Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Intervenção precoce na casa da praia: uma resposta às necessidades da comunidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SaraEspadilha_IPCasadaPraia_VF.pdf2.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo – Intervenção Precoce na Casa da Praia: uma proposta de resposta às necessidades da Comunidade – consubstancia-se no interesse em conhecer as necessidades da Comunidade, no que concerne à intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e à pertinência da criação de uma resposta, no âmbito da Saúde Mental, desenvolvida pela equipa multidisciplinar da Casa da Praia. Inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação é concebida tendo como base um estudo de caso, dado que se pretendeu conhecer e compreender as necessidades desta população, no seu contexto real. Neste sentido, foi fundamental auscultar os principais intervenientes: as famílias que residem e os profissionais que intervém nesta área geográfica. A consulta documental e o inquérito por entrevista e por questionário foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Os contributos da bibliografia especializada e a análise de conteúdo das entrevistas permitiram tecer um referencial teórico para o ponto de partida, através da definição das linhas orientadoras de uma possível resposta. As principais conclusões deste estudo apontam para a necessidade de criar uma resposta precoce especializada em Saúde Mental, complementar os serviços já existentes na Comunidade. O reconhecimento e a sinalização das dificuldades desta população, caraterizada por uma forte exclusão social transgeracional, propõe e prevê uma intervenção integrada e ecológica com as crianças e as suas famílias, de forma a promover o seu desenvolvimento e a sua integração social. Outra possibilidade passa pela sensibilização e formação aos técnicos, num entendimento dos benefícios de um trabalho de prevenção, em rede, junto dos profissionais de Ação Social, Educação e Saúde. Este trabalho, junto destas valências, permite uma aproximação aos técnicos que intervém com a infância para uma atenção ao bem-estar psíquico das crianças e das famílias, prevenindo possíveis perturbações e uma modificação de práticas institucionalizadas.
This study – Early Intervention at Casa da Praia: a proposal to respond to Community needs – is based on an interest in understanding the needs of the community in terms of intervention with children aged between 0 and 6 and their families, and the relevance of creating a mental health response developed by the multidisciplinary team at Casa da Praia. As part of the qualitative and interpretative paradigm, the research is based on a case study, as the aim was to get to know and understand the needs of this population in their real context. In this sense, it was essential to listen to the main players: the families who live there and the professionals who work in this geographical area. Documentary consultation and interview and questionnaire surveys were the data collection techniques used. The contributions of specialized bibliography and the content analysis of the interviews made it possible to create a theoretical framework for the starting point, by defining the guidelines for a possible response. The main conclusions of this study point to the need to create an early response specialized in Mental Health, complementing the services that already exist in the Community. Recognizing and signaling the difficulties of this population, characterized by strong transgenerational social exclusion, proposes and envisages an integrated and ecological intervention with children and their families, in order to promote their development and social integration. Another possibility is to sensitize and train technicians, with an understanding of the benefits of preventative work in a network of Social Action, Education and Health professionals. This work with these departments will bring childcare professionals closer together to pay attention to the psychological well-being of children and families, preventing possible disturbances and changing institutionalized practices.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce

Keywords

Criança Família Comunidade Intervenção Precoce Pedagogia terapêutica Children Family Community Early intervention Therapeutic pedagogy

Citation

Espadilha, S. S. (2023). Intervenção precoce na casa da praia: uma resposta às necessidades da comunidade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17122

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue