ESCS - Escola Superior de Comunicação Social
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Browsing ESCS - Escola Superior de Comunicação Social by contributor "Bonacho, Fernanda"
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- Educa e transformaPublication . Versuti, Andrea; Bonacho, Fernanda; López-Paredes, MarcoEduca e Transforma surge como uma obra de suma importância para os debates contemporâneos sobre as práticas pedagógicas e sua relação com as questões sociais, políticas e culturais. Dividido em três partes - Reflexão, Observação e Proposição – a obra reúne uma série de artigos que discutem, com profundidade, a função transformadora da educação na sociedade atual. Os temas abordados no livro vão desde as práticas docentes antirracistas e decoloniais até a utilização das tecnologias digitais nos currículos, passando pela educação mediática e pela análise de fenômenos como o negacionismo climático e a mobilização digital. Esse conjunto de discussões oferece um olhar atento às mudanças necessárias e urgentes nas abordagens educacionais contemporâneas. A obra, com sua abordagem interdisciplinar e abrangente, se apresenta como um convite à ação e ao repensar das práticas pedagógicas em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico.
- Literacia midiáticaPublication . Versuti, Andrea; Bonacho, FernandaNo ano de 2004, quando começávamos a conviver com a chamada web 3.0 e os cidadãos ganharam a possibilidade de interagir ativamente com os espaços virtuais, Dan Gillmor publicou a obra “We the media”. Eram novos tempos, com a consolidação da blogosfera e o início dos espaços social media, traduzida para o português e o espanhol como redes sociais (ou redes sociales). Através destes espaços, a sociedade ganhou algo que considerávamos fundamental para oseu desenvolvimento: o poder da palavra. Com base nisso, Gillmor defendeu que éramos “seres mídia”, ou seja, tínhamos o desejo de protagonizar os processos comunicacionais e, diversas vezes, até tentávamos ocupar missões importantes, como as do Jornalismo. Praticamente duas décadas se passaram, e neste tempo muito se transformou. A sociedade perdeu a referência da mídia e de seu papel no desenvolvimento social e na construção da cidadania e da democracia. Com a perda da referência, valores importantes passaram a ser questionados, dentre eles o da notícia e, consequentemente, o da verdade. Surgiram, então, as popularmente chamadas fake news. Neste aspecto, até mesmo o termo é um erro, e foi consolidado pelo excesso de circulação dele próprio pelos seres midiáticos. Alguns teóricos defendem que o termo deveria ser definido como fake information, ou, em sua tradução literal, informação falsa. De fato, fake news (ou notícia falsa) é a menos apropriada. Afinal, se é falsa, então ela não é notícia. Mas a participação da sociedade na construção de processos midiáticos não se limita à informação. Ela também passeia pelo mundo das artes, valorizando ou desaprovando as manifestações. Isso também ocorre na educação, e nades educação, e acaba até mesmo por questionar até mesmo o papel dos profissionais da educação. E assim vai, pela publicidade, pela construção da cidadania e, claro, na tecnologia. A obra, que aborda um destes temas, é de livre acesso para leitura e download e tem como proposta uma reflexão, com base em conceitos teóricos e resultados científicos, sobre os seres mídia e o seu papel em diversas searas da sociedade contemporânea.