Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação da qualidade em creche: a visão dos pais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os primeiros anos de vida de uma criança são repletos de aprendizagens e descobertas que são fulcrais na promoção do desenvolvimento social, linguístico, afetivo e cognitivo, bem como, no bem-estar da criança. A creche tem um papel essencial junto da família e deve ser encarada como um fator importante na vida da criança e no seu desenvolvimento. Um contexto educacional de qualidade em creche requer oportunidades, experiências de aprendizagens significativas, descobertas por parte das crianças, diversas atividades, interações com os outros, bem como rotinas, momentos de conforto e bem-estar. O presente trabalho pretende estudar a qualidade do atendimento educacional da creche, na perspetiva dos pais. A natureza da investigação é quantitativa e predominantemente qualitativa, tendo sido desenvolvido um estudo de caso no âmbito analítico. A recolha de dados foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 6 salas de creche e os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação do Ambiente Creche – ITERS-R, o questionário e a entrevista semiestruturada. No estudo foram inquiridos no questionário 47 pais e 6 pais através das entrevistas realizadas. Através da análise de dados foi possível verificar que a visão dos pais vai ao encontro dos resultados obtidos na ITERS-R, atribuindo à creche estuda uma qualidade moderada elevada, entre o Bom e o Excelente. O estudo realizado indica que a creche escolhida pelos pais satisfaz as necessidades das crianças e das famílias, são aplicadas e desenvolvidas boas práticas, estimulando as aprendizagens e o desenvolvimento da criança. Os pais revelaram que há uma boa relação creche-família e o seu envolvimento. A participação no quotidiano da creche é vista com sugestão de melhoria, uma vez que os pais não entram diariamente na instituição e apenas conseguem participar em algumas atividades propostas devido ao horário de trabalho.
ABSTRAT The first years of a child's life are full of learning and discoveries which are the core to the promotion of social, linguistic, affective and cognitive development, as well as, in the child's well-being. The day care center in a quality context has an essential role with the family and should be seen as a context that assumes, like other contexts of the child's life, an important role in the development. A quality nursery context requires opportunities, meaningful learning experiences, discovered by children, various activities, interactions with others, as well as routines, moments of comfort and well-being. The present work intends to study the quality of the daycare center costumer service, in the parents' view. The nature of the investigation is quantitative and predominantly qualitative, developed through a case study in the analytical scope. The data collection was carried out in a NPO (Non-Profit Organization) in 6 nursery rooms and the instruments used were the Nursery Environment Assessment Scale – ITERS-R, the questionnaire and the semi-structured interview. In the study, 47 parents were asked to fill a form and 6 parents interviewed. Through data analysis, it was possible to verify that the parents' opinion is in line with the results obtained in the ITERS-R, attributing to the day care center studies a moderate quality, between Good and Excellent. This study reveals that the daycare center chosen by the parents meets the needs of children and families, good practices are applied and developed, stimulating learning and child development. The parents revealed that there is a good relationship between daycare and family and their involvement. Participation in a day-to-day care center is seen as an improvement, since parents do not enter the institution daily and only manage to participate in some proposed activities due to working hours.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce

Keywords

Avaliação Creche Pais Qualidade Daycare Quality Daycare evaluation Parents

Citation

Umbelino, M. G. G. (2021). Avaliação da Qualidade em Creche: a visão dos pais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14521

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue