Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O ensino de música nas bandas filarmónicas: problemas e possíveis sugestões

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - A primeira parte do presente documento consiste na descrição detalhada da prática pedagógica relativa ao estágio realizado pela mestranda na Escola Profissional Metropolitana, no ano letivo de 2019/2020, com a colaboração do professor cooperante João Pedro Silva e do professor orientador José Massarrão. No estágio, a mestranda observou, durante todo o ano letivo, as aulas lecionadas pelo professor cooperante de três alunos do nível secundário do ensino especializado de música: aluno 1 – 12º ano, aluno 2 – 11º ano e aluno 3 – 10º ano. No decorrer do ano também lecionou três aulas a cada aluno, assistiu e participou em diversas atividades desenvolvidas pela classe, como audições, concertos ou exames. Esta primeira parte está dividida por quatro secções. A primeira consiste na análise da estagiária e no relato das suas expetativas. Na segunda a mestranda faz uma descrição pormenorizada da instituição onde decorreu o estágio através da sua história, caracterização, organização e gestão. A terceira consiste na descrição das práticas educativas, através da caracterização e descrição da classe, dos alunos selecionados, das aulas observadas, das aulas lecionadas e das atividades desenvolvidas dentro da classe. Por último, a quarta secção consiste na reflexão e análise relacionada com os processos de aprendizagens dos alunos observados e dos métodos de ensino adotados pelo professor cooperante ao longo do ano.
Resumo II - Na segunda parte deste documento, a mestranda pretende investigar os métodos de ensino implementados nas bandas filarmónicas e de que forma podem ser modernizados e desenvolvidos. As primeiras filarmónicas foram formadas, maioritariamente, no século XIX e por isso, a mestrada inicia esta parte com uma contextualização sociopolítica da sociedade portuguesa desde o século XIX até à revolução do 25 de abril de 1974, uma descrição do desenvolvimento bem como da importância das bandas filarmónicas e uma caraterização do ensino nas escolas de música destas instituições. Seguidamente, aborda os dois pontos principais – as problemáticas e possíveis sugestões. No primeiro ponto, a mestranda pretende analisar, a nível nacional, as principais problemáticas existentes nas bandas filarmónicas e com base nesta análise concluir quais os principais elementos que condicionam a sua modernização, desenvolvimento e o bom funcionamento das mesmas. De modo a obter informações atualizadas e direcionadas para o objetivo principal, a mestranda elaborou um inquérito por questionário que enviou a centenas de bandas de todo o território Português, obtendo 131 respostas. No segundo ponto, com base na problemática descrita no ponto anterior, a mestranda elaborou algumas sugestões de métodos de ensino alternativos, tendo em conta todos os condicionamentos existentes em cada escola de música, ou seja, para as escolas que não têm possibilidades de contratar professores especializados na área da música para cada instrumento e disciplinas lecionadas.
Abstract I - The first part of this document consists of a detailed description of the pedagogical practice related to the internship carried out by the master's student at Escola Profissional Metropolitana, in the academic year of 2019/2020, with the collaboration of cooperating professor João Pedro Silva and advisor professor José Massarrão. In the internship, the master's student observed throughout the school year the classes taught by the cooperating teacher of three secondary level students of specialized music education: student 1 - 12th grade, student 2 - 11th grade and student 3 - 10th grade. During the year, the master's student also taught three classes to each student, attended and participated in various activities developed by the class, such as auditions, concerts and exams. This first part is divided into four sections. The first consists of the analysis of the intern and in reporting their expectations. In the second, the master makes a detailed description of the institution where the internship took place through its history, characterization, organization and management. The third consists of the description of educational practices, through the characterization and description of the class, selected students, observed classes, taught classes and activities developed within the class. Finally, the fourth section consists of reflection and analysis related to the learning processes of observed students and the teaching methods adopted by the cooperating teacher throughout the year.
Resumo II - Na segunda parte deste documento, a mestranda pretende investigar os métodos de ensino implementados nas bandas filarmónicas e de que forma podem ser modernizados e desenvolvidos. As primeiras filarmónicas foram formadas, maioritariamente, no século XIX e por isso, a mestrada inicia esta parte com uma contextualização sociopolítica da sociedade portuguesa desde o século XIX até à revolução do 25 de abril de 1974, uma descrição do desenvolvimento bem como da importância das bandas filarmónicas e uma caraterização do ensino nas escolas de música destas instituições. Seguidamente, aborda os dois pontos principais – as problemáticas e possíveis sugestões. No primeiro ponto, a mestranda pretende analisar, a nível nacional, as principais problemáticas existentes nas bandas filarmónicas e com base nesta análise concluir quais os principais elementos que condicionam a sua modernização, desenvolvimento e o bom funcionamento das mesmas. De modo a obter informações atualizadas e direcionadas para o objetivo principal, a mestranda elaborou um inquérito por questionário que enviou a centenas de bandas de todo o território Português, obtendo 131 respostas. No segundo ponto, com base na problemática descrita no ponto anterior, a mestranda elaborou algumas sugestões de métodos de ensino alternativos, tendo em conta todos os condicionamentos existentes em cada escola de música, ou seja, para as escolas que não têm possibilidades de contratar professores especializados na área da música para cada instrumento e disciplinas lecionadas.

Description

Relatório Final do Estágio Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Bandas filarmónicas Métodos de ensino Escolas de música Philharmonic bands Teaching methods Music schools

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License