Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A participação cultural e o desenvolvimento pessoal e social: estudo de caso com alunos do 3º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Participação Cultural (PC) pode contribuir para o Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), principalmente num sistema democrático que anuncia defender os direitos às liberdades de expressão, fruição e criação, bem como a intervenção cívica. Crendo nesta perspetiva, o presente estudo foca-se na Adolescência, etapa da vida que, caraterizada pela procura identitária e pela transição para a idade adulta, inspira um espírito crítico e reflexivo, e na dimensão autárquica, mais capacitada para o exercício da cidadania. Assim, pretende investigar qual a relação dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico com a oferta cultural do Município, procurando reconhecer a importância atribuída pelos mesmos à participação em atividades e projetos para o DPS e convocando a sua sugestão de novas práticas municipais. Para o efeito, optou-se pelo modelo do Estudo de Caso e pela aplicação de um inquérito por questionário, tendo sido selecionadas, por conveniência, todas as turmas do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade da Escola Secundária D. Manuel Martins (ESDMM), em Setúbal, num total de 384 alunos, sendo, porém, a amostra obtida de 114 respostas. O estudo associa-se a teorias que preconizam o papel de relevância da Cultura na existência individual e coletiva. No entanto, os resultados, ainda que revelando um reconhecimento generalizado dos benefícios da PC para o DPS, indicam, igualmente, uma desinformação e desinteresse sobre os recursos municipais existentes. Esta constatação sugere um debate sobre os fatores que podem justificar estas opiniões e gerar, consequentemente, a perda da Cidadania.
ABSTRACT* The Cultural Participation (PC) can contribute towards Personal and Social Development (DPS), especially in a democratic system that promulgates the rights to liberty of expression, fruition and creation, as well as civic intervention. Believing in this perspective, this study has a focus on Adolescence, a stage in life which, characterized by the search for identity and the transition into adult life, inspires a critic and reflexive spirit, and that in the autarchy dimension is more capacitated for its citizenship exercises. Therefore, the study pretends to investigate what is the relationship between the 3rd cycle of Basic Education and the cultural offer from the County, searching to acknowledge the importance assigned by the same to the participation in projects and activities for the DPS, in a way to call upon a suggestion of new county practices. To do this, the Case Study model was chosen, in which a survey by questionnaire was applied, having been chosen, by convenience, every class from the 7th, 8th and 9th grade of schooling of the Secondary School D. Manuel Martins (ESDMM), in Setúbal, having a total of 384 students, however the obtained sample is of 114 answers. The study associates itself to theories that advocate the relevant role of Culture in individual and collective existence. However, the results, while still revealing a general knowledge of the benefits of the CP to the PSD, indicate, equally, a disinformation and disinterest regarding the present county’s resources. These findings imply the need for a debate about the factors which can justify these opinions, and create, consequentially, the loss of Citizenship.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária

Keywords

Participação cultural Cidadania Oferta municipal Desenvolvimento pessoal e social Adolescência Cultural participation Citizenship County Offer Social and personal development Adolescence

Citation

Cruz, M. P. (2021). A Participação Cultural e o Desenvolvimento Pessoal e Social estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14989

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue