Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados: o impacto do ensino coletivo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I - A primeira parte do presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no Conservatório d’Artes de Loures, instituição que tem vindo a afirmar-se no panorama do ensino de música em Portugal, não só pela sua qualidade, mas também pela missão de integração social através da arte. Nesta secção constam a caracterização da instituição, da classe de violino e dos alunos selecionados para o estágio, assim como a descrição da prática pedagógica implementada ao longo do ano letivo. Por último, haverá espaço para uma reflexão crítica de toda a atividade pedagógica realizada, analisando a evolução de cada aluno, a consecução dos objetivos estipulados, bem como as facilidades e dificuldades sentidas ao longo da prática pedagógica.
Resumo II - O projeto de investigação levado a cabo tem como eixo central o processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados, e prende-se com a realidade de que o ensino coletivo é uma modalidade presente no âmbito do ensino especializado de música em Portugal, aspeto que constitui novos e complexos desafios, nomeadamente, na gestão da heterogeneidade. A pesquisa tem como principal objetivo encontrar procedimentos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de todos os alunos dispostos em grupos de aprendizagem instrumental heterogéneos, assim como analisar o impacto da socialização e interação na potencialização de competências musicais. Esta investigação destina-se a todos docentes do ensino especializado de música que praticam o ensino coletivo e são diariamente confrontados com novos desafios a nível da heterogeneidade dos grupos, assim como a todos os professores que encontram especial dificuldade em adaptar o ensino instrumental a um modelo coletivo. Em função disso, o presente projeto de investigação pretende oferecer uma visão realista em relação ao ensino coletivo assim como encontrar técnicas que melhorem a operacionalização da prática pedagógica coletiva e consequentemente, a aprendizagem instrumental de todos os alunos dispostos em grupos com níveis diferenciados.
Abstract I The first part of this report refers to the teaching practice developed within the scope of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. The internship was held at Conservatório d’Artes de Loures, an institution that has become a reference in the panorama of music education in Portugal, not only for providing high quality education, but also for promoting social integration through art. This section includes a detailed characterization of the institution, the violin studio and the students selected for the internship, along with a description of the pedagogical practice implemented throughout the school year. Finally, there will be room for a critical reflection on the entire pedagogical activity carried out, analyzing the evolution of each student, the achievement of the stipulated objectives as well as the facilities and difficulties experienced throughout the pedagogical practice.
Abstract II The central point of the following research refers to violin learning in groups with students with different levels of development. Collective learning is a type of practice that has been adopted within specialized music education in Portugal. This aspect brought new and complex challenges, particularly in managing heterogeneity. The main objective of the research is to find pedagogical procedures that promote the development of all students within heterogeneous instrumental groups, as well as to analyze the impact of socialization and interaction in the enhancement of musical skills. This research is addressed to all teachers of specialized music education who employ collective instrumental teaching and are daily confronted with new challenges concerning groups heterogeneity, along with all teachers who find it especially difficult to adapt instrumental teaching to a collective model. Therefore, this study aims to offer a realistic vision of collective teaching, as well as to find techniques that improve the operationalization of collective pedagogical practice and consequently, the instrumental learning of all students in groups with different levels.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino coletivo Ensino-aprendizagem do violino Ensino diferenciado Socialização Conservatório d’Artes de Loures Collective teaching Violin teaching and learning Differentiation Socialization

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa