ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "05:Igualdade de Género"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- A representação da mulher em séries nacionais da RTP durante a ditadura salazarista (1933-1974): o caso de Conta-me Como Foi e 3 MulheresPublication . Galo, Mariana Santos; Montargil, FilipeEsta investigação centra-se na análise da representação feminina em duas séries televisivas portuguesas contemporâneas, Conta-me Como Foi e 3 Mulheres, que recriam o período do Estado Novo (1933–1974). O estudo pretende compreender de que forma a ficção televisiva constrói personagens femininas no cruzamento entre discurso ideológico, contexto social e recursos narrativos. A análise assenta numa metodologia quantitativa baseada em grelha de codificação, considerando como unidades de análise as cenas das séries. Os principais indicadores utilizados incluem o alinhamento ideológico das personagens (subversão ou confirmação das normas patriarcais), o volume de capital social e cultural, a autonomia e o acesso à educação. Os dados foram codificados por dois codificadores independentes, sendo posteriormente tratados estatisticamente no SPSS, incluindo a aplicação do teste Kappa de Cohen para aferir a fiabilidade intercodificador. Os resultados permitem identificar padrões de representação feminina e analisar a relação entre classe social, capital cultural e autonomia narrativa das personagens. Enquanto Conta-me Como Foi tende a reproduzir normas tradicionais, 3 Mulheres apresentam protagonistas subversivas que desafiam o status quo. O estudo contribui para a compreensão da forma como a televisão portuguesa contemporânea constrói e reinterpreta a memória histórica das mulheres, evidenciando o papel do audiovisual como espaço de reflexão crítica sobre género, cultura e sociedade.
- O Riot Grrrl em motion graphics: a conceção de um videoclipe para o tema Rebel Girl, da banda Bikini KillPublication . Latif, Jéssica Ribeiro; Monteiro, LuísEste projeto tem por finalidade a conceção de um videoclipe a partir da abordagem dos motion graphics para a música Rebel Girl, da banda Bikini Kill. O intuito deste trabalho é de prestar uma homenagem ao Riot Grrrl, de forma a destacar a importância do movimento que, mesmo após seus mais de 30 anos de surgimento, ainda continua oculto nas sombras do punk rock e da contracultura. A utilização do motion graphics como tradutor da simbologia do Riot Grrrl parte do princípio de que a técnica é capaz de englobar design, movimento e diferentes sensações, entregando, desta forma, a nostalgia e a emoção que a luta feminista dentro do género do punk rock carrega em si. Portanto, além de desenvolver todo um aparato teórico para justificar as escolhas feitas para o videoclipe, este trabalho escrito acompanha todas as fases da construção do mesmo: desde as primeiras ideias até os últimos ajustes na montagem nos programas Adobe After Effects 2025 e Adobe Premiere 2025.
- Os valores-notícia são quem mais ordena: análise da cobertura do futebol feminino no jornal desportivo A BolaPublication . Santos, Diogo Alexandre Amaro dos; Subtil, Filipa; Silvestre, CláudiaA invisibilidade mediática do futebol feminino mundial foi uma realidade durante o século XX e a primeira década do século XXI. O tempo verbal no passado traduz uma mudança global, potenciada em Portugal pela aposta de Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto na modalidade e pelo melhor período da história da Seleção Nacional desde a qualificação para o Campeonato da Europa de 2017. O futebol feminino libertou-se de uma representação sexualizada e estereotipada, mas a diferença de profundidade e diversidade temática da cobertura em relação ao masculino manteve-se. Este contexto de profissionalização crescente potencia a pertinência da análise dos padrões e critérios que orientam a cobertura noticiosa do futebol feminino. Desta forma, o presente Relatório de Estágio resultou da realização de um estágio curricular no jornal desportivo português A Bola, entre 13 de janeiro e 12 de abril de 2025. A pergunta “Quais são os critérios de noticiabilidade que orientam a produção noticiosa do Jornal A Bola sobre futebol feminino?” foi o ponto de partida para um exercício investigativo sobre os fatores que determinam a noticiabilidade do desporto-rei praticado por mulheres. Para responder a esta interrogação, esta investigação seguiu uma estratégia metodológica mista, que combinou abordagens qualitativas e quantitativas através da utilização de técnicas de recolha de informação documental (pesquisa, leitura e análise crítica de literatura sobre valores-notícia e análise de conteúdo de peças jornalísticas sobre futebol feminino) e não documental (participação-observação). Os resultados apontam para uma cobertura do futebol feminino orientada para acontecimentos sobre protagonistas individuais e coletivos e competições lusas, considerados relevantes para a audiência. O valor “relevância” domina uma produção noticiosa monopolizada por parte de SL Benfica, Sporting CP, FC Porto e Seleção Nacional e que se esgota praticamente no que acontece em território nacional. A magnitude de um acontecimento ou a familiaridade de um protagonista para a audiência são dois fatores decisivos para a produção noticiosa sobre equipas ou competições estrangeiras. Apesar de 97% dos dias analisados apresentarem pelo menos uma notícia sobre futebol feminino, a cobertura do desporto-rei praticado por mulheres caracteriza-se pelo peso de peças de curta dimensão e pela ausência contínua de destaque, tanto na primeira página, como nas páginas centrais.
