Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Como gerir os conflitos através da dança

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II e tem como objetivo retratar de modo reflexivo o meu processo enquanto estagiária e da minha intervenção educativa, no período compreendido entre o dia 18 de outubro de 2021 e o dia 18 de fevereiro de 2022. Neste são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, entre eles a caracterização do contexto socioeducativo, a definição das minhas intencionalidades educativas e da problemática da investigação, a introdução à investigação em jardim de infância, as considerações finais e a construção da identidade profissional. Importa referir que a investigação mencionada, realizada no decorrer da prática, teve como principal objetivo responder à problemática “Como gerir conflitos através da Dança”. Esta surge a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível constatar os frequentes conflitos entre pares e os reduzidos momentos de Dança no quotidiano deste grupo. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, sendo utilizadas como técnicas de recolha de dados as observações participantes, não participantes, meios audiovisuais e entrevista semiestruturada. Como instrumentos foram utilizados registos fotográficos, vídeos, documentos, notas de campo e reflexões diárias e semanais. A análise realizada demonstra que a dança, aplicada como estratégia de gestão de conflitos, especialmente nos momentos de espera, é uma opção bastante viável.
ABSTRACT This report is part of the Curricular Unit Supervised Professional Practice I and aims to reflect on my process as a trainee and on my educational intervention, from October 18th, 2021, to February 18th, 2022. It presents diverse topics that reflect the entire process of intervention, including the characterization of the socio-educational context, the definition of my educational intentions and the research issue, the introduction to research in day care, the final considerations, and the construction of professional identity. It is important to mention that the above-mentioned, conducted during the practice, had as its main objective to answer the problem "How to manage conflicts through dance". This issue arose from observations made during the practice, in which it was possible to observe the frequent conflicts between peers and the reduced moments of dance in the daily life of this group. The study was qualitative in nature, and the techniques used for data collection were participant and non-participant observations and audio-visual media. As instruments I used photographic records, videos, documents, field notes, and daily and weekly reflections. The analysis conducted shows that dance, applied as a conflict management strategy, especially in moments of waiting, is a very viable option.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada (Modulo II) apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Criança Dança Conflitos Estratégias de gestão de conflitos Child Dance Conflict Conflict management strategies

Citation

Dias, M. S. C. (2022). Como gerir os conflitos através da dança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15828

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue