Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Inspeção e manutenção de pontes ferroviárias em estrutura metálicaPublication . Lopes, Andreia Filipa Marques; Mendes, Paulo Jorge HenriquesAo longo da vida das Obras de Arte, o seu comportamento deve ser alvo de atenção contínua, por forma a detetar possíveis anomalias que possam pôr em causa a segurança estrutural ou o nível de desempenho. Com o presente trabalho pretende-se demonstrar a importância da realização de inspeções, para o caso específico de pontes ferroviárias de estrutura metálica, tendo em vista a identificação dos principais mecanismos de degradação, evidenciando as várias anomalias que usualmente são identificadas neste tipo de estruturas. Numa primeira fase, descrevem-se os principais sistemas de gestão de pontes, mostrando-se o panorama a nível internacional e em Portugal, procurando evidenciar a importância deste tipo de ferramenta de apoio à decisão, no que respeita às necessidades de intervenção neste tipo de estruturas. A realização de inspeções, permite um conhecimento aprofundado da condição estrutural das Obras de Arte, permitindo uma priorização das necessidades de intervenção e consequentemente, a correta implementação das intervenções a realizar nas Obras de Arte. Podendo-se assim, repor os padrões aceitáveis de desempenho e garantir a sua integridade estrutural. Neste contexto, identificam-se e descrevem-se os principais danos encontrados em pontes ferroviárias de estrutura metálica, efetuando uma correlação de fatores como a idade, a tipologia, o material constituinte, o meio em que se inserem, entre outros. O trabalho termina com a apresentação do estudo de caso de uma ponte ferroviária, em estrutura metálica, que apresenta diversas anomalias, sendo um dos propósitos deste trabalho a análise e interpretação das mesmas e a apresentação de propostas de intervenção e reabilitação. Para o referido estudo, contribuíram as campanhas de inspeção da Infraestruturas de Portugal realizadas durante o ano de 2018, com o objetivo de avaliar o estado de conservação da Obra de Arte.
- Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de TiresPublication . Barreto, Mariana; Pina, Helena FigueiredoO futebol é um fenómeno de grandes dimensões tanto no nosso país como também na Europa. Movimenta muitos milhões de euros por ano e acaba por influenciar também negócios complementares. Os clubes e associações de futebol de menor dimensão acabam por ter um papel importante nas comunidades onde se encontram por terem a capacidade de se tornar num elemento estimulante para a construção e desenvolvimento de capital social, mobilização social e também na contribuição para a educação, construção de personalidades saudáveis e felizes e no desenvolvimento psicológico e físico das crianças e jovens. Este projeto acaba por ter um papel relevante para a União Recreativa e Desportiva de Tires, uma vez que se apresenta como uma solução de melhoria e/ou de novas ações que podem contribuir para o desempenho do papel do clube. Para o mundo académico, a pertinência prende-se com a atualidade do tema e a escassez de literatura científica sobre o marketing desportivo, com vista a abrir portas para uma reflexão importante sobre o contributo do marketing desportivo para os clubes e associações de diferentes modalidades. Os procedimentos adotados na pesquisa de suporte enquadrada como Investigação-Ação, que visa complementar o projeto, foram subsidiados por métodos de natureza quantitativa com recurso a um instrumento de recolha de dados primário, um inquérito por questionário. O questionário foi realizado no clube e os resultados da análise aos resultados foram utilizados para suportar as propostas apresentadas.
