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- Requalificação urbana no âmbito da melhoria da acessibilidade e da mobilidade: caso de estudo: Largo da Igreja de BenficaPublication . Batalha, Ricardo Nuno Figueiras; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso Teles; Pereira, Maria Luísa dos Remédios CanhãoDesde a expansão das cidades, a partir do centro para a periferia, que o automóvel passou a ter uma elevada importância na vida das populações. Desenvolveram-se subúrbios, cada vez mais afastados das áreas históricas, zonas residenciais, sem vida durante o dia e apenas utilizadas como dormitórios. Durante este período, a única preocupação seria a de criar as melhores condições para a circulação automóvel. Nas últimas décadas começou a notar-se uma necessidade de mudança, indicando que os meios motorizados não podiam ser os únicos valorizados. Para além de se procurar fomentar os transportes coletivos, era também imperativo investir nos modos suaves de locomoção como as ciclovias e a marcha a pé. O tema principal deste relatório incide na Requalificação Urbana dos lugares que outrora representaram pontos de encontro e que, com o passar do tempo, foram perdendo o seu valor. Grande parte da pesquisa recai sobre a melhoria da acessibilidade e da mobilidade, uma vez que são aspetos fundamentais em qualquer espaço que se pretenda intervencionar. Como tal, foram estudadas soluções para o aperfeiçoamento de espaços de circulação pedonal, ciclável e conjugação com os espaços de circulação automóvel. O objetivo deste documento é apresentar o trabalho realizado ao longo dos quatro meses de estágio na empresa SENER-ENGIVIA e pretende expor os cuidados e condicionantes a considerar na criação de espaços acessíveis a todos. O caso de estudo desenvolvido consiste no projeto de requalificação e arranjos exteriores do “Largo da Igreja de Benfica” (em Lisboa), um local de elevada importância para a cidade, mas que estava desatualizado e com necessidade de ser adaptado aos seus utilizadores. A colaboração neste projeto durante o período de estágio envolveu as mais variadas vertentes, nomeadamente o traçado, a drenagem e os pavimentos, entre outras especialidades. Tentou-se eliminar barreiras e desníveis, tornar o pavimento num espaço contínuo e de fácil locomoção, assim como criar formas de coexistência entre veículos motorizados e modos suaves. Este tipo de intervenção pretende reduzir o impacto da presença de meios motorizados nas ruas das cidades, apostando na reorganização do espaço urbano e na criação de ambientes seguros para os peões.
- Dança e fotografia : uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana SilvaO presente relatório de estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e a sua prática teve lugar na Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, no ano letivo 2015/2016, com alunos do 8º e 9º ano do Curso Básico de Dança. A temática que este estágio abraçou teve a envolvência de duas áreas artísticas que se conjugam e complementam: a Dança e a Fotografia. Através desta ligação surgiu o propósito de envolver os conceitos artísticos de ambas as áreas, com o intuito de promover uma ação pedagógica com base na transdisciplinaridade, através da qual se procuraram novos estímulos para o desenvolvimento do trabalho criativo na disciplina de Criação Coreográfica. O interesse desta temática provocou uma intensiva pesquisa de estímulos visuais (fotografias) e a construção de propostas criativas motivadas pela ambição de proporcionar aos alunos uma experiência artística distinta. Assim, o trabalho criativo foi sendo construído com base nos conceitos da luz e do flash, do zoom, da pausa (ação trabalhada pela dança que sugere a imagem fotográfica), da transformação do movimento em função de diferentes intenções, e por último, abraçamos o estímulo das memórias, das emoções e sentimentos que as fotografias nos transmitem, transpondo a interpretação das imagens para o corpo e para o movimento. Também fez parte desta ação pedagógica a realização de uma sessão fotográfica que surgiu como complemento ao desenvolvimento da temática, permitindo aos alunos experimentar o registo visual da sua expressão e criatividade na dança. Todo este processo culminou numa criação final, intitulada “Corpos Revelados”, integrada no espetáculo “Dança com Todos”, onde estiveram implícitas as fotografias resultantes da sessão fotográfica no cenário (como complemento à coreografia) e numa exposição fotográfica no cineteatro. Este estágio foi desenvolvido de acordo com os pressupostos metodológicos da investigação-ação, nos quais os procedimentos e instrumentos utilizados, que serão apresentados neste relatório, permitiram atingir as conclusões do trabalho desenvolvido.
- Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemáticaPublication . Gomes, Ana Carina Maria Ricardo; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosA população escolar conta com a presença de alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e a escola configura-se como o contexto privilegiado para estimular o desenvolvimento, a aprendizagem e a autonomia destes alunos. Neste percurso de desenvolvimento e autonomia, a aquisição de competências de Matemática revela-se uma ferramenta de extrema importância. Em conformidade, as estratégias pedagógicas utilizadas neste processo deverão auxiliar estes alunos a desenvolver competências que lhes permitam uma inclusão na sociedade e facilitem a sua transição para a vida ativa. Perante esta problemática, definimos como objetivo geral para a presente investigação, identificar e descrever as conceções e práticas dos professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Regular e Especial, sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com DID, na área da Matemática. Em conformidade identificamos como objetivos específicos: - Caracterizar as conceções dos professores sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática; - Descrever as práticas educativas e os recursos utilizados pelos professores dos alunos com DID no ensino da matemática; - Identificar as principais causas das dificuldades/ constrangimentos sentidos pelos professores no trabalho com alunos com DID. Tendo em conta o objeto de estudo, adotámos uma metodologia de natureza mista, e o questionário como técnica de recolha de dados. Os dados de natureza quantitativa foram tratados com recurso à análise estatística (descritiva e inferencial) e os dados de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Para o efeito, inquirimos 56 professores do Ensino Básico, do Ensino Regular e Educação Especial dos distritos de Setúbal e Lisboa. Os resultados do estudo indicam que as conceções e práticas dos professores são influenciadas pela sua experiência profissional, pela experiência com alunos com DID e pela sua formação em Necessidades Educativas Especiais (NEE). Identificam-se perspetivas divergentes nos vários grupos de docentes face à inclusão destes alunos no Ensino Regular.
- Citizen observatories: Concept, opportunities and communication with citizens in the first EU experiencesPublication . Montargil, FilipeThis presentation discusses the emerging concept of Citizen observatories (COs), explores the opportunities it represents for public authorities to go beyond incremental bureaucratic innovation and presents the first generation of European-funded experiences, held between 2012 and 2016. In the 2012–2016 period five CO projects have been funded by the EU, covering different areas: natural waters monitoring, odour monitoring, air quality monitoring, flood risk management and a platform for citizen science surveys. These COs allowed to develop and test the concept’s implementation, although the societal impact is still very limited, involving a reduced number of users. These projects have, however, established a very valuable set of resources, knowledge and expertise. Although there is an economic rationale behind it, this is an emerging field with interesting perspectives and possibilities, enclosing the possibility of using ICT in the creation of a relation between public authorities and citizens that can produce a valuable return for citizens.
- A tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcasPublication . Domingos, Rita Seabra Gomes; Souto, JorgeNuma Era em que se fala de mensagens diretas e minimalistas, a Animação Infográfica está a ganhar uma grande expressão na forma como comunica, entretém e informa. As imagens de síntese - que simbolicamente representam a realidade - contam histórias através da sua expressão, movimento e relação entre elementos, explicando algo possivelmente complexo de forma elucidativa e dinâmica. Estas animações fazem uso de várias estratégias de comunicação, captando a atenção dos mais curiosos, consciencializando os mais atentos, e ensinando os menos informados sobre um determinado tema ou contexto. Nesse sentido, no âmbito do trabalho de Mestrado em Publicidade e Marketing 2015/16 na Escola Superior de Comunicação Social, a presente dissertação destina-se ao desenvolvimento e estudo da tipologia das animações infográficas e ao seu contributo para as marcas. Tendo em conta o seu objetivo comunicacional, uma marca pode optar por uma animação infográfica da área editorial ou brand-centered, com um tipo de abordagem exploratório ou narrativo, e um género ilustrativo ou minimalista. À semelhança destas três opções exemplificadas existem muitas outras variáveis que podem compôr e orientar o foco de uma animação infográfica. Assim, foi elaborada uma grelha de análise onde se identificaram os recursos formais e expressivos de uma peça infográfica, avançando para a sua testagem através de uma amostra composta por 40 animações infográficas presentes online e com dispersão temática entre elas. Trata-se de uma amostra de conveniência, escolhida através de uma análise não probabilística. Após a análise da amostra através do método indutivo e fazendo uso de técnicas qualitativas e quantitativas, foi possível chegar a conclusões que revelam a importância e contributo das animações infográficas para as marcas. Numa última fase do trabalho foi desenvolvida uma animação infográfica com a intenção de explicar, de forma sucinta e objetiva, o estudo decorrente desta dissertação.
- O newsmaking da secção Mundo do PúblicoPublication . Reis, Pedro Filipe Bastos dos; Mata, Maria José; Rocha, João ManuelEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com o objetivo de atingir a obtenção do grau de mestre. Resulta de um estágio curricular de três meses, realizado entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2016, no jornal Público e tem como objeto de estudo a produção de notícias (newsmaking) na secção Mundo do mesmo jornal. O objetivo desta investigação é compreender os principais constrangimentos no processo de produção noticiosa. As metodologias utilizadas para este fim foram a análise documental, a observação participante, a entrevista e a análise de conteúdo ao nível dos valores-notícia.
