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O Museu da Paisagem (https://museudapaisagem.pt/) e o seu Serviço Educativo (https://museudapaisagem.pt/Servico_educativo/) desenvolvem programas com as comunidades dos territórios. Promovendo o encontro entre essas comunidades e as paisagens que habitam, procuramos desafiar modos de ver, interpretar e sentir.
Fundamental à mediação entre as organizações e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos proporcionam uma relação de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas, "um tipo de trabalho a longo prazo, virado para a formação do gosto, vinculado ao princípio de que do despertar de apetências e hábitos de convivência com bens e organizações culturais, desde a infância, depende o mais importante da consolidação futura de públicos cultivados" (Centeno, 2012: 145).
As organizações promovem a participação quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e promovem redes de relações e espaços simbólicos partilhados. A valorização da educação ou formação dos públicos tem sido um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações socioculturais atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam.
No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Logo, propomos que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação.
Nesta comunicação pretende-se apresentar o Kitscape, um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação crítica do território. A partir de uma reflexão crítica sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, uma equipa de investigação constituída por professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Politécnico de Lisboa elaborou um Manual de Leitura da Paisagem, bem como um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui o Manual e atividades acompanhadas de tutoriais multimédia.
Neste programa pretendemos, através de formas inovadoras de mediação, dinamizar atividades criativas/lúdicas que potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto. “O tema Paisagem e a sua ‘leitura’ é não apenas uma preocupação instrutiva mas também educativa na medida em que potencia uma formação mais integral dos alunos e das pessoas em geral para mais conscientemente poderem intervir civicamente – na sua leitura, na sua defesa, na sua utilização, na sua preservação ecológica” (Martinha, 2013: 109).
Apreender, com todos os sentidos, a paisagem e as suas várias “camadas” implica a exploração e um quadro variado de leituras. Na verdade, a paisagem não é exterior aos indivíduos que a habitam e deve ser percecionada “a partir de dentro”, em situação de imersão, mobilizando simultaneamente os sentidos e o intelecto. É este o propósito do Kitscape.
Description
Keywords
Museu Paisagem Mediação Kit Pedagógico
Citation
Centeno, M.J. (2020, out, 22-23). O Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens. Comunicação apresentada Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.