ciências Naturais; verificar quais as competências associadas ao pensamento crítico, que são desenvolvidas pelos alunos, aquando da aplicação de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. O estudo foi realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais e uma turma de 1.º ano de escolaridade, em Estudo do Meio. Os resultados indicam que, durante as atividades ABRP, na turma do 1.º ano de escolaridade, os alunos apresentaram melhorias em algumas capacidades da Classificação Elementar da Taxonomia de Ennis. No 6.º ano de escolaridade, os resultados não permitiram conclusões gerais, uma vez que as atividades ABRP realizadas foram em pequeno número e o período de aplicação das mesmas foi também muito reduzido. No entanto é possível explicitar quais as capacidades e disposições da Taxonomia de Ennis usadas: nas turmas de 6.º ano de escolaridade foram desenvolvidas cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, uma capacidade de Inferência, uma capacidade de Classificação Elaborada e duas disposições. No 1.º ano de escolaridade verificou-se alguma aplicação de cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, de uma capacidade de Classificação Elaborada e de duas disposições.