ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Aplicação móvel Instituto Superior Técnico: estudo e prototipagem de uma aplicação móvel para o Instituto Superior Técnico (Direção de Recursos Humanos)Publication . Rosa, Beatriz Silva; Sendin, André do CoutoNos tempos que correm as organizações têm nutrido um crescente interesse relativamente à motivação e bem-estar dos seus colaboradores, promovendo a sua satisfação e, consequentemente, mantendo-os nas empresas. Simultaneamente temos assistido à rápida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, o que tem vindo a revolucionar, não só a forma como nos relacionamos, como os procedimentos em contexto laboral. No setor público verifica-se o acompanhamento desta evolução através da sua digitalização por via de soluções móveis de que são exemplos as aplicações do SNS24, AutenticaçãoGov, Id.gov, IRS e Segurança Social. Uma vez identificadas estas oportunidades, o presente projeto de mestrado visa a elaboração de um protótipo de uma aplicação móvel, desenvolvida no âmbito do núcleo do bem-estar e conciliação da Direção de Recursos Humanos do Instituto Superior Técnico, dirigida aos colaboradores Técnicos e Administrativos do IST. O objetivo da App passa por promover a motivação e bem-estar e fomentar o sentimento de pertença dos Técnicos e Administrativos da referida instituição, através da facilitação e dinamização do seu dia a dia. A metodologia utilizada ao longo do projeto caracteriza-se como qualitativa e assenta em pesquisa e recolha de informação através de uma revisão de literatura, de modo a construir um enquadramento teórico, bem como em trabalho de campo através de realização de entrevistas.
- Comunicação no setor imobiliário: estética audiovisual na perceção da identidade profissionalPublication . Lavinha, Daniela Conceição; Montargil, FilipeEste estudo analisou o impacto da qualidade estética dos vídeos na perceção pública da imagem profissional de consultores imobiliários. A investigação seguiu um delineamento quantitativo quase-experimental com dois grupos independentes, comparando duas versões de um mesmo vídeo, semelhantes no conteúdo, mas distintas na qualidade técnica e formal. Participaram indivíduos recrutados online que avaliaram o consultor apresentado com base em diferentes dimensões: competência, autenticidade, confiança, profissionalismo e intenção de interação futura. Os resultados obtidos revelam que vídeos com melhor qualidade de imagem, som e montagem geram perceções significativamente mais favoráveis em todas as dimensões avaliadas. A qualidade formal do vídeo mostrou-se, assim, um fator determinante na leitura de credibilidade e profissionalismo. Estes resultados confirmam que a estética audiovisual desempenha um papel central na construção da imagem e da reputação profissional, sobretudo em contextos, como o setor imobiliário, onde a confiança é um elemento essencial da comunicação.
- Jornalismo desportivo e o jogo do risco: os casos do Maisfutebol e TVI/CNN PortugalPublication . Fernandes, Maria José Ferreira; Subtil, FilipaO presente trabalho resulta da experiência de estágio no Maisfutebol e na TVI/CNN Portugal, entre janeiro e julho de 2025, e debruça-se sobre os riscos enfrentados pelos jornalistas desportivos em exercício de funções. Partindo da pergunta “Quais os riscos que os jornalistas desportivos enfrentam no exercício da profissão?”, o estudo identifica principais perpetuadores de situações de risco, os contextos em que ocorre, os impactos profissionais e pessoais e mecanismos de proteção existentes. No que respeita à metodologia, a investigação seguiu uma abordagem qualitativa com o recurso a técnicas de recolha de informação de natureza documental (revisão de literatura) e não documental (observação participante e sete entrevistas exploratórias a jornalistas). Os resultados mostram que os jornalistas desportivos exercem a sua atividade em constante exposição aos riscos, mas tendem a desvalorizá-los em detrimento de um ideal profissional. Os adeptos e os assessores são os principais perpetuadores de condicionamentos e pressões contra jornalistas, num contexto em que as medidas de proteção ainda são insuficientes e reativas.
