ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
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Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Subject "1.º Ciclo do ensino básico"
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- Compreensão da leitura numa turma de 3.º ano do 1.º CEBPublication . Salgado, Madalena Loureiro; Cardoso, Maria Adriana PrincipeA presente investigação insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico e centra-se no desenvolvimento da compreensão da leitura, competência essencial no percurso escolar e na formação integral dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar o impacto de uma intervenção pedagógica implementada numa turma do 3.º ano de escolaridade, que envolveu a aplicação de recursos educativos desenvolvidos pelo Plano Nacional de Leitura (LOSA II). Pretendeu-se compreender de que modo estes recursos contribuem para a melhoria das competências de leitura dos alunos, promovendo a mobilização de conhecimentos prévios, a inferência, a interpretação crítica e a construção de sentidos. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a gravações de aula, aplicação de dois testes (antes e depois da intervenção) e entrevista semiestruturada à professora cooperante e a um grupo de alunos. Os resultados revelaram uma evolução positiva no desempenho global da turma ao nível da compreensão da leitura. As perceções dos alunos e da professora cooperante relativamente aos recursos aplicados evidenciaram uma valorização das atividades propostas, destacando-se o papel das pistas, do trabalho em grupo e da clareza das instruções como facilitadores da compreensão leitora. Conclui-se que as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, quando articuladas e adaptadas ao perfil dos alunos, potenciam a compreensão da leitura e promovem aprendizagens mais significativas e autónomas. O estudo confirma, ainda, a importância de práticas de ensino reflexivas, diferenciadas e mediadas, que respeitem o desenvolvimento dos alunos e valorizem o prazer de ler como motor da aprendizagem.
- Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridadePublication . Lopes, Bruna Filipa Geral; Guerreiro, Helena Gil Rodrigues MonteiroO presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na primeira parte do relatório são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois ciclos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte deste documento é apresentada a investigação, onde o tema surgiu do interesse pessoal da investigadora. Esta investigação educativa pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Qual o contributo dos materiais manipuláveis na construção de diferentes formas de representar os números; (ii) Qual o contributo dos materiais manipuláveis no estabelecimento de relações numéricas e, por fim, (iii) Que interação emerge entre alunos durante a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem dos números. Relativamente às conclusões do estudo, demonstram que a utilização dos materiais manipuláveis contribui de forma explicita para a construção de representações múltiplas dos números, de relações numéricas e de interações sociais, oferecendo-se como uma abordagem enriquecedora para uma aprendizagem da matemática em cooperação.
- O contributo do team based learning para a consolidação de aprendizagens de alunos do 4.º anoPublication . Pinto, Inês Palma; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente Relatório Final realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento apresenta a descrição sintética da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas instituições diferentes, enquanto que a segunda parte se retrata uma investigação realizada num dos contextos. O estudo foi implementado numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como problemática: O Contributo do Team Based Learning para a Consolidação de Aprendizagens de Alunos do 4.º ano. Partindo da problemática mencionada, definiram-se três objetivos específicos, sendo estes: (i) caracterizar o conhecimento dos alunos sobre conteúdos previamente abordados em cinco áreas curriculares distintas; (ii) explorar atividades implementadas em cinco áreas curriculares distintas com base nos princípios do Team Based Learning; e, por fim, (iii) caracterizar o conhecimento dos alunos em cinco áreas curriculares distintas após a aplicação do Team Based Learning. Após a definição dos objetivos específicos considerou-se adequada, para este estudo, a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, adotando um design de estudo exploratório. No que se refere às técnicas de recolha de dados, as mesmas centraram-se na observação direta e indireta através do preenchimento de grelhas de observação, da criação de diários de bordo, da recolha das produções dos alunos e da realização de registos fotográficos. Relativamente aos resultados do estudo, os mesmos permitiram verificar, deforma geral, que a implementação de atividades que seguem os princípios do Team Based Learning é eficaz, revelando um progresso na consolidação das aprendizagens dos alunos e uma evolução no desenvolvimento das suas competências sociais, nomeadamente ao nível do trabalho colaborativo, da autonomia, da criatividade e da empatia. Existe a possibilidade desta evolução se dever aos vários momentos de partilhas e discussões, levando a que os alunos partilhassem conhecimentos entre si.
