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- Experimental and numerical simulations of oblique extreme wave conditions in front of a breakwater`s trunk and round headPublication . Carvalho, R. F.; Santos, João Alfredo; Ojeda, G. Barajas; Beg, Md. N. A.; Lopes, P. M.; Fortes, J. C.; Lara, J. L.Climate change studies already reported sea level rise as an accepted scenario, which induces changes in nearshore wave conditions. A large range of new experiences including water level, run-up, overtopping, hydrodynamic data for different wave steepnesses and directions was performed in the Leibniz Universität Hannover (LUH) wave basin for a rubble mound breakwater with a slope of 1(V):2(H). This work presents, focusing on oblique extreme wave conditions, numerical simulations of the hydrodynamics in that experiment using OpenFOAM®. Results of the wave generation boundary conditions and their propagation, namely elevation of the water level free-surface and velocity data at specific locations are compared and discussed with data from experimental measurements acquired by acoustic wave gauges and acoustic doppler velocimeter (ADV) / Vectrino equipment. Although an exact match between numerical and laboratory values was not reached, an appropriate incident wave angle and a reasonable amplitude of velocities and water depths was achieved and the same happened to the statistics of those values.
- O poder dos influenciadores digitais: o olhar da comunicação estratégica em relações públicasPublication . Pinheiro, Ana Luísa Mota; Miranda, Sandra Marisa LopesA evolução tecnológica originou várias alterações a nível social, assim como transformações comportamentais, entre elas o modo como as pessoas comunicam. A tecnologia surgiu como forma de aproximar as pessoas, e nos dias de hoje faz parte do dia-a-dia de várias organizações/marcas que se querem manter mais próximas e conquistar a confiança do seu público. A área do digital tornou-se não só bastante oportuna como importante para as Relações Públicas, e uma das vantagens da comunicação digital passa pela facilidade em disseminar uma mensagem. Surgiu a necessidade dos profissionais de Relações Públicas repensarem o seu posicionamento e desenvolverem estratégias para atrair a atenção dos consumidores, assinalando a interação entre as organizações e os seus públicos. Desta forma, os media tradicionais concederam lugar a Influenciadores Digitais, capacitados para exercer influência no processo de comunicação estratégica. Estes Influenciadores Digitais conseguem passar mensagens/conteúdo de uma forma mais fácil e rápida e influenciam um grande número de pessoas através da sua reputação. Dada a importância dos influenciadores digitais junto das audiências internáuticas, estes passaram a chamar a atenção das organizações e consequentemente começaram a ser usados como ferramentas de comunicação. Pretende-se com este trabalho final de mestrado, onde foi desenvolvido um estágio com duração de cinco meses, na agência Marie PR & Brand Consulting, estudar todo o processo de comunicação estratégica, assim como todas as etapas, entre as agências de comunicação e os Influenciadores Digitais.
- Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolarPublication . Silva, Ana Catarina Duarte da; Toledo, LeonorO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPSII) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância com crianças de 3 anos de idade, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este trabalho de investigação teve por objetivo principal conhecer e compreender as conceções das crianças sobre a emergência da leitura e da escrita. A emergência da leitura e da escrita inicia-se muito antes do ensino formal, pois desde muito pequenas as crianças contactam no dia-a-dia com várias situações que envolvem a leitura e a escrita, desenvolvendo assim vários conhecimentos. Após ser verificada a necessidade de mais materiais escritos na sala, e de forma a dar resposta a esta problemática, surgiu a estratégia de apetrechar o ambiente educativo com materiais de escrita e diversos escritos, viabilizando a compreensão das conceções face à temática. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa que teve como objetivos compreender as conceções das crianças face às funcionalidades da leitura e da escrita, identificando das convenções escritas e percebendo o interesse e motivação que as leva a quer aprender a ler e escrever, antes do ensino formal da leitura e da escrita. Os resultados deste estudo indicam que as crianças em idade pré-escolar percecionam práticas de leitura e de escrita, identificam regras do uso da leitura e da escrita e usam algumas das suas funcionalidades, reconhecendo convenções da escrita e reproduzindo algumas delas. A organização do ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potência as aprendizagens do grupo e cria um maior e mais prazeroso envolvimento em situações que implicam ler e escrever.
- O processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados: o impacto do ensino coletivoPublication . Sousa, Ana Paula Dutra; Neto, TiagoResumo I - A primeira parte do presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no Conservatório d’Artes de Loures, instituição que tem vindo a afirmar-se no panorama do ensino de música em Portugal, não só pela sua qualidade, mas também pela missão de integração social através da arte. Nesta secção constam a caracterização da instituição, da classe de violino e dos alunos selecionados para o estágio, assim como a descrição da prática pedagógica implementada ao longo do ano letivo. Por último, haverá espaço para uma reflexão crítica de toda a atividade pedagógica realizada, analisando a evolução de cada aluno, a consecução dos objetivos estipulados, bem como as facilidades e dificuldades sentidas ao longo da prática pedagógica.
- Fragmentos de uma vida dançante e o modo observacional nos filmes “Bobbi Jene” e “No escuro do cinema descalço os sapatos”Publication . Saraiva, Filipa Cerveira da Mota; Gonçalves, VítorEste projeto tem origem num processo de introspeção pessoal em torno de questões relacionadas com o papel da dança na vida do ser humano. Trata-se de explorar uma conceção de dança que vai além do domínio artístico, para se amplificar ao quotidiano e à memória habitual do corpo. A par com a conceção anterior, pretende-se conciliar a ideia de dança enquanto veículo de pertença a uma comunidade, catalisador de liberdade, sensibilidade sobre o presente e auto-conhecimento da pessoa que dança e do mundo em que o mesmo se insere. Analisar-se-ão excertos fílmicos de Bobbi Jene e No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos, ambos estruturados segundo o modo observacional. Através do estudo de exemplos desta modalidade e dos seus respetivos componentes de realização, propõe-se encontrar a forma fílmica mais adequada à realização de uma curta documental de dança.
- "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?Publication . Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de; Rosa, ManuelaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Supervisionada II (PPSII) que decorreu entre 9 de novembro e 13 de maio. O período de estágio decorreu numa organização socioeducativa privada em contexto de Jardim de Infância (JI) com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Trata-se de um trabalho reflexivo acerca da minha prática e intervenção pedagógica durante o período de estágio acima referido. Sendo inicialmente apresentada uma caraterização do contexto socioeducativo, as intencionalidades pedagógicas que tive como base para a minha prática educativa e como decorreu o processo de intervenção, ou seja, a sua avaliação. É ainda apresentado neste relatório um capítulo acerca da investigação realizada centrada na questão de investigação “Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?” tendo como principais objetivos caracterizar o que existe na biblioteca e o seu funcionamento, perceber qual a importância dada ao espaço da biblioteca por todos os intervenientes e reorganizar o mesmo de forma mais motivadora para as crianças. Relativamente à metodologia, trata-se de uma investigação ação de natureza qualitativa no qual foram utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados. No que diz respeito à apresentação e discussão dos resultados da investigação, foi possível avaliar a situação inicial da biblioteca, assim como a perspetiva de todos os intervenientes em relação à mesma, apresentar as estratégias de intervenção para a mudança da biblioteca, assim como concluir que a organização da biblioteca influencia as práticas leitoras das crianças neste espaço.