- O jornalismo cultural no Correio da ManhãPublication . Zacarias, Denise do Rosário Mota; Mata, Maria JoséO presente relatório resulta de um estágio curricular realizado durante 3 meses na seção Cultura, Televisão e Media do Correio da Manhã e tem como objetivo analisar as tendências, constrangimentos e práticas do jornalismo cultural, naquele que é o jornal mais vendido do país. A experiência adquirida na redação do CM permitiu recolher dados que possibilitaram analisar as principais tendências deste jornal diário, nomeadamente o tipo de notícia, os géneros jornalísticos, as fontes utilizadas, o grau de personalização, entre outros aspetos relevantes que enfatizam algumas das particularidades do jornalismo cultural que é praticado no Correio da Manhã.
- Desenvolvimento profissional: percursos de aprendizagem da profissão docentePublication . Pelarigo, Ana Lúcia Dionísio; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosA presente investigação insere-se no âmbito da formação de professores e pretende compreender os processos inerentes à construção do ser professor. Para tal, foram definidas 5 questões que nortearam a investigação: 1) Quem são os estudantes que optaram por entrar na profissão docente?; 2) De que forma é que a formação inicial prepara e dá confiança aos futuros professores?; 3) Quais as expectativas dos futuros professores relativamente à sua futura profissão?; 4) Quais os principais constrangimentos e as principais facilidades que os professores encontram no início de carreira?; 5) De que forma é feita a supervisão pedagógica dos professores em início de carreira? Neste estudo participaram 43 professores que terminaram o mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo, na Escola Superior de Educação de Lisboa, no ano letivo 2014/ 2015. A investigação insere-se no paradigma interpretativo recorrendo a uma metodologia de natureza mista. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada, tendo os dados quantitativos sido analisados estatisticamente e os qualitativos com recurso à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos identificar os aspetos positivos e os constrangimentos percecionados pelos docentes quer no âmbito da sua formação inicial, quer no âmbito da inserção profissional. Conseguimos compreender que esta é uma fase de grande instabilidade e insegurança por parte dos futuros/ recém-professores sendo que a noção de sucesso e de realização profissional estão intimamente relacionadas com os contextos profissionais que os acolhem.
- As relações públicas na definição de estratégias nos níveis corporate e de negócio: estudo comparativo: Galp energia e EDPPublication . Quadrado, Rui Daniel Silveira; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoA presente investigação tem como pergunta de partida: Qual a função dos profissionais de Relações Públicas nos processos de definição de estratégias nos níveis organizacionais corporate e de negócio? e pretende posicionar as RP como essenciais para o processo de definição de estratégias nos níveis referidos. Optou-se por avaliar esta função nos níveis corporate e de negócio, não estando no âmbito da análise o nível funcional. Foi estudada a função dos profissionais de RP na definição de estratégias referentes ao posicionamento competitivo das unidades de negócio das empresas estudadas (nível de negócio), bem como as decisões estratégicas acerca dos mercados, produtos ou aquisições em que devem apostar (nível corporate). Realizou-se uma revisão teórica sobre a temática para apresentar o estado da arte. Deu-se, de seguida, início ao estudo comparativo que consistiu em entrevistas aos dois Diretores de Comunicação da Galp Energia e EDP, e uma análise a ambas as empresas e ao setor energético português. Chegados às conclusões, estas são relevantes sobre a função e importância das RP na definição de estratégias nos níveis corporate e de negócio. Ao contribuir para uma melhor compreensão das RP nestes níveis eleva-se o reconhecimento da atividade confirmando, assim, o valor fundamental que as RP têm na definição de estratégias nos níveis referidos.
- O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito AgrícolaPublication . Nunes, Cláudio Jorge Oliveira; Miranda, Sandra Marisa LopesNum mundo cada vez mais tecnológico, as redes sociais são exemplo disso, capaz de ligar o mundo através de um click. Neste aspeto, as empresas têm apostado mais nas redes sociais, por ser onde os seus consumidores e potenciais consumidores se encontram no mundo online, e as empresas devem estar presentes onde os seus consumidores estão. Deste modo nos últimos anos tem-se verificado cada vez mais, que as empresas investem mais dos seus recursos nestas plataformas, sendo um meio rápido e eficaz para chegar ao seu público alvo. O presente trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de engagement dos utilizadores que seguem a Pagina do Facebook do Crédito Agrícola (CA). Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, sendo que o método a usar nesta investigação foi do tipo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra total de 334 inquiridos, dos quais elegíveis para o estudo uma amostra de 242 seguidores da página do Facebook do Crédito Agrícola. Os resultados analisados demonstraram que existe um nível médio de engagement com a página do CA no Facebook, sobressaindo a ligação afetiva, seguida da cognitiva e, por fim, de ativação.