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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho é uma abordagem analítica da realidade dos meses de
confinamento derivado à pandemia de SARS-CoV-2 e do modo como esta foi
comunicada diretamente à criança. A criança é tendencialmente vista na sociedade como
um sujeito que “ainda não consegue”, “ainda não faz”, “ainda não pode”, “ainda não
entende” e, talvez por isso mesmo, na época de confinamento a que nos vimos sujeitos
no início do ano de 2020, as comunicações nos meios públicos, de massas e digitais
centraram-se na temática de como poderiam as famílias explicar às crianças o contexto
que se vivia (e ainda vive).
Sabendo que os meios tecnológicos permitem às crianças desenvolver
capacidades de comunicação, através das quais se conectam com o mundo, há que ter em
conta o facto de a tecnologia ter um impacto na vontade de aprender da criança,
contribuindo para uma compreensão de conceitos complexos (Pirani e Hussain, 2019¹),
como tantos que foram introduzidos nesta altura pandémica e que, assim, chegaram
também até às crianças. Deste modo, a criação de programas educativos direcionados
para as crianças pode beneficiá-las bastante nas suas aprendizagens e formação
(Olayinka, Florence, Akpobo e Christian, 2016²).
Em Portugal, pouco foi criado diretamente para as crianças; no Brasil fez-se um
pouco mais; mas noutros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, comunicar a
situação de SARS-CoV-2 foi efetivamente uma preocupação levada à prática com
eficácia não só pelos meios públicos, de massas e digitais, mas também pelos organismos
reguladores das nações.Este trabalho revela exemplos do que foi realizado em termos de comunicação
para as crianças em Portugal e no Brasil e escrutina o que foi concretizado na Nova
Zelândia, Dinamarca, entre outros, o que distingue o trabalho destes últimos do de
Portugal e Brasil e as implicações e benefícios para o público mais jovem.
Description
Keywords
Crianças SARS-CoV-2 Comunicação pública
Citation
Casimiro, I. & Eiró-Gomes, M. (2020, out, 22-25). A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às crianças. Comunicação apresentada, Online, no 21º Congresso de Arte-Terapia: «Do Virtual ao Real: Arte, Terapia e Educação», Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Lisboa
Publisher
Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia