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- As representações dos professores sobre o impacto de um projeto de Aprendizagem Socioemocional, no âmbito das Academias Gulbenkian do ConhecimentoPublication . Martins, Joana Filipa Sousa da Fonseca; Almeida, TiagoSegundo Cristóvão et al. (2017) já há inúmeros estudos que reconhecem a eficácia do impacto que os programas de Aprendizagem Socioemocional (ASE) têm no sucesso dos alunos, mas também nos professores. Este é um estudo que tem como problemática a reflexão crítica sobre a implementação de um desses programas, no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC). Desse modo, a partir das representações dos professores, procura compreender o impacto do projeto no sucesso dos alunos, em si próprios e nas suas práticas pedagógicas. Através de uma abordagem de natureza qualitativa e de um paradigma exploratório, este estudo recorre à perspetiva dos professores através de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de fornecer pistas para investigações futuras. Foram utilizados os métodos dedutivo e indutivo, combinando sistemas de categorias previamente definidos com categorias que criámos indutivamente a partir dos dados, emergindo das respostas dos entrevistados às perguntas, em consonância com os objetivos específicos. Os professores reconhecem a importância do desenvolvimento das Competências Socioemocionais pelos alunos, assim como a importância que a ASE tem quando comparada com a aprendizagem de conteúdos. Compreendemos que o sucesso dos projetos ASE está relacionado com o conhecimento prévio dos professores sobre os mesmos, mas também com a sua abertura para estar em contacto com algo inovador. Os resultados também apontam para uma diferenciação entre as representações dos professores com mais e menos de 10 anos de serviço, revelando a necessidade de uma Formação Inicial de Professores (FIP) que contemple a ASE, assim como de um constante trabalho reflexivo e colaborativo entre escola, técnicos, comunidade escolar e família, podendo ter a Educação Social um papel relevante neste processo.
- O contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionaisPublication . Simas, Maria da Luz Louro Machado de; Rodrigues, MargaridaO presente relatório foi desenvolvido no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Está estruturado em duas partes: a primeira, consta de uma descrição sintética da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º CEB, e a segunda, compreende o estudo desenvolvido no contexto do 5.º ano do 2.º CEB, que decorreu no ano letivo de 2022/2023. O estudo tem como objetivo compreender de que forma o Estudo de Aula, na Prática de Ensino Supervisionada, contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos e para desenvolver boas práticas enquanto estagiária, num contexto de aprendizagem no 5.º ano envolvendo os números racionais. O estudo situa-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa e a técnica de recolha de dados consiste na observação participante com a recolha de notas de campo para o tratamento de dados, complementada por registos em fotografia e em vídeo, para captação das produções dos alunos e dos diálogos durante a discussão das tarefas. Os resultados da investigação permitiram evidenciar que o Estudo de Aula possibilitou aos alunos desenvolveram processos para a resolução de problemas, utilizando estratégias ligadas a contextos da realidade e a modelos matemáticos “de pensar” e “para pensar”, tendo sido predominante o uso de contextos da realidade. As etapas do Estudo de Aula contribuíram para melhorar a didática da professora estagiária, possibilitando-lhe prever a forma como os alunos interpretam os problemas e, assim, orientá-los para as aprendizagens.
- Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria CachuchaPublication . Loureiro, Sérgio Seguro; Cordeiro, MartaEste relatório integra o objeto conferente de grau de Mestre em Teatro – especialização em Design de Cena, da ESTC – IPL. Procura dar conta do projeto de criação do ambiente visual da Ópera de Câmara Não Há Machado que Corte, que tem por base a reportagem publicada na Revista Eva – magazine da mulher e do lar, em 1942, sobre a figura de Maria Cachucha. Dá-se conta da metodologia e dos processos utilizados para convocar a memória do ambiente social e político da época, enquadrando os factos num dispositivo cénico que introduz a “fábula”.
- O que leva o adepto ao estádio de futebol? Fatores influenciadores de tomada da decisãoPublication . Dias, Inês Maria Fernandes Oliveira; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doO mercado desportivo global tem vindo a crescer significativamente nas últimas décadas, onde o futebol se destaca como uma das modalidades que atrai mais adeptos por todo o mundo. Dentro desta indústria, estes assumem um papel preponderante para os clubes, que os pretendem satisfazer e fidelizar ao máximo. Além disso, a sua presença nos estádios é ambicionada pelos gestores desportivos, pelos benefícios que isso traz para a marca, mas também pelas questões financeiras associadas, como é o caso dos patrocínios e publicidades que os estádios cheios possibilitam. Para tal, assume-se fundamental conhecer os fatores que têm influência para os adeptos de futebol se deslocarem aos estádios. Diferentes gerações partilham entre si particularidades específicas, o que se repercute também nos seus perfis como consumidores. Neste sentido, a Geração Z, a primeira a nascer totalmente na era digital, que ocupará uma larga fatia do mercado, possui também as suas individualidades, pelo que se torna relevante perceber, no consumo de desporto, se se verificam diferenças de opinião quanto às restantes. Esta dissertação teve como principal objetivo identificar os principais fatores que influenciam os adeptos de futebol a deslocarem-se ao estádio para assistir a um jogo. Além disso, pretende-se ainda compreender se há diferenças de opinião quanto aos indivíduos da geração Z. Foi desenvolvido um questionário online, onde se contabilizaram 353 respostas, das quais 303 compuseram a amostra final para o estudo. Os dados obtidos permitiram confirmar cinco das dez hipóteses formuladas. Assim, foi possível concluir que a envolvente externa, a distribuição, o processo e o preço do serviço, bem como aspetos pessoais e sociais relacionados, são fatores que influenciam os adeptos a ir ao estádio.