- O perfil sociográfico dos jornalistas da SICPublication . Silveira, Mariana Pacheco; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO relatório de estágio que aqui se apresenta tem como principais objetivos descrever e analisar criticamente as atividades desenvolvidas enquanto jornalista estagiária na SIC, e dar conta do exercício investigativo que resultou dessa experiência profissional. O estágio decorreu na redação de informação da Sociedade Independente de Comunicação (SIC), em Carnaxide, entre 8 de janeiro e 7 de julho de 2018 e foi desenvolvido nas seguintes secções: SIC Notícias online, fins-de-semana e Primeiro Jornal. O objetivo do exercício investigativo foi traçar o perfil sociográfico dos jornalistas da SIC. Este tópico de investigação acompanha, de algum modo, o crescente interesse, em particular nas últimas três décadas, da investigação académica sobre o perfil sociológico dos jornalistas portugueses. Procurou-se nesta pesquisa perceber se o corpo de jornalistas da SIC acompanha ou não as principais tendências sociológicas destes profissionais que têm vindo a ser identificadas pela vasta literatura nacional neste domínio A interrogação central que orientou a investigação foi: Quem são os jornalistas da SIC? Procurou-se identificar aspetos da sua composição e estratificação socioprofissional tendo em conta parâmetros como a distribuição por sexo, idade, habilitações académicas, antiguidade, as funções e os cargos que desempenham. Observámos que, regra geral, o perfil sociográfico dos jornalistas da SIC acompanha as principais tendências identificadas na literatura nacional: é um conjunto profissional com uma média de idade relativamente jovem, experiente, educado, e maioritariamente composto por mulheres.
- Nanopontos de carbono a partir de resíduos industriais do processamento do azeite : produção e aplicaçõesPublication . Sousa, Diogo Alexandre Cartaxo; Prata, José Virgílio; Costa, Alexandra IsabelNa presente dissertação são apresentados métodos de síntese para a obtenção de nanopontos de carbono (NPsC) luminescentes sustentáveis, utilizando como fonte de carbono águas residuais do processamento industrial do azeite (ARPIA) e demonstrada a sua aplicação direta como sensores de proteínas hémicas, e.g. hemoglobina (Hb). Os NPsC foram sintetizados utilizando ARPIA provenientes de processos de extração contínuos (centrifugação, 2 fases (AR-2F) (ano 2016 (AR-2F-16) e ano 2017 (AR-2F-17)) e descontínuo (prensagem). A caracterização físico-química das ARPIA, assim como os diferentes métodos de síntese utilizados na obtenção dos NPsC são apresentados e discutidos ao longo deste trabalho. Os NPsC sintetizados foram analisados e caracterizados estruturalmente por espetroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Os NPsC sintetizados a partir de AR-2F foram também caracterizados por ressonância magnética nuclear de protão e carbono (RMN 1H e 13C), análise elementar (AE) e microscopia eletrónica de transmissão (TEM). Técnicas de absorção no estado fundamental (UV-Vis) e luminescência de estado estacionário foram aplicadas para o estudo das propriedades fotofísicas dos NPsC. A determinação do tempo de vida de luminescência dos NPsC obtidos a partir das AR-2F-17 foi igualmente efetuado. A deteção de proteínas hémicas pelos NPsC provenientes das ARPIA foi comprovada. Os nanomateriais obtidos das AR-2F revelaram elevada sensibilidade e seletividade no reconhecimento de hemoglobina (Hb) em solução.
