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- A competência de escrita de palavras em alunos de 1.º e 2.º CEBPublication . Canato, Márcia Tagarroso; Sousa, Otília de; Pereira, Teresa CostaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A realização deste relatório tem como objetivos a: (i) descrição da prática pedagógica desenvolvida em turmas de 2.º e 5.º ano, (ii) análise reflexiva desta prática e (iii) apresentação de uma investigação sobre o tema “A competência de escrita de palavras”. O objetivo geral da investigação é comparar a escrita no que diz respeito ao conhecimento fonológico e ortográfico em alunos de 1.º e 2.º CEB e tem como objetivos específicos: (i) Analisar o desenvolvimento da competência fonológica de alunos de 2.º e 5.º ano, na escrita de palavras e pseudopalavras; (ii) Analisar o desenvolvimento da competência ortográfica de alunos de 2.º e 5.º ano, na escrita de palavras e pseudopalavras; (iii) Comparar a escrita de palavras e de pseudopalavras para avaliar o conhecimento de regularidades na escrita de palavras; (iv) Relacionar a análise do desenvolvimento do conhecimento fonológico e ortográfico com dados demográficos da amostra. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de natureza mista: qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados recorreu-se a análise de conteúdo, categorizando os dados. e interpretando-os utilizando o Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados sugerem que, em ambos os anos, os alunos produzem mais erros de natureza ortográfica, produzindo os alunos de 2.º ano mais erros de substituição ortográfica e no 5.º ano mais erros morfológicos. Em relação aos dados demográficos, mais concretamente, o local onde nasceram, os alunos nativos produzem menos erros ortográficos que os alunos que não nasceram em Portugal.
- Avaliação da qualidade de escrita no 5.º ano em textos narrativosPublication . Alves, Maria de Barros Pereira; Sousa, Otília deO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontrase dividido em duas partes: a primeira relativa à descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 1º e 5.º ano, com a respetiva análise reflexiva; e a segunda consta da apresentação de um estudo desenvolvido sobre o tema “Avaliação de qualidade de escrita no 5.º ano em textos narrativos”. O objetivo geral da investigação é compreender a relação entre qualidade textual e sucesso académico e tem como objetivos específicos: 1) Compreender a relação entre qualidade textual e a média das notas das crianças; 2) Entender a relação entre qualidade de texto e as classificações obtidas nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal; 3) Comparar qualidade textual tendo em conta características demográficas. O estudo é de natureza mista, tratando-se de um estudo de caso. Para a metodologia privilegiou-se a análise documental como técnica de recolha de dados, sendo os participantes alunos de duas turmas de 5.º ano – com um corpus de 29 textos. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, sendo os dados categorizados e interpretados c tratados om recurso a gráficos e aos programas informáticos Microsoft Excel, Stata 16.1 e Pyton. Os resultados demonstram uma correlação positiva forte entre qualidade textual e a média das notas dos alunos, bem como nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal, não existindo, no entanto uma correlação significativa com as características demográficas.
- A Regulação dos processos de aprendizagem em trabalho de estudo autónomoPublication . Teixeira, Joana Rita Rolo; Figueira, ConceiçãoO Presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no segundo ano do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste trabalho constituído por duas partes são mencionados os aspetos mais relevantes para a realização do estudo que serve de tema a este relatório. Neste sentido, na primeira parte são descritos e analisados, de forma reflexiva, a intervenção realizada nos dois contextos de estágio, um numa turma de 4.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privada, localizada em Lisboa, e o outro em duas turmas de 5.º ano de escolaridade de uma escola pública, situada, também, na cidade de Lisboa. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, com o tema A Regulação dos Processos de Aprendizagem em TEA. Assim, pode-se afirmar que o principal objetivo da realização do mesmo, era estudar os processos de desenvolvimento da autonomia e responsabilização dos alunos em Trabalho de Estudo Autónomo. Com conformidade com o mesmo delinearam-se três objetivos específicos: i) caracterizar a forma como o TEA é implementado em sala de aula ii) caracterizar as competências de autonomia e responsabilização dos alunos em TEA na fase de observação da PES II (potencialidades e fragilidades); e iii) Comparar as competências de autonomia e responsabilização, desenvolvidas pelos alunos em TEA no início e final da PES II. De forma a dar respostas a todos os objetivos apresentados, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, onde se utilizaram diversas técnicas de recolha de dados, como observação direta e participante, análise documental e técnica de conversação (inquéritos). Como técnica de análise dos dados recolhidos, foram seguidos os procedimentos propostos por Bardin (2013). Os resultados deste estudo permitiram identificar o Trabalho de Estudo Autónomo como uma rotina de sala de aula que desenvolve as competências de autonomia e de responsabilização nos alunos, desde que os alunos e professor estejam envolvidos no processo.
- Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Valeriya; Caseiro, AnaO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Quanto à estrutura, esta subdivide-se em duas partes: uma primeira, na qual se procede à descrição e análise, de modo reflexivo das práticas desenvolvidas em contexto de estágio no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e uma segunda que contempla a apresentação do estudo desenvolvido no âmbito do estágio de intervenção do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativo às estratégias de cálculo mental (CM) de operações de adição e subtração utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade, sendo motivado pela questão-problema: Quais as estratégias de adição e subtração de CM utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade e de que forma estas evoluem com base na observação do desempenho dos alunos nas atividades (rotina) de cálculo mental? O presente estudo, de cariz qualitativo, foi realizado com base na metodologia: estudo do caso, que contou com a participação de quatro alunos (uma aluna do sexo feminino e três alunos do sexo masculino) da turma do 3.º ano de escolaridade, alvo do estágio de intervenção. Inicialmente os alunos recorreram maioritariamente ao algoritmo para resolver operações de adição e subtração. Por sua vez, no final do estudo foi possível constatar que a estratégia de CM predominantemente adotada pelos alunos foi a estratégia 1010, tendo-se verificado uma ténue alteração ao nível das estratégias utilizadas por parte dos alunos, que no decurso do estudo começaram a usar as estratégias N10 e 10´s. Em síntese, é importante frisar, que o cálculo mental, tal como a Matemática, se encontram presentes em todas as áreas da nossa vida, sendo importante dinamizar, ao longo das aulas rotinas de cálculo mental, de modo a proporcionar aos alunos caminhos de desenvolvimento da sua capacidade mental, ao nível da abstração de conceitos.
- “Onde estão as tuas galochas?” – a importância da exploração da natureza em HighScopePublication . Custódia, Sofia Margarida Rodrigues da; Simões, AnaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PSS II), pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo deste relatório assenta na descrição de todas as experiências vividas ao longo da prática realizada num contexto de Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos, bem como a investigação de um tema que surgiu no decorrer na mesma. Através das observações feitas na prática, durante os diversos tempos do grupo passados no exterior e do seu próximo contacto com a natureza, bem como todas as oportunidades, proporcionadas pela equipa educativa para que as crianças tivessem esses momentos, apercebi-me da importância da exploração da natureza, privilegiando o modelo pedagógico implementado na organização socioeducativa: o HighScope. Desta reflexão surgiu o tema para a investigação presente neste relatório: a importância da exploração da natureza em HighScope. Tendo por base, uma abordagem de investigação qualitativa, este relatório segue as diretrizes de um estudo de caso. Para a recolha dos dados, sustentei-me não só na observação direta participante, que resultou nas notas de campo e nos registos fotográficos, mas também na observação indireta, através das entrevistas realizadas a educadoras das diversas valências da organização socioeducativa em questão, com o objetivo de compreender a conceção sobre a importância da exploração da natureza e esta mesma importância no modelo pedagógico implementado. Nas entrevistas intencionei, também, suscitar a reflexão sobre a importância da exploração da natureza enquanto parte integrante da prática do/a educador/a. Desmistificando as diferenças entre tempo passado no exterior e contacto com a natureza, baseando-se nos dados recolhidos, a exploração da natureza é um momento fulcral no desenvolvimento e aprendizagem da criança, momento este impulsionador no desenvolvimento de competências e capacidades da mesma. Para além disso, este tempo ajuda as crianças a compreender o mundo à sua volta e a desenvolver a perceção do real. No modelo HighScope, este momento é imprescindível porque é através do contacto com o exterior e, consequentemente, com a natureza, que se aprende. Apesar da investigação se centrar na importância da exploração da natureza em HighScope, é evidente que a exploração da natureza é um momento essencial no quotidiano de qualquer criança.
- Como gerir os conflitos através da dançaPublication . Dias, Mariana Saraiva Carvalho; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II e tem como objetivo retratar de modo reflexivo o meu processo enquanto estagiária e da minha intervenção educativa, no período compreendido entre o dia 18 de outubro de 2021 e o dia 18 de fevereiro de 2022. Neste são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, entre eles a caracterização do contexto socioeducativo, a definição das minhas intencionalidades educativas e da problemática da investigação, a introdução à investigação em jardim de infância, as considerações finais e a construção da identidade profissional. Importa referir que a investigação mencionada, realizada no decorrer da prática, teve como principal objetivo responder à problemática “Como gerir conflitos através da Dança”. Esta surge a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível constatar os frequentes conflitos entre pares e os reduzidos momentos de Dança no quotidiano deste grupo. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, sendo utilizadas como técnicas de recolha de dados as observações participantes, não participantes, meios audiovisuais e entrevista semiestruturada. Como instrumentos foram utilizados registos fotográficos, vídeos, documentos, notas de campo e reflexões diárias e semanais. A análise realizada demonstra que a dança, aplicada como estratégia de gestão de conflitos, especialmente nos momentos de espera, é uma opção bastante viável.
- Mantém o jornalismo uma missão na sociedade contemporânea?Publication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Garcia, José Luís de OliveiraO jornalismo é essencial para a liberdade, política democrática, soberania e para se alcançar justiça e igualdade social, mas a sua degenerescência é um dos grandes problemas das sociedades. Como chegámos a esta situação?
- Copper/stainless steel friction stir spot welds: feasibility and microstructural analysisPublication . Taborda, Diogo; Leal, Rui; Morgado, Teresa; Leitao, Carlos; Galvão, IvanThe possibility of using solid-state joining technologies, such as friction stir welding (FSW) and its variants, to perform dissimilar joints is one of the well know advantages of this class of processes, namely because they are impossible to be produced by other conventional welding processes due to the evident differences in physical and chemical properties of both materials. Relevant advances have been made over the last 20 years in this field. The material pairs that are mostly addressed in the literature are based on systems involving aluminum alloys and other metallic and non-metallic materials. Indeed, with the upgraded interest in this technology concerning specific engineering applications, some specific material combinations such as aluminum-to-copper (Al-Cu) and aluminumto-ferrous alloys (Al-Fe) have become relevant. However, the research about some material pairs is still scarce or inexistent.