Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
M_ Inês Cruz - Relatório da PPS II.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório pretende apresentar, através de uma reflexão fundamentada, a minha intervenção da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de idade. A problemática que escolhi investigar surgiu das características do contexto, pois sendo este um contexto bilingue e multicultural, surgiu a problemática “A Educação Bilingue – português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?”. A metodologia que utilizei nesta investigação foi um estudo de caso. Como conclusões do estudo, foi possível verificar que é importante haver um código de escrita para que as crianças aprendam a distinguir tanto a língua falada como a escrita. A exposição às duas línguas deve ser o mais equilibrada possível, sendo a relação pedagógica a base para toda a aprendizagem de línguas.
ABSTRACT This report aims to present, through a reasoned reflection, my intervention of the Supervised Professional Practice in a Kindergarten context, with a group of 5 and 6-year-old children. The problem I chose to investigate arose from the characteristics of the context, as it is a bilingual and multicultural context. Thus the title: "Bilingual Education - Portuguese and English: what benefits and challenges for pre-school children?”. The methodology that I used in this research was a case study. As conclusions of the study, it was possible to verify that it is important to have a writing code so that children learn to distinguish both the spoken and the written language. The exposure to both languages should be as balanced as possible, being the pedagogical relationship the basis for all language learning.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Prática profissional supervisionada Bilinguismo Comunicação Children Supervised professional practice Bilingualism Communication

Citation

Cruz, M. I. C. (2021). A educação bilingue - português e inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14515

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue