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- A influência do word-of-mouth, eword-of-mouth, reviews e influenciadores digitais e outros fatores na escolha de um destino turístico: Geração ZPublication . Oliveira, Cláudia Sofia da Rocha; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doA indústria do turismo desempenha um papel importante no desenvolvimento económico e social de muitos países, uma vez que contribui significativamente para o crescimento das receitas, a criação de empregos e a melhoria das infraestruturas. Com a Geração Z a emergir como um segmento de mercado relevante, torna-se crucial compreender os fatores que influenciam as suas escolhas de destinos turísticos. Este estudo analisa a influência de quarto formas de comunicação Word-of-mouth, Electronic Word-of-mouth, Reviews e Influenciadores Digitais —bem como outros fatores, como a segurança, a reputação/imagem, a simpatia das comunidades locais, a variedade de serviços e eventos, a qualidade dos serviços, o preço, as promoções e cancelamento de reservas, as atratividades e experiências passadas no destino na escolha de um destino turístico na Geração Z. A presente investigação é de natureza quantitativa, tendo sido utilizada uma técnica de recolha de dados através de questionários online, onde se obteve uma amostra de 170 indivíduos. Os resultados revelam que a Geração Z é influenciada pelos vários fatores influenciadores considerados nesta dissertação para a escolha de um destino turístico. Também se verificou similaridade de respostas para os diferentes níveis de rendimentos mensal líquido, concluindo-se que os fatores estudados são influenciadores da Geração Z, independentemente do seu nível de rendimento. Os resultados oferecem contributos para a academia relacionados com o conhecimento do consumidor do turismo, e para a indústria do turismo, ajudando os profissionais do setor a ajustarem as suas estratégias de forma a melhor atenderem às preferências e expectativas deste grupo emergente de consumidores, tendo em conta os fatores influenciadores da sua decisão.
- A publicidade aos jogos a dinheiro e os comportamentos dos apostadores no EuromilhõesPublication . Carvalho, Beatriz Azevedo; Antunes, Ana Cristina Coelho; Farias, Ana RitaO mercado de jogos de azar tem crescido significativamente no decorrer dos últimos anos. As recentes evoluções e múltiplas ofertas e modalidades de apostas a dinheiro nas plataformas digitais têm vindo a conquistar novos adeptos e a reconfigurar os comportamentos de jogo. Neste contexto, a publicidade a jogos de azar enfrenta desafios ao lidar com jogadores que apostam em tempo real e a partir de qualquer lugar. É uma realidade recente e em transformação que não se encontra devidamente cartografada no contexto português. Uma vez que o estudo destes comportamentos de jogo na população portuguesa de jovens é imperativo, a presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão deste fenómeno, especificamente numa análise ao papel da publicidade nos comportamentos de jogo no Euromilhões. (…)
- As relações públicas e a satisfação dos trabalhadores com a comunicação interna nas instituições de ensino superior público, em PortugalPublication . Nunes, Patrícia Alexandra Henriques; Pereira, Sandra Cristina Martins; Spínola, Susana de CarvalhoMúltiplas tendências têm transformado o cenário da Comunicação Interna (CI) nas organizações contemporâneas. As mudanças sociais, económicas e tecnológicas, que ocorrem a um ritmo veloz, exigem às Instituições de Ensino Superior (IES) uma gestão estratégica da CI para assegurar o envolvimento e a satisfação dos trabalhadores. Uma comunicação equilibrada e bidirecional influencia a forma como estes públicos internos pensam e se comportam, mas também como se sentem dentro das suas organizações, promove um ambiente de confiança, e contribui para a valorização das opiniões dos trabalhadores e do seu vínculo com a instituição. Este estudo investiga o papel da CI nas Instituições de Ensino Superior público em Portugal, com ênfase na satisfação de docentes e não docentes, considerando-se o inquérito por questionário uma ferramenta de pesquisa útil para aferir a satisfação com a CI. Utilizando uma abordagem metodológica mista, a investigação combina entrevistas exploratórias com responsáveis de comunicação de 11 IES e a aplicação de um questionário adaptado de Downs e Hazen (1977). Os resultados indicam que a CI desempenha um papel estratégico nas IES, embora a avaliação sistemática ainda seja uma prática limitada. A transparência e as melhorias no fluxo de informação emergem como áreas críticas e a insatisfação dos trabalhadores está frequentemente associada à falta de envolvimento nos processos decisórios e à ausência de feedback. As IES que implementam ferramentas de avaliação observam melhorias no alinhamento institucional e na satisfação dos trabalhadores.
- O papel das relações públicas estratégicas para a igualdade de género no contexto empresarialPublication . Quaresma, Sara Faria; Pereira, Sandra Cristina MartinsEste relatório de estágio tem como objetivo principal compreender a importância das relações públicas numa estratégia de promoção da igualdade de género no contexto organizacional. Fundamentado nas áreas disciplinares das relações públicas e da comunicação organizacional, a pesquisa destaca a relevância de uma abordagem que vá além das definições tradicionais, incorporando perspetivas sociais e pós-modernas das RP. Num cenário onde questões como a diversidade, a igualdade e a inclusão são cada vez mais reconhecidas como essenciais para o sucesso organizacional, o estudo procura compreender como uma estratégia de comunicação, planeada e concertada com os objetivos corporativos, pode ajudar a enfrentar e mitigar as desigualdades de género no contexto de uma organização do grande retalho. A experiência de estágio na Direção de Employer Branding, no El Corte Inglés, serve como ponto de partida para observar a implementação do Plano de Igualdade de Género da empresa e as práticas de comunicação associadas. As conclusões sintetizam os principais temas discutidos, avaliando o desenrolar e o impacto das ações de comunicação na promoção de uma cultura organizacional inclusiva e equitativa. O estudo pretende não apenas contribuir para um melhor entendimento do contributo da função estratégica das Relações Públicas para o sucesso de uma política de igualdade de género, mas também fornecer insights para futuras discussões, práticas e políticas organizacionais tendentes a um maior sucesso.
- A reportagem desportiva e a revelação de verdades inconvenientes no Mundial de 2022: o caso do The AthleticPublication . Martins, Francisco Grácio Simões Leal; Moura, PauloResumo O jornalismo desportivo tem evoluído num sentido de descrédito. Perpetua-se a ideia de que esta secção é o parente pobre das redações. Ainda assim, o jornalismo desportivo deve guiar-se pelas mesmas normas que outras áreas da atividade. A reportagem, embora por motivos diferentes, também tem sofrido desinvestimento. O presente trabalho mistura estes dois eixos, analisando como é que a reportagem desportiva está a sobreviver e como sem ela o jornalismo sai enfraquecido. Olhou-se então para o caso do The Athletic e para um evento específico, o Mundial 2022, no Qatar. Embora numa região do globo com desafios concretos, os repórteres da publicação procuraram que a cobertura realizada fosse inequivocamente diferente daquela que podia ser feita à distância. Enquanto que a entidade organizadora da competição tentava maquilhar verdades inconvenientes – mortes de trabalhadores na construção dos estádios, falta de condições de vida da mão de obra migrante, desrespeito pelos direitos LGBT –, a informação independente tornava-as evidentes para o público.
- Fábrica das Palavras: protótipo de uma aplicação, para dispositivos móveis, de apoio às atividades de uma Biblioteca Municipal e equipamento culturalPublication . Mestre, Tiago Oliveira; Rodrigues, Ricardo PereiraA comunicação digital do equipamento cultural Fábrica das Palavras, nomeadamente o seu site institucional, apresenta problemas severos relacionados com a acessibilidade no contexto dos dispositivos móveis. Os utilizadores regulares, da Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, embora frequentem assiduamente o espaço físico, deste equipamento, revelam recorrentemente descontentamento perante os serviços online disponibilizados por esta entidade. Este projeto, surge da necessidade de encontrar uma solução para o problema identificado. Através da condução de uma pesquisa, em torno do estudo da experiência do utilizador (UX Design), para compreender e identificar às necessidades e objetivos do público-alvo, foi desenvolvido uma proposta de criação de um protótipo funcional, em formato de Web App, para a Fábrica das Palavras. O principal objetivo consistiu em transpor a informação essencial e básica, já disponível nos serviços online do equipamento cultural, em, particularmente no seu website, assim como as ferramentas frequentemente utilizadas pelos seus utilizadores, adaptando-as para um contexto otimizado para dispositivos móveis. Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira não possuem experiência na utilização de uma aplicação dedicada à entidade, para tal, o protótipo da Web App da Fábrica das Palavras foi cuidadosamente desenvolvido, antecipando possíveis dificuldades que os utilizadores poderão enfrentar. De forma estratégica, estipulou-se a criação de uma interface simples e fácil de usar, mantendo a identidade da marca, mas com grande preocupação em torna da acessibilidade e usabilidade do sistema.