Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A influência da adaptação ergonómica do trompete na aprendizagem em consequência de anomalia congénita da mão direita: estudo de casoPublication . Ferreira, João Pedro da Silva; Burt, DavidResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Desta forma foram descritas as práticas pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo 2018/2019 na Academia de Música de Alcobaça, em regime de exercício de função, de três alunos de graus de ensino distintos. O contexto do estágio foi definido através da caraterização da escola, do seu projeto educativo, e respetivos alunos. Relativamente à prática pedagógica foram elaboradas planificações anuais e planos de aula referentes aos alunos selecionados para a realização do estágio. Ao longo do estágio, o mestrando procurou colocar em prática os conhecimentos adquiridos no primeiro ano de mestrado por forma a avaliar o seu desempenho enquanto docente, permitindo uma atitude reflexiva sobre os aspetos positivos e negativos da sua prática e metodologia pedagógica.
- O impacto do marketing sustentável na criação de vantagem competitiva e na satisfação dos consumidores: o caso do LidlPublication . Palma, Vanessa Luzia Rodrigues; Machado, Ana TeresaPerante a crescente preocupação ambiental dos consumidores, o marketing sustentável demonstra ser cada vez mais pertinente na gestão das empresas. Uma estratégia ambiental pode constituir uma vantagem competitiva e um meio de atingir rentabilidade a longo prazo, atrair novos clientes e fornecedores. Um eixo estratégico do Lidl consiste na proteção do planeta, através da aplicação de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor, sendo, em algumas, pioneiro em Portugal. O estudo propôs-se a averiguar o contributo das práticas de marketing sustentável, de foro ambiental, como fator crítico de sucesso para a criação de vantagem competitiva e a satisfação dos consumidores, no caso do Lidl. Para responder ao seu objetivo, utilizou-se o método quantitativo com um questionário online a 241 indivíduos, no qual avaliaram várias insígnias e responderam sobre a satisfação, o conhecimento das práticas sustentáveis do Lidl e atitude face à sustentabilidade. Os resultados identificaram fatores determinantes de escolha de lojas de retalho alimentar e as vantagens competitivas de diferentes insígnias, inclusive a confirmação da superioridade competitiva do Lidl nas práticas sustentáveis e a influência na satisfação com esta marca. Verificou-se o efeito moderador da atitude face à sustentabilidade, que reforça a relação entre as práticas sustentáveis e a satisfação das práticas sustentáveis na satisfação com a marca Lidl dos consumidores, tal como a detenção do Lidl dessa vantagem competitiva.
- Plano de comunicação integrada em marketing para a Marca Bio KillPublication . Letras, Dina Isabel Carneireiro; Pina, Helena FigueiredoEste trabalho de projeto tem como objetivo apresentar um plano de comunicação para a marca Bio Kill. O foco deste plano passa pela educação do consumidor para a utilização de um inseticida que atua por proteção, com vista a diferenciá-lo e distanciá-lo dos habituais inseticidas que o consumidor conhece. Com a comunicação pretende-se afirmar Bio Kill como o inseticida do futuro e contribuir para uma nova segmentação dentro da categoria, os inseticidas biodegradáveis. O projeto parte da análise de mercado em questão e da marca Bio Kill. Após a análise da envolvente externa e interna, é levada a cabo uma análise ao consumidor de inseticidas, sendo realizado para efeito um estudo ao consumidor português, através de um inquérito por questionário. Seguidamente é desenvolvida a parte estratégica do plano, a criação das ações a desenvolver, o cronograma de implementação das mesmas e o orçamento previsional.
- As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musicalPublication . Saraiva, Maria Raquel Cruz; Ramos, Ricardo; Soares, Pedro CoutoResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte do Relatório de Estágio do Ensino Especializado tem por base a descrição e explanação do estágio em observação realizado pela mestranda na classe de fagote do professor Carolino Carreira da Academia de Música de Santa Cecília no ano letivo de 2020/2021. A AMSC é uma escola de referência tanto na área académica como no domínio musical, através do ensino integrado de música, tendo este modelo de ensino sido pioneiro em Portugal. A Academia contempla uma grande variedade de oferta a nível de instrumentos e abrange os níveis de ensino desde a pré-escola, até ao 12º ano de escolaridade. No presente relatório é feita a caracterização da escola, através da contextualização histórica, é explicado o modelo de ensino assim como o seu ideário e referida a oferta educativa, planos curriculares e os recursos da escola. Posteriormente, é retratado o estágio realizado, sendo feita uma caracterização da classe de fagote, onde se refere o número e nível dos alunos assim como atividades extra realizadas ao longo do ano. De seguida, são apresentados os três alunos selecionados, do 3º, 6º e 9º ano e é feita uma análise das aulas observadas e lecionadas, referido as estratégias de ensino utilizadas e o programa realizado. A participação neste estágio permitiu à mestranda concluir que o papel de professor vai muito além do ensino de conteúdos e que a estratégia de ensino deve ser adaptada a cada aluno em específico, sendo importante respeitar as características de cada um. Foi ainda percetível que um dos parâmetros em que o professor deve incidir mais é na motivação, procurando estratégias que captem o interesse e o gosto do aluno pelo instrumento.
- Rita poesia: um recurso educativo digital para a exploração da poesia visual no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Alves, Ana Rita Catarino; Cardoso, Adriana; Sá, KátiaAs tecnologias têm ao longo destas últimas décadas sido utilizadas de forma gradual, em benefício da escola, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e motivação dos alunos, mas foi preciso uma pandemia, como o COVID 19, para que a sua importância fosse completamente reconhecida por toda a comunidade escolar. O título escolhido para este estudo é, “Rita Poesia: um recurso educativo digital para a exploração da poesia visual, com o público-alvo a partir do 3.ºano de escolaridade. O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir para a implementação de práticas interdisciplinares entre o português e as artes visuais recorrendo às tecnologias digitais. Mais concretamente, espera-se alcançar os seguintes objetivos específicos: (i) criar um recurso educativo digital que promova a exploração e produção de poesia visual; (ii) implementar o recurso educativo digital em contexto de ensino-aprendizagem e avaliar os resultados obtidos. Para o desenvolvimento do recurso educativo digital, seguiu-se o modelo de Design Instrucional, mais concretamente o modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation). Este recurso foi testado com alunos do Ensino Básico na Escola Portuguesa de Cabo Verde, escola sediada na Ilha de Santiago, cidade da Praia, tendo sido gravadas as suas participações na exploração do mesmo, e posteriormente analisados e avaliados os resultados obtidos. Como resultado dessa avaliação, foram corrigidos os erros detetados e ajustadas a proposta inicial. Como resultado final, os alunos participantes neste estudo conseguiram obter resultados bastante positivos, aquando da realização do recurso educativo digital, conseguindo diferenciar a poesia visual da tradicional e realizando através do recurso poemas visuais com as palavras fornecidas, explorando assim os campos propostos. Os resultados obtidos revelam ainda que as tecnologias aliadas ao ensino-aprendizagem representam um recurso didático de grande valor educativo, envolvendo a participação dos alunos de forma entusiasta em todo o processo.
- Proposta de metodologia de estudo específica para preparação de performance em trompete: a técnica dos ''seis passos”Publication . Santos, David Paulo Ferreira dos; Burt, DavidResumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio foi lavrado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O trabalho apresentado tem origem na prática pedagógica em exercício da docência em duas escolas do Ensino Artístico Especializado, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras, e a Academia de Música de Óbidos, no ano lectivo de 2017/2018 e incidindo sobre três alunos. Um do 5.º Ano/1.º Grau, outro do 7.º Ano/3.º Grau e o último do 10.º Ano/6.º Grau. Além da caracterização de ambos os estabelecimentos de ensino, seu corpo docente e recursos, são também caracterizados os alunos em estudo relativamente ao seu desempenho e estilo de aprendizagem, bem como os demais aspectos que dão contexto à sua frequência e vivência do ano lectivo em estudo. Este trabalho teve por objectivo a avaliação do mestrando no cargo de docente de Trompete nas duas escolas, culminando na reflexão sobre o decorrer do ano, as actividades desenvolvidas e os conhecimentos transmitidos, desenvolvidos e consolidados aos alunos, permitindo ao primeiro a percepção sobre a sua prática pedagógica e dos pontos fortes que nela possam existir, bem como os pontos onde existem necessidades de melhoria por parte do mesmo na perseguição do seu objectivo de ser um docente profissionalizado capaz.
