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- Cres(ser) no espaço exterior: brincar, explorar e aprender fora da sala de atividadesPublication . Barbosa, Rute Alexandra Duarte; Simões, AnaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), tem por base o desenvolvimento de toda a minha intervenção educativa, numa instituição privada, em contexto de Jardim de Infância (JI). O documento tem como principal propósito expressar, documentar, apresentar e refletir sobre toda uma experiência educativa, que motivou e fortaleceu uma investigação no decorrer dos meses de intervenção. Neste documento, é exposta uma caracterização do meio e do contexto socioeducativo envolvente, assim como uma breve apresentação da equipa educativa, das crianças e suas famílias. É também apresentada uma análise reflexiva da minha intervenção, em que exponho as intenções delineadas para a ação junto de todos os intervenientes. Vivemos tempos difíceis que implicam grandes mudanças, nomeadamente na educação de infância. Observa-se uma infância cada vez mais sobrecarregada e limitada a uma sala de atividades, com tempo reduzido para brincar, livre e espontaneamente, fora dela. Este estudo, baseado numa investigação de natureza qualitativa, através do método de “estudo de caso” tem como principal objetivo compreender e afirmar o espaço exterior enquanto potenciador de brincadeiras, explorações e aprendizagens. Tornou-se, por isso, relevante, analisar as conceções das famílias, assim como as perspetivas da coordenadora pedagógica e da equipa educativa da sala em relação ao espaço exterior, com o intuito de compreender o papel que o adulto assume naquele espaço. A observação direta, participante e não-participante, o inquérito por questionário, as entrevistas e as conversas informais com os intervenientes foram as técnicas privilegiadas para a recolha de dados. A análise e discussão dos dados recolhidos articulada com a revisão de literatura realizada permitiu chegar a algumas conclusões: apesar da valorização do espaço exterior por parte dos participantes do estudo, parece subsistir ainda algum receio e alguns preconceitos em relação à sua utilização mais livre e espontânea, em detrimento dos benefícios na infância do contacto com a natureza.
- O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JIPublication . Pereira, Micaela Filipa de Areias; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de JI. Este tem como finalidade dar sustentabilidade teórica à ação profissional, sendo também um contributo essencial para uma reflexibilidade interveniente na ação e na estruturação da identidade profissional. Foi observado e caracterizado um grupo de 19 crianças dos 4 aos 6 anos e a partir dessa caracterização, ou seja, os interesses, as necessidades e as potencialidades das crianças, surgiu o tema de investigação “Qual o papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI?”. A investigação desenvolvida foi de índole qualitativa, tendo sido utilizada uma investigação-ação para melhor responder aos objetivos pré-estabelecidos: Identificar os conhecimentos das crianças pela escrita; Perceber quais as estratégias mais eficazes que facilitam a apropriação das crianças na escrita. De forma a realizar a investigação utilizei uma técnica direta de recolha de dados assente na observação participante, utilizei a entrevista semiestruturada, as notas de campo e os registos fotográficos e gráficos. O objetivo principal desta investigação tinha que ver com uma mudança na ação relativamente à emergência da escrita. Assim foram criadas estratégias e subestratégias que promovessem essa emergência. Os dados foram todos apresentados e analisados, sendo verificada uma mudança da ação. A partir das subestratégias desenvolvidas verificou-se uma aquisição de conhecimentos no que concerne à emergência da escrita, mais concretamente, à sua funcionalidade, aos aspetos figurativos e à consciência fonológica.
- A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?Publication . Cruz, Maria Inês Correia Barceló de Almada; Simões, AnaO presente relatório pretende apresentar, através de uma reflexão fundamentada, a minha intervenção da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de idade. A problemática que escolhi investigar surgiu das características do contexto, pois sendo este um contexto bilingue e multicultural, surgiu a problemática “A Educação Bilingue – português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?”. A metodologia que utilizei nesta investigação foi um estudo de caso. Como conclusões do estudo, foi possível verificar que é importante haver um código de escrita para que as crianças aprendam a distinguir tanto a língua falada como a escrita. A exposição às duas línguas deve ser o mais equilibrada possível, sendo a relação pedagógica a base para toda a aprendizagem de línguas.
