Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto_Mariana Barreto.pdf6.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O futebol é um fenómeno de grandes dimensões tanto no nosso país como também na Europa. Movimenta muitos milhões de euros por ano e acaba por influenciar também negócios complementares. Os clubes e associações de futebol de menor dimensão acabam por ter um papel importante nas comunidades onde se encontram por terem a capacidade de se tornar num elemento estimulante para a construção e desenvolvimento de capital social, mobilização social e também na contribuição para a educação, construção de personalidades saudáveis e felizes e no desenvolvimento psicológico e físico das crianças e jovens. Este projeto acaba por ter um papel relevante para a União Recreativa e Desportiva de Tires, uma vez que se apresenta como uma solução de melhoria e/ou de novas ações que podem contribuir para o desempenho do papel do clube. Para o mundo académico, a pertinência prende-se com a atualidade do tema e a escassez de literatura científica sobre o marketing desportivo, com vista a abrir portas para uma reflexão importante sobre o contributo do marketing desportivo para os clubes e associações de diferentes modalidades. Os procedimentos adotados na pesquisa de suporte enquadrada como Investigação-Ação, que visa complementar o projeto, foram subsidiados por métodos de natureza quantitativa com recurso a um instrumento de recolha de dados primário, um inquérito por questionário. O questionário foi realizado no clube e os resultados da análise aos resultados foram utilizados para suportar as propostas apresentadas.
ABSTRACT: Football is a phenomenon of great dimensions, both in our country as to Europe. It moves many millions of euros per year and ends up also influencing complementary businesses. First-rate football clubs and leagues play an important role in communities where they are able to develop a stimulating system for the building and development of social capital, social mobilization and also the contribution to education and the building of healthy and happy personalities in the psychological and physical development of children and young people. This article turns out to be a relevant document for the União Recreativa e Desportiva de Tires as it presents itself as an improvement solution and / or new actions that can contribute to the performance of the club's role. To the academic world, the pertinence of the current theme is about the Shortage of literature in sports marketing, wish hopes to be a new opportunity to reflection about the contribute of sports marketing for the clubs and associations of different modes. The procedures adopted in this research, for the complementary project, were subsidized by methods of a qualitative nature using a primary data collection instrument, a questionnaire survey. The questionnaire was conducted at the club.

Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Marketing Marketing desportivo Plano de comunicação Desportos Futebol União Recreativa e Desportiva de Tires Sports marketing Communication plan Sports Football

Citation

Barreto, M. (2018). Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social