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APAV: proposta de melhoria da estratégia de comunicação digital

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Abstract(s)

A crescente evolução tecnológica a par das condicionantes provocadas pela pandemia da doença Covid-19, vieram mostrar a importância do digital nas organizações (Kotler, 2021) com ou sem fins lucrativos. Atualmente, as organizações do terceiro setor encontram ao seu dispor um conjunto de ferramentas de comunicação digital que permitem distingui-las da concorrência bem como comunicar a sua missão, valores e projetos ao público (Varela, 2015). Apesar de se verificar o aumento do uso e reconhecimento da importância da comunicação digital por parte destas organizações, a sua comunicação, na maioria dos casos, não aparenta estar definida numa estratégia, o que pode ser bastante penalizador para estas (Reisemberg, 2020). Dada a importância do digital para as organizações com ou sem fins lucrativos e face às falhas detetadas na estratégia de comunicação digital da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o presente relatório de estágio tem como objetivo o desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação digital para esta organização do terceiro setor. O plano desenvolvido para a Associação baseou-se no plano estratégico de comunicação digital de Monteiro et al (2014), designado por Plano E, um modelo sequencial que abrange quatro fases: a análise, abordagem, ação e a avaliação. A implementação desta proposta, irá ajudar a APAV no aumento da sua notoriedade enquanto organização que apoia vítimas de todos os tipos de crime, bem como na melhoria da experiência e maior envolvimento do público nos canais de comunicação digital em que a Associação está presente.
ABSTRAT: The growing technological evolution paired with the conditions provoked by the Covid-19 pandemic have exacerbated the importance of digital transformations in nonprofit and for-profit organizations (Kotler, 2021). Third sector organizations have a set of digital communication tools that allows them to distinguish themselves from the competition while voicing their mission, values and projects to the public (Varela, 2015). Even though it is possible to confirm the growing usage and recognition of digital communication within these organizations, in most cases their communication doesn’t seem to be based on a clear strategy, which can be problematic for them (Reisemberg, 2020). Taking into consideration the importance of the digital world for all kinds of organizations and the flaws detected in Associação Portuguesa de Apoio à Vítima’s (APAV) digital communication strategy, this internship report aims to develop a comprehensive and strategic digital communication plan for said organization. This plan was based on the strategic digital communication plan from Monteiro et al (2014), also known as Plano E, which is a sequential model that envelops the following phases: analysis, approach, action and evaluation. The implementation of this proposal will increase APAV’s notoriety as an organization that helps victims of all crimes and improve the public’s experience and involvement in the digital communication channels where the organization is present.

Description

Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Plano de comunicação digital Estratégia de comunicação digital Comunicação digital APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima Terceiro setor Setor Não Lucrativo Digital communication plan Strategy for digital communication Digital communication APAV - Portuguese Association for Victim Support Third sector Nonprofit sector

Citation

Abreu, M.S.V. (2021). APAV: proposta de melhoria da estratégia de comunicação digital. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14255

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social