- Diferentes olhares sobre o brincar: as crianças e as suas famíliasPublication . Ferreira, Ângela Raquel Mendes; Toledo, LeonorO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) que decorreu na valência de Jardim Infância (JI), numa organização socioeducativa privada em Loures durante seis meses, com um grupo de crianças de três anos. Constitui-se como um trabalho reflexivo e fundamentado sobre os processos vivenciados com as crianças e adultos e visa a construção de um modelo pessoal de intervenção educativa refletido, fundamentado e eticamente situado. Com vista numa prática contextualizada foram identificadas as particularidades do contexto socioeducativo e de todos os intervenientes da ação educativa. Através desta caraterização inicial foram também definidas as intencionalidades educativas que orientaram toda a prática educativa. Para além disso foi explicitada uma análise reflexiva sobre os moldes em que decorreu o processo cíclico de planificação e avaliação que permitiu a adaptação da prática pedagógica à realidade do contexto. Este trabalho comtempla ainda um capítulo que apresenta a investigação realizada no contexto - Diferentes olhares sobre o brincar – que teve como principais objetivos (i) caraterizar as conceções das famílias e das crianças sobre o brincar na infância; e (ii) conhecer e caraterizar as situações em que as famílias brincam com as crianças: Costumam brincar? A quê? Em que momentos? Nesta investigação foram escutadas as vozes das crianças e das famílias da sala onde decorreu a minha prática educativa. É de salientar ainda que a investigação tem por base um enquadramento teórico que perspetiva o brincar como uma componente essencial ao desenvolvimento da criança que dá voz a todos e a cada um dos intervenientes da ação. São também apresentados os princípios metodológicos e éticos que orientaram a investigação e ainda a apresentação dos resultados obtidos. O último capítulo evidencia uma análise reflexiva de todo o percurso realizado assim como uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade profissional com alguns dos seus traços estruturantes.
- O fact-checking como prática do jornalismo desportivo da TVIPublication . Piedade, David Manuel Marques; Simões, Rui Fernando AlmeidaO presente relatório de estágio revela as representações dos jornalistas da Editoria de Desporto da TVI sobre processo de verificação de factos. Além disso, este estudo consagra uma análise reflexiva sobre os padrões e mecanismos utilizados no processo de verificação de factos. Adotou-se um método qualitativo, socorrendo-se de um período de observação participante de quatro meses e de cinco entrevistas não estruturadas aos jornalistas da TVI para dar resposta aos objetivos específicos da investigação. Através da observação participante, descobriu-se que a verificação de factos é uma prática que emana da experiência dos jornalistas em contexto de trabalho, sendo que cada profissional tem métodos diferentes para confirmar os dados. Além disso, a verificação de factos na Editoria de Desporto pode ser dividida em três domínios distintos: direto, indireto e inexistente. Pode ser realizada de forma direta quando o jornalista utiliza os seus próprios recursos para confirmar os dados; pode ser indireta quando o jornalista recorre aos colegas de profissão ou às chefias para tentar chegar aos factos; Por último, também pode ser inexistente quando o jornalista não dá a informação; atribui o crédito da respetiva informação ao órgão de comunicação social; ou recorre às informações das agências noticiosas. Além disso, o presente estudo expôs dados que evidenciam uma relação de confiança e proximidade entre a Editoria de Desporto da TVI e os jornalistas do Mais Futebol. Uma parceria estratégica que se estende à troca de informações, contactos e jornalistas entre os respetivos órgãos de informação. Com base no período de observação, percebeu-se que o tempo, o excesso de informação nas redes sociais, a luta pelas audiências e o bloqueio da informação por parte dos clubes são os principais entraves à verificação de factos. Esta investigação serve para explicar a forma como ocorre o processo de confirmação das notícias de desporto na redação e, em simultâneo, para consciencializar o público quanto às dificuldades encontradas durante o processo de verificação dos dados. Face à existência de estudos residuais na área do desporto, o presente objeto de estudo adveio da necessidade de investigar a verificação de factos, empreendendo uma análise empírica que consagre o processo de averiguação da notícia no jornalismo desportivo.
- Os/as auxiliares de ação educativa em educação de infância; conceções, papéis e funçõesPublication . Pedro, Filipa Enderenço; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório s urge no â mbito da Unidade Curricula r Prática Profissional Supervisionada I I (PPS I I), no âmbito da obtenção de grau de Mestre em Educação Pré Escolar , enquadr a se n um trabalho de ref lex ã o sistemática ace r ca do meu percurso e prátic a p edagógica enquanto educad ora estagi ária , num período compreendido entre o dia 11 de novembro de 2020 e 30 de abril de 2021 Import a escl arecer que a min ha intervenção foi alicerçad a e fundamentada na inte rlocução entre a Pe da g ogia da In fância e a Sociologi a da Infâ ncia, onde, através deste diálogo inter disciplinar, surge o d esafio de compreender a infâ n cia numa perspetiva mais ampla, evitando a sua reduçã o a u ma visão que tende a pa dronizar os comporta ment os e modos de viver a infân cia. O desempenho de todo s /as os /a s intervenientes educativo s, nome a damente, dos /as auxiliares de ação educativa em context o de educação de infância na pro moção de um a educação de qu al i dade , levou a o desen volvimento de uma in vestigação, cujos o bjetiv o s passam por (i) car a teri za r a s co nceções d a s os auxil iares da ação ed u cativ a re lati vam e nte à sua profissão , ao con ceito de criança e ao modelo pedagógico implementado na orga nização s oc ioeducativa , o MEM ( mape ar as produções académ icas, em P or tugal, sobre auxili ares de ação educat iva em EI (ii i) analis ar os referen ci a is pa r a a EI em Portug al relativamente ao papel do s /as auxiliares da ação educativ a e (iv) ma pear o e nqu ad r amen to socio l egis l ati v o e norm ati v o da categoria prof issional auxili ar d a aç ão e duc a ti va (AAE )). Do ponto de vista metodológi co, a i nv estigação assume uma natur eza qual itat i va , tendo se recorrido ao método de estudo de caso numa perspe tiva explor atória e a diferentes técnicas de rec olha de inf ormação , a s aber a observação part icipante entrevistas se mies trut u r a da s e análise documental . E sta é uma investig ação e xp l oratória que realça a n ece s s idade de se aprofundar o s estudos acerca do papel destes /as sendo que as conclusões a pontam para : (i) uma falta de diretrizes formai s que coaduna com a pl ur ali d ade de discursos das auxil iares relativamente à dimensão s obre a profissionalidad e, nomeadamente sobre funções, papéis e competências profissionais destas profissionais o que pode rá ser campo de tensões e amb iguidades (i i) a ne cessidade d e uma for mação in icial e contínua na prát ica enquanto AAE; i ii ) as representações dominantes de criança e infância tendem a ser apresentadas quase que indiferenciadamente, infância tendem a ser apresentadas quase que indiferenciadamente, complementandocomplementando--se como sendo uma mesma realidadese como sendo uma mesma realidade, pe, permanecendo uma rmanecendo uma visvisãoão ccaracterizadaaracterizada pela pela vulnevulnerrabilidadeabilidade de um de um temptempo o de ede espera espera e de dependênde dependênciacia do do adultoadulto;; (iv) aa tentativa de tentativa de conciliar mundos teóricos diferentes e que apresentam pontos de conciliar mundos teóricos diferentes e que apresentam pontos de tensão e pouco consenso entre sitensão e pouco consenso entre si, surgindo , surgindo uma visão manifestamentuma visão manifestamente diferente e que e diferente e que reremete para uma visãomete para uma visão de crde criiança enquanto ator socialança enquanto ator social, , uma visão da emergente uma visão da emergente Sociologia da InfânciaSociologia da Infância, aquand, aquando questionadao questionadas s acerca do modelo pedagógico acerca do modelo pedagógico implementado na organização socioeducativa, implementado na organização socioeducativa, o o Movimento da Escola Moderna Movimento da Escola Moderna (MEM(MEM).).
- A figuração cinematográfica da invocação do passado de uma mãe a partir dos espaços e objetos de uma casa abandonadaPublication . Lunardi, Tommaso; Sapinho, JoaquimO meu Trabalho de Projeto na área de Realização e Dramaturgia resulta da ideia de figurar cinematograficamente, através dos objetos que permanecem nas divisões de uma casa abandonada, o passado da relação quotidiana de uma mãe com os seus filhos. Esta invocação do passado será feita pelo filho que é o próprio realizador, explorando as memórias pessoais da relação com a sua mãe, com as imagens filmadas da sua casa de família.
- A auto-representação como forma de investigação no documentário contemporâneoPublication . Silva, Fábio Gonçalo Lopes da; Gonçalves, VítorO presente trabalho pretende analisar as potencialidades da inscrição do realizador em campo, visando compreender o modo como o autor está inserido na matéria do filme, bem como a sua relação com as restantes personagens. Neste projeto consta a análise de dois filmes, Visita ou Memória e Confissões (1982) de Manoel de Oliveira, e As Praias de Agnès (2008) de Agnès Varda, para compreender de que forma os dois cineastas se apresentam diante da câmara, e, assim, exporem as suas memórias e inquietações mais íntimas. É através da análise destas duas obras que faço um objeto fílmico, Fruto do Vosso Ventre, que surge da necessidade de compreender os mecanismos de construção de um cinema na primeira pessoa, onde a relação entre mim e os meus pais é o tema principal.