Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho é uma abordagem analítica da realidade dos meses de confinamento derivado à pandemia de SARS-CoV-2 e do modo como esta foi comunicada diretamente à criança. A criança é tendencialmente vista na sociedade como um sujeito que “ainda não consegue”, “ainda não faz”, “ainda não pode”, “ainda não entende” e, talvez por isso mesmo, na época de confinamento a que nos vimos sujeitos no início do ano de 2020, as comunicações nos meios públicos, de massas e digitais centraram-se na temática de como poderiam as famílias explicar às crianças o contexto que se vivia (e ainda vive). Sabendo que os meios tecnológicos permitem às crianças desenvolver capacidades de comunicação, através das quais se conectam com o mundo, há que ter em conta o facto de a tecnologia ter um impacto na vontade de aprender da criança, contribuindo para uma compreensão de conceitos complexos (Pirani e Hussain, 2019¹), como tantos que foram introduzidos nesta altura pandémica e que, assim, chegaram também até às crianças. Deste modo, a criação de programas educativos direcionados para as crianças pode beneficiá-las bastante nas suas aprendizagens e formação (Olayinka, Florence, Akpobo e Christian, 2016²). Em Portugal, pouco foi criado diretamente para as crianças; no Brasil fez-se um pouco mais; mas noutros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, comunicar a situação de SARS-CoV-2 foi efetivamente uma preocupação levada à prática com eficácia não só pelos meios públicos, de massas e digitais, mas também pelos organismos reguladores das nações.Este trabalho revela exemplos do que foi realizado em termos de comunicação para as crianças em Portugal e no Brasil e escrutina o que foi concretizado na Nova Zelândia, Dinamarca, entre outros, o que distingue o trabalho destes últimos do de Portugal e Brasil e as implicações e benefícios para o público mais jovem.

Description

Keywords

Crianças SARS-CoV-2 Comunicação pública

Citation

Casimiro, I. & Eiró-Gomes, M. (2020, out, 22-25). A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças. Comunicação apresentada, Online, no 21º Congresso de Arte-Terapia: «Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educação», Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia