ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O recurso a materiais manipuláveis físicos e digitais na aprendizagem da Geometria no 1.º ano de escolaridadePublication . Loureiro, Mariana de Oliveira Pais; Carvalho, RenataO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionada II, incide nas práticas desenvolvidas em dois contextos escolares, do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aqui apresentado tem como tema “O recurso a materiais manipuláveis, físicos e virtuais, na aprendizagem da Geometria no 1.º ano do 1.º CEB”, e como objetivo compreender a potencialidade dos materiais manipuláveis físicos e virtuais para o desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e composição de figuras planas. Deste objetivo, emergem as seguintes questões: (i) Que estratégias usam os alunos para compor figuras com recurso a materiais manipuláveis físicos/virtuais?; (ii) Qual o contributo da utilização de materiais manipuláveis físicos/virtuais para o desenvolvimento da visualização espacial e da composição de figuras planas dos alunos do 1.º ano do ensino básico?. Para dar resposta às questões, optou-se por uma metodologia qualitativa com estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação participante do investigador, notas de campo e recolha das produções dos alunos. De acordo com os resultados, o uso de materiais manipuláveis, físicos e virtuais, promove o desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de composição de figuras planas. A maioria dos alunos recorre a estratégias de tentativa/erro e de antecipação para compor figuras planas.