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- Processo criativo de encenação de um texto de H. Ibsen: para uma exploração física das dinâmicas relacionais e características expressivas da sua dramaturgiaPublication . Guimarães, Martim Maria Lobo Machado de Mesquita; Corrêa, Graça P.Este relatório de projecto – objecto conferente a grau de Mestre para o Mestrado em Teatro – especialização em Encenação – pretende descrever o processo criativo de encenação da peça O Pequeno Eyolf de Henrik Ibsen através do levantamento das acções físicas e relações espaciais presentes no texto e o tratamento das mesmas usando ferramentas e conceitos provenientes do sistema de análise de movimento de Rudolf Laban. Esta encenação serve como uma investigação para determinar a possibilidade de se estudar um texto do reportório canónico da dramaturgia ocidental do ponto de vista da fisicalidade e espacialidade do texto mais do que do carácter literário – isto é, partir das didascálias em vez das falas das personagens. Aprofundando temas como o simbolismo da escrita ibseniana, este relatório descreve a dramaturgia da peça e os conceitos desta encenação – passando por uma explicação detalhada das diferentes fases do processo e dos conceitos plásticos para esta encenação. Por fim, o relatório pretende avaliar o espectáculo proveniente deste trabalho e investigação e reflectir acerca do sucesso da mesma.
- Salazar in Visão Magazine: picturing memories throughout a decadePublication . Mata, Maria J.In this paper, we propose to show how the magazine Visão – a weekly magazine of general information created in 1993 – recovered, in its pages, the memory of the former President of the Council of Ministers, Oliveira Salazar, a dictator who ruled Portugal between 1932 and 1968. The inventory of pieces published about Salazar over the first ten years of the new millennium allows us to understand some dynamics of memorial construction, namely with regard to the recurrent use of photographs and portraits that evoke and recover some of the traits and events most emblematic of his regime. What are these events? At what moments, throughout the decade, was Salazar most "seen" and talked about? In what context do these images appear in the pieces? What do they show and what do they hide? To what extent did the magazine format enhance the exploration of the image – whether in photos or illustrations – as a fundamental element in the recovery of your memory? The potential of images in witnessing or in symbolic evocation obliges journalism to mobilize its founding values when it resorts to them. In the case of characters with the historical and political dimension of Oliveira Salazar, whose visuality was largely controlled by their government advertising services, it is important to understand what strategies journalism used to incorporate his image into the current discourse without neglecting his responsibility in the recovery of the memory of those times. The survey of the pieces published in this magazine allows us to identify, over the years, an inevitable use of archival images that emphasizes both the critical eye and the inability to overcome the limitations of access to the images themselves.
- Avaliação da qualidade em creche: a visão dos paisPublication . Umbelino, Marta Gaspar Gonçalves; Lino, DalilaOs primeiros anos de vida de uma criança são repletos de aprendizagens e descobertas que são fulcrais na promoção do desenvolvimento social, linguístico, afetivo e cognitivo, bem como, no bem-estar da criança. A creche tem um papel essencial junto da família e deve ser encarada como um fator importante na vida da criança e no seu desenvolvimento. Um contexto educacional de qualidade em creche requer oportunidades, experiências de aprendizagens significativas, descobertas por parte das crianças, diversas atividades, interações com os outros, bem como rotinas, momentos de conforto e bem-estar. O presente trabalho pretende estudar a qualidade do atendimento educacional da creche, na perspetiva dos pais. A natureza da investigação é quantitativa e predominantemente qualitativa, tendo sido desenvolvido um estudo de caso no âmbito analítico. A recolha de dados foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 6 salas de creche e os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação do Ambiente Creche – ITERS-R, o questionário e a entrevista semiestruturada. No estudo foram inquiridos no questionário 47 pais e 6 pais através das entrevistas realizadas. Através da análise de dados foi possível verificar que a visão dos pais vai ao encontro dos resultados obtidos na ITERS-R, atribuindo à creche estuda uma qualidade moderada elevada, entre o Bom e o Excelente. O estudo realizado indica que a creche escolhida pelos pais satisfaz as necessidades das crianças e das famílias, são aplicadas e desenvolvidas boas práticas, estimulando as aprendizagens e o desenvolvimento da criança. Os pais revelaram que há uma boa relação creche-família e o seu envolvimento. A participação no quotidiano da creche é vista com sugestão de melhoria, uma vez que os pais não entram diariamente na instituição e apenas conseguem participar em algumas atividades propostas devido ao horário de trabalho.
- Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolarPublication . Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente; Simões, AnaO presente trabalho de investigação intitula-se EmocionArte: A educação artística como meio de reconhecer as emoções. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre o processo de intervenção desenvolvido durante dezoito semanas de prática, realizada numa sala de Jardim de Infância com 26 crianças na faixa etária dos 3 anos. Além de reunir evidências da prática pedagógica, este relatório apresenta ainda uma investigação delineada no decorrer da minha intervenção, e uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade enquanto educadora de infância. No que diz respeito à investigação, pretende-se analisar a pertinência da área curricular da educação artística como veículo de desenvolvimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, através do método estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta, a aplicação de um teste de reconhecimento das emoções (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) às crianças do grupo, através de uma entrevista estruturada, e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) A educação artística é valorizada como meio de reconhecimento das emoções; ii) As crianças têm mais facilidade em reconhecer emoções do que a expressá-las; iii) A alegria é a emoção que as crianças identificam com maior facilidade, associada a expressões faciais e situações estereotipadas.
- Contributos para o ensino da prática vocal em contexto de escolas de teatroPublication . Vicente, Susana Isabel Quaresma Fernandes Nunes; Belo, SaraEste relatório diz respeito ao resultado das práticas observadas no estágio efetuado com as professoras de voz da Licenciatura em Artes Performativas da Escola Superior de Teatro e Cinema no 1º semestre do ano letivo 2012/2013. Complementarmente a autora realizou as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e a disciplina de Didática da Música no ano letivo 20/21. Durante o período de estágio foi possível observar o trabalho efetuado com turmas de 1º, 2º e 3º ano, bem como fazer assistência à professora Sara Belo nos ensaios da peça de teatro O Quadro, com encenação de Matilde Trocado, em cena de 11 a 28 de outubro de 2012, no Auditório do Colégio São João de Brito. No contexto destes ensaios a autora dirigiu 2 sessões de aquecimento vocal e de corpo. O presente relatório está dividido em 17 capítulos que compilam algum do trabalho de voz observado, sistematizando-o e complementando-o com literatura científica e bibliografia existente. A par com a prática observada, a autora integra os exercícios que utilizou e desenvolveu na sua prática profissional como professora de voz ao longo dos 7 anos que distanciam este relatório das aulas observadas. É intenção deste relatório a organização num compêndio que possa ser utilizado como consulta na prática informada do ator, ou do cantor com ganas de saber mais sobre trabalho de texto, mas acima de tudo na prática profissional da própria autora. Para além disto a integração de práticas pedagógicas no capítulo 13 relacionadas com a aprendizagem de canções, aparece no seguimento da vontade da autora de complementar este mestrado com disciplinas de práticas pedagógicas inexistentes na Escola Superior de Teatro e Cinema.