- Estudo do comportamento de barragens de betão sujeitas a vibrações provocadas por desmonte do maciço rochoso com recurso a explosivoPublication . Fonseca, Ricardo Duarte Arsénio da; Gomes, Jorge Pereira; Lemos, José Vieira de; Resende, José Ricardo PontesO Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico apresenta-se como uma das repostas do governo português perante as exigências da União Europeia (EU) quanto à diminuição da emissão de gases nocivos. Associada a esta iniciativa, foram refeitos, com base em dados mais actualizados, estudos de cheias nas barragens existentes que originaram a necessidade de construção de novos órgãos hidráulicos para dar vazão aos caudais de projeto, nomeadamente, a construção de descarregadores complementares de cheia (DCC). O recurso a explosivos para o desmonte do maciço rochoso é uma das formas mais rápidas e eficientes ao nível económico para a construção dos DCC. As vibrações induzidas no solo são um dos impactos resultantes da utilização de explosivos em escavações, podendo entre outros, provocar danos nos maciços remanescentes e nas estruturas circundantes, sendo desta forma necessário promover a sua monitorização e controlo. A Norma Portuguesa (NP) 2074:1983, em vigor até 2015, para o controlo e monitorização deste tipo de efeitos em estruturas, encontra-se orientada na sua maioria para edifícios e não para estruturas especiais como as barragens. No entanto, a sua orientação é que este controlo seja realizado no decorrer das operações de desmonte, comparando os valores observados com os limites estabelecidos pela mesma. Este trabalho foi motivado pelo apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) à empresa Energias de Portugal (EDP) numa das suas recentes obras efetuadas na Barragem de Salamonde, nomeadamente, a construção de um novo DCC e uma nova central. Neste âmbito, desenvolve-se um modelo numérico dinâmico tridimensional híbrido descontínuo de Elementos Discretos e Elementos Finitos. Este modelo simula a barragem, o maciço de fundação, a construção do DCC, e o fenómeno de geração, propagação e impacto das vibrações devidas aos desmontes de rocha. Esta metodologia pode oferecer uma solução anterior à realização das operações, possibilitando uma análise dos efeitos originados pelas vibrações resultantes do desmonte do maciço rochoso com recurso a explosivos. O modelo desenvolvido permitiu reproduzir as vibrações tanto na fundação como no corpo da barragem, obtendo-se resultados quantitativos da mesma ordem de grandeza dos medidos durante a obra. Em relação aos métodos clássicos de definição de leis de propagação, a metodologia desenvolvida permite simular obras semelhantes com um bom grau de confiança.
- Síntese da nanocompósitos de TNT/C-dots e o seu potencial uso na degradação fotocatalítica de poluentes orgânicosPublication . Alves, Diogo Manuel Pereira; Monteiro, Olinda Coelho; Prata, José Virgílio; Silvestre, António JorgeForam preparados nanomateriais com propriedades óticas e fotocatalíticas melhoradas para a degradação de poluentes orgânicos, em particular de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal (PPCPs), através de uma síntese rápida e de baixo custo. Os nanomateriais foram sintetizados através de um processo hidrotérmico integrado que gera simultaneamente nanotubos de titanato (TNTs) e pontos de carbono (C-dots) através de uma fonte amorfa de titânio, águas de cozedura da cortiça como fonte de carbono e etilenodiamina como aditivo. As propriedades estruturais, microestruturais, morfológicas e óticas dos novos nanocompósitos TNT/C-dots foram estudados por DRX, STEM, espectroscopia de refletância difusa UV-Vis e espectroscopia de fluorescência, sendo a sua área superficial específica determinada pelo método B.E.T. Como pretendido, os TNT/C-dots apresentam hiatos óticos desviados para o vermelho em comparação com as amostras de TNTs simples, permitindo aos nanocompósitos um uso mais eficiente da radiação visível. Em particular, o nanocompósito TNT/C-dots(12.4%) apresenta um hiato ótico Eg = 2.96±0.03 eV, dentro da região do visível próximo. A diminuição de Eg com o aumento do conteúdo de C-dots da amostra poderá ter origem na criação de estados intermédios de energia na banda proibida dos TNTs resultantes de ligações Ti-O-C estabelecidas entre os TNTs e os C-dots. Foram testadas amostras de TNT/C-dots com diferentes teores de C-dots na fotodegradação da cafeína, usada como modelo poluente para PPCPs. De entre os nanomateriais sintetizados, o nanocompósito TNT/C-dots (12.4%) apresentou o melhor desempenho fotocatalítico. Realizaram-se ensaios fotocatalíticos na presença de captadores para avaliar quais as espécies mais relevantes no processo de oxidação da cafeína. Verificou-se que, entre outros mecanismos possíveis, as lacunas e os radicais hidroxilo gerados desempenham um papel determinante na fotodegradação da cafeína na presença dos nanocompósitos TNT/C-dots. Com base nestes resultados foi proposto um modelo para os mecanismos de fotoativação dos TNT/C-dots no processo de degradação