Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Conceções e processos de criação relativos a espetáculos teatrais para a infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado.pdf3.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação parte dos processos de criação dos espetáculos Mau, Mau, Lobo Mau! e Falas Estranhês?, integrados no Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II, na temporada de 2018-19, com vista a descrever e perceber este trabalho destinado privilegiadamente a crianças em idade pré-escolar. Este estudo de caso enquadra-se numa metodologia qualitativa e no paradigma interpretativo, tendo a seguinte pergunta de partida: que conceções e práticas caracterizam os processos de criação dos espetáculos de teatro para a infância, no âmbito do Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II? Foram definidos quatro objetivos gerais: (i) entender como se (re)organiza o Teatro Nacional D. Maria II para integrar, na sua programação anual, a criação e a apresentação de espetáculos para a infância; (ii) compreender a especificidade deste projeto para as crianças em idade pré-escolar, no âmbito da programação do Teatro Nacional D. Maria II; (iii) conhecer as conceções da equipa do Projeto “Boca Aberta” relativamente ao teatro para a infância; e (iv) perceber os processos de criação – dramatúrgica, cénica e plástica – dos espetáculos do Projeto “Boca Aberta”, na temporada de 2018-19. O processo de investigação incluiu diferentes técnicas de recolha e de tratamento de dados: notas de campo, entrevistas e pesquisa documental, bem como análise de conteúdo e análise documental, respetivamente. Entre os seus resultados mais relevantes, este estudo, com forte incidência descritiva, mostra a importância que assume a oportunidade de continuidade das equipas de criação e de aprofundamento dos processos de trabalho, assim como a exigência e o rigor que os espetáculos para a infância e juventude requerem, equivalentes às criações consideradas para adultos. A possibilidade de os membros da equipa criativa do Projeto “Boca Aberta” projetarem as suas conceções sobre teatro para a infância nos processos de criação dos espetáculos, pelos quais são responsáveis, é um fator que promove a motivação dos intervenientes e fortalece os resultados alcançados.
ABSTRACT The present dissertation starts with the making of two shows, Mau, Mau, Lobo Mau! and Falas Estranhês?. These were incorporated in the “Boca Aberta” project that took place at the Teatro Nacional D. Maria II, in the academic year of 2018-19, in order to describe and perceive this work aimed specially for pre-school children. This case study fits into a qualitative methodology and an interpretative paradigm, with the following starting question: what conceptions and practices characterize the processes of creation of theater shows for children, with in the frame work of the “Boca Aberta” project of Teatro Nacional D. Maria II? Four general objectives were defined: (i) understanding how the Teatro Nacional D. Maria II reorganizes itself to fit the development and presentation of theater shows for kids, in its annual schedule; (ii) perceive the specific nature of this project for the young kids in pre-school ages, as part of the Teatro Nacional D. Maria II schedule; (iii) get to know the ideas of the “Boca Aberta” project team regarding theater for the youngest; and lastly (iv) understand the creative process – dramaturgic, scenic and plastic – of the “Boca Aberta” project’s 2018-19 shows. The research process included different data collection and processing techniques: field notes, interviews and documentary research, as well as content analysis and documentary analysis, respectively. Among its most relevant results, this study, with a strong descriptive incidence, shows the importance that the opportunity continuity of the teams to create and deepen work processes assumes, as well as the requirement and rigour that shows for childhood and youth require, equivalent to the creations considered for adults. The possibility for the members of the “Boca Aberta” project creative team to plan their designs about theater for childhood in the processes of creating the shows, by which they are responsible, is a factor that promotes the motivation of stakeholders and strengthens the results achieved.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação

Keywords

Projeto Boca Aberta – TNDM II Teatro para a infância Processo Criativo Espetáculo teatral Público pré-escolar Boca Aberta Project – TNDM II Theater for kids Creative process Theater show Pre-school public

Citation

Carvalho, C. D. F. (2019). Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Conceções e processos de criação relativos a espetáculos teatrais para a infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11039

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa

CC License