- Intervenção precoce na casa da praia: uma resposta às necessidades da comunidadePublication . Espadilha, Sara de Sá; Friães, Rita; Pereira, Miguel MataO presente estudo – Intervenção Precoce na Casa da Praia: uma proposta de resposta às necessidades da Comunidade – consubstancia-se no interesse em conhecer as necessidades da Comunidade, no que concerne à intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e à pertinência da criação de uma resposta, no âmbito da Saúde Mental, desenvolvida pela equipa multidisciplinar da Casa da Praia. Inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação é concebida tendo como base um estudo de caso, dado que se pretendeu conhecer e compreender as necessidades desta população, no seu contexto real. Neste sentido, foi fundamental auscultar os principais intervenientes: as famílias que residem e os profissionais que intervém nesta área geográfica. A consulta documental e o inquérito por entrevista e por questionário foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Os contributos da bibliografia especializada e a análise de conteúdo das entrevistas permitiram tecer um referencial teórico para o ponto de partida, através da definição das linhas orientadoras de uma possível resposta. As principais conclusões deste estudo apontam para a necessidade de criar uma resposta precoce especializada em Saúde Mental, complementar os serviços já existentes na Comunidade. O reconhecimento e a sinalização das dificuldades desta população, caraterizada por uma forte exclusão social transgeracional, propõe e prevê uma intervenção integrada e ecológica com as crianças e as suas famílias, de forma a promover o seu desenvolvimento e a sua integração social. Outra possibilidade passa pela sensibilização e formação aos técnicos, num entendimento dos benefícios de um trabalho de prevenção, em rede, junto dos profissionais de Ação Social, Educação e Saúde. Este trabalho, junto destas valências, permite uma aproximação aos técnicos que intervém com a infância para uma atenção ao bem-estar psíquico das crianças e das famílias, prevenindo possíveis perturbações e uma modificação de práticas institucionalizadas.
- Nabia: virtual reality movement exploration and choreographic toolPublication . Caldeira, Fábio André Goís; Souto, Jorge; Xavier, MadalenaAs tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada têm ganho uma maior relevância no mercado com o aparecimento de soluções acessiveis ao consumidor geral, como o Meta Quest 2. Os videojogos têm dominado as soluções XR, mas, com a democratização do acesso a ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada, existe uma crescente procura pelo uso de XR para soluções fora do entretenimento. A área de Design de Interação é assim, como no desenvolvimento de soluções web e soluções para mobile, uma componente fulcral para o desenvolvimento da Realidade Virtual e Aumentada e na definição das normas e heurísticas de XR Design. A inovação técnológica e o desenvolvimento da arte sempre se relacionam com proximidade. O aparecimento do cinema através do desenvolvimento técnologico, o desenvolvimento de musica eletrónica pela invenção dos sintetizadores são exemplos dessa mesma proximidade. O cruzamento entre tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada com a arte aparenta ser um passo natural do desenvolvimento de ambas as vertentes. Assim, propõe-se o desenvolvimento de uma solução VR, que procure explorar e definir formas de interação entre o ambiente virtual e a linguagem de movimento da área artistica da Dança. Desenvolveu-se então, como objeto de projeto final, uma ferramenta de Realidade Virtual, designada de Nabia, que permite aos utilizadores explorarem e comporem o seu movimento, através da interação e inspiração com o meio virtual.
- Análise do discurso publicitário televisivo direcionado a crianças em Portugal tendo em conta as diferenças de géneroPublication . Rêgo, Maria Mafalda Tavares de Carvalho de Figueiroa; Veríssimo, JorgeA publicidade possui um papel fundamental e inegável para a sociedade e tem-se vindo a desenvolver ao longo do tempo, sendo que nos encontramos hoje numa fase onde esta desempenha, como função principal, influenciar a sociedade (Ciríaco & Araújo de Melo, 2021). A evolução apresentada representa uma necessidade por parte das marcas de competir pela atenção dos consumidores, captando-a numa questão de meros segundos. Desta maneira, com o intuito de facilitar a identificação do público com as marcas, estas acabam por recorrer a várias estratégias comunicativas, sendo a mais relevante ao presente estudo a estratégia que se apoia no uso de estereótipos associados ao género (Pereira & Veríssimo, 2007). Assim, surge a necessidade de examinar o impacto que esta influência publicitária exerce na nossa vida, a partir do momento de transformação em participantes ativos na sociedade e, mais concretamente, desde a infância, dado o facto de que existe um bombardeamento diário persistente, por parte da comunicação de marcas, ao qual as crianças não são imunes. Estas componentes de utilização de estereótipos de género associados à publicidade, e o consumo do target infantil são temas que têm visto evoluções (Lopes, 2020), o que permitiu definir, como objetivo principal do presente estudo, a análise do discurso publicitário em publicidade televisiva infantil em Portugal, tendo em atenção as diferenças de género. O que se pretende é analisar de que maneira o discurso publicitário de algumas marcas que comunicam através de personagens crianças com um público alvo infantil / jovem representa, ou não, qualquer apelo a estereótipos na ótica do género, por via de uma análise de conteúdo de anúncios pertencentes a quatro marcas: Nestlé, Mimosa, Bollycao e Kidzania. Dos anúncios selecionados para realizar esta abordagem, no setor alimentar e de brinquedos, foram escolhidos spots dentro de uma mesma marca com uma diferença temporal relevante, superior a 10 anos. Os resultados demonstram que, no caso das quatro marcas selecionadas, todas apresentaram evolução na forma como retratam as questões do género, apesar de em níveis diferentes. Ainda que tenha sido cumprido o objetivo principal proposto ao estudo, o mesmo permitiu identificar alguns caminhos para investigações futuras, nomeadamente no sentido de realizar entrevistas a uma amostra representativa de crianças de modo a compreender a perceção destas face às questões de género, e entrevistar publicitários / marketeers de maneira a analisar como os seus objetivos de comunicação se traduzem na prática.
- O papel dos pais/encarregados de educação na motivação e na assiduidade no estudo em casa: um estudo de caso em alunos de viola de arcoPublication . Velázquez, Albert Payà; Muñoz, Pedro SaglimbeniResumo I - Como aluno do 2.º Ano de Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa e no âmbito do Estágio de Ensino Especializado, procuro descrever na primeira parte do presente relatório a minha experiência enquanto observador e professor estagiário. O trabalho apresentado neste relatório inclui uma descrição da minha experiência relativa à observação das aulas de três alunas de Viola de Arco de níveis de ensino distintos, correspondentes ao 2.º, 3.º e 8.º graus, e também a planificação e gravação de uma aula por trimestre por aluna, devidamente autorizadas por escrito pelos respetivos Encarregados de Educação. Exponho, igualmente, as minhas expetativas em relação ao estágio, bem como uma contextualização e caracterização da instituição de acolhimento. Relativamente à prática pedagógica, é apresentada uma componente descritiva e analítica tanto das aulas observadas, como das lecionadas no decorrer deste ano letivo, complementada com uma caracterização individual de cada uma das alunas. Por fim, é elaborada uma reflexão final acerca da minha experiência como professor estagiário, onde são avaliadas as dificuldades, oportunidades e competências a melhorar no futuro.
- O branding emocional da marca LemmePublication . Sousa, Beatriz Cristo Ferreira de; Medeiros, CarlaEsta dissertação teve como objetivo estudar as emoções e os significados transmitidos pelo branding da Lemme no Instagram. Uma vez que as redes sociais são indispensáveis nas estratégias de marketing contemporâneas, interessa compreender de que formas emoções são utilizadas neste contexto. Para isso procurou-se analisar que emoções esta marca transmite através do seu branding, recorrendo a uma análise semiótica multimodal para averiguar os significados e respetivas emoções codificados na comunicação feita através do Instagram. A pesquisa concluiu que a principal emoção transmitida pela marca é a serenidade, calma, mas também plenitude e liberdade, principalmente por meio da cor e dos elementos visuais que são utilizados. Para além disto, foi também possível constatar como a marca estabelece uma relação emocional com o consumidor através identificação que suscita.
- Plano de marketing: IPSIS - Consultora de ComunicaçãoPublication . Sebastião, Ana Rita Infante; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doNum mundo cada vez mais conectado e digital, a comunicação desempenha um papel fundamental no sucesso das empresas. Para uma agência de comunicação, a capacidade de planear as estratégias de marketing eficazes é fundamental para se destacar no mercado altamente competitivo e em constante evolução. Desta forma, o presente plano de marketing foi delineado para a IPSIS, uma consultora de comunicação com 34 anos de existência no mercado, que se dedica à comunicação 360, oferecendo um conjunto de serviços de comunicação integrada, em diferentes canais e plataformas. Tem como objetivos principais definir as melhores estratégias para responder aos desafios atuais no setor das agências de marketing, enfrentar a concorrência, reter e angariar novos clientes, aumentar as receitas e mostrar que a agência serve as necessidades de qualquer marca, de forma a destacar a IPSIS no mercado. Com vista ao crescimento da empresa, quer a nível de clientes, quer ao nível do seu portfólio de serviços de comunicação, o plano de marketing irá definir as prioridades da agência, antecipar potenciais riscos e planear o próximo ano - 2024.