ESELx - Capítulos ou partes de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Subject "1º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências histórico-geográficas no estudo do meio social do 1.º CEB. Ainda é possível?Publication . Rocha, Joana; G Dias, AlfredoAs orientações curriculares que têm vindo a ser adotadas no Ensino Básico representam um recAs orientações curriculares que têm vindo a ser adotadas no Ensino Básico representam um recuo face ao Currículo Nacional que esteve em vigor entre 2001 e 2011, não só devido ao facto de aquele documento não ter sido substituído por outro que oferecesse uma visão curricular de conjunto para todo o ensino entre os 6 e os 15 anos de idade, como também por abandonar a perspetiva do ensino e aprendizagem numa lógica de competências. O presente artigo, tendo por base um estudo realizado numa turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, propõe-se analisar e refletir sobre a importância de continuar a trabalhar na sala de aula, em particular no que diz respeito ao Estudo do Meio Social, numa lógica de desenvolvimento de competências histórico-geográficas, demonstrando que tal não põe em causa a abordagem dos conteúdos incluídos no programa daquela área disciplinar, nem o cumprimentos dos objetivos gerais preconizados.