Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Museus, um lugar possível na educação não formal – a experiência do grupo Faz 15-25

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os museus proporcionam oportunidades de aprendizagem que dificilmente encontramos nos espaços formais de educação. A decisão de entrar num museu corresponde à disponibilidade para aceder a um conjunto de informação e de recursos únicos. Importa, pois, compreender as potencialidades dos espaços de museu, enquanto palcos de aprendizagem e interpretação ativos, que podem proporcionar uma experiência lúdica e conduzir na descoberta de novas temáticas. O acesso ao conhecimento que um espaço de museu nos disponibiliza pode ser melhorado pela possibilidade de participação em atividades diversas, previamente planeadas, com vista à valorização dos públicos que acolhe. Neste sentido, os museus são lugares particulares para uma ―aprendizagem no momento‖ (Reeve, 2002). Cabe aos Serviços Educativos dos museus compreender a diversidade de públicos que acolhem e as solicitações que destes podem advir, encontrando respostas criativas que permitam disfrutar do ambiente do museu como instituição de carácter cultural e educativo. A experiência que mobilizamos para esta reflexão resulta de uma participação, enquanto elemento do coletivo de jovens, associado ao Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva. O grupo Faz 15-25 constituiu-se num museu que até a data não dispunha de um Serviço Educativo organizado. Associada a esta fragilidade, a escassa percentagem de jovens que frequentava o museu, fora de contexto escolar, foi também motivo para repensar as respostas educativas e estudar as possibilidades de captar novos públicos. O caso apresentado, que arriscamos classificar de inovador em Portugal distingue-se, também, por fugir ao preconceito que liga estes serviços apenas a um público infantil e planeamento de visitas para escolas. A ideia subjacente à criação deste coletivo desenha-o como um grupo aberto a todos os jovens, entre os 15 e 25 anos, que manifestem interesse pelas diversas áreas da cultura, independentemente do seu estatuto económico e académico. Pretende ser um espaço de partilha no âmbito da cultura, sensibilizando esta faixa etária para a apropriação do museu, contactando com os profissionais e integrando-se nas atividades.
Museums are a space that allow unique leanings, which can not be found in formal spaces of education. The option of entry on a museum on it self affirms availability to access to one of a kind information's and resources. Therefore, it is important to understand the potential museums can have a stages of learning and interpretation, and also allowing ludic experiences and instigate curiosity. The learning experiences in a museum can be improved by the diverse activities a museum can develop and offer to their public. Therefore, museums are particular spaces for a "learning in the moment" (Reeve, 2002). It is given to the Educational Services the mission of understanding the public diversity and their needs and interests, trying to find answerers that let people to enjoy an institution of cultural and educative character. The case-study mobilized in the following paper is a result of a participation in teens museum group in the Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva. The group FAZ 15-25 was developed in a time where the museum did not had an educational service team. In addition, the museum had a low frequency of young people, outside school context, also a motive to rethink answerers to capture the attention of new publics. The case presented, which we risk to call innovator in Portugal, distinguish it self to be an activity to a public often forgotten by the educational services, usually related only with school visits and children activities. The idea implied in the creation of the group is to be open to all young people, between 15 and 25 years old, that have interest in diverse areas of culture, independently of economic status or academic formation. Intending to be a space to share in the area of culture, mobilizing young people to the museum and it's activities and connecting with professionals in the area.

Description

Keywords

Democratização da cultura Museu Educação não formal Coletivo de jovens Serviço educativo Culture democratization Museum Non-formal education Teens group Educational services

Citation

Hortas, J., Hortas, M. J. (2016) Museus, um lugar possível na educação não formal – a experiência do grupo Faz 15-25 in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (333-347) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License