Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma sala sem conflitos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Patrícia Baleiras (2019024) .pdf5 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O relatório, Uma sala “sem” conflitos: Autonomia na resolução de conflitos, que aqui se apresenta evidência uma reflexão sobre a prática profissional supervisionada e desenvolvida no ano letivo 2020/2021 em ambiente de Jardim de Infância. A prática desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ocorreu entre 9 de novembro de 2020 e 14 de maio de 2021, com um grupo de 19 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Para além do exposto, o relatório tem também como objetivo a realização de uma investigação sobre a prática, refletindo e fundamentando a temática autonomia na resolução de conflitos. Desta forma, metodologicamente este assume uma abordagem qualitativa. Para a realização do relatório privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação direta, o inquérito por entrevista, as conversas informais, a consulta e análise de documentos e as notas de campo/reflexões diárias e semanais. Assim, conciliasse a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. O trabalho desenvolvido possibilita compreender as conceções e estratégias da educadora cooperante no que diz respeito aos conflitos; conhecer as conceções das crianças sobre os conflitos; e identificar algumas das estratégias utilizadas pelas crianças para solucionar os conflitos.
ABSTRACT The report “A room without conflicts”: Autonomy in conflict resolution, which is presented here, evidences a reflection on supervised professional practice developed in the 2020/2021 school year in a kindergarten environment. The practice developed under the Master in Pre-School Education, took place between November 9, 2020 and May 14, 2021, with a group of 19 children aged between three and four years. In addition to the above, the report also aims to carry out an investigation into the practice, reflecting and supporting the theme of autonomy in conflict resolution. In this way, methodologically this takes a qualitative approach. The data collection techniques used were direct observation, interview survey, informal conversations, consultation and analysis of documents and field notes/daily and weekly reflections. Thus, to reconcile the bibliographic research mobilized with the data collection carried out during the intervention. The work developed makes it possible to understand the cooperative educator's conceptions and strategies regarding conflicts; know the children's conceptions about conflicts; and identify some of the strategies children use to resolve conflicts.

Description

Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

Conflitos Integração Autonomia Crianças Children Interaction Conflicts Autonomy

Citation

Baleiras, A. P. V. (2021). Uma sala sem conflitos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14434

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue