Browsing by Author "Rodrigues, Carolina"
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- Ensino presencial versus ensino a distância: perceção da comunidade académica da ESTeSLPublication . Nogueira, Patrícia; Rodrigues, Carolina; Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Francisco, Inês; Dragão, MarianaEm finais de 2019, o mundo viu-se confrontado com um novo vírus: COVID-19. As instituições de ensino passam a ministrar aulas de emergência à distância. Objetivo geral: analisar a perceção da comunidade académica, sobre o ensino de emergência a distância. Objetivos específicos: caracterizar as condições de trabalho para a receção do ensino de emergência à distância; compreender de que forma os estados emocionais e a satisfação de vida da comunidade académica foram influenciados pela transição do ensino presencial para o ensino de emergência à distância.
- Ensino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúdePublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Gomes, Carina; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Silva, Inês; Dração, Mariana; Nogueira, PatríciaIntrodução – Perante a situação pandémica da COVID-19, com início em 2020, as instituições de ensino superior necessitaram de se adaptar, transitando do ensino presencial para ensino de emergência a distância e, por isso, em formato online. Objetivos – Analisar a perceção dos estudantes de uma escola superior de saúde face à transição de ensino, focando-se principalmente na preferência e satisfação pelo tipo de ensino, nas dificuldades de adaptação, na motivação, nas alterações dos estados emocionais, no desempenho académico, nas competências adquiridas e nas alterações visuais, como a manifestação de sensação de ardor ocular e olho seco, cefaleias e peso ocular. Método – Realizou-se uma investigação descritiva através da aplicação de um questionário online à amostra em estudo. Os dados foram analisados através do SPSS. Resultados – Os resultados obtidos indicaram que, das 517 respostas, 40,4% (n=207) afirmaram preferir o ensino presencial, 43,9% (n=207) afirmaram sentir maiores dificuldades na adaptação ao ensino prático, sendo que 29,3% (n=143) afirmaram estar mais satisfeitos com as aulas teóricas contrariamente às aulas práticas. Conclusão – Os estudantes mostraram-se de uma forma geral insatisfeitos com o ensino à distância, em particular com as aulas práticas, uma vez que se verificou nesta tipologia de ensino uma manifestação negativa na adaptação, nos estados emocionais, na motivação e nas capacidades académicas dos estudantes, bem como uma manifestação positiva no que toca à preferência dos estudantes pelo ensino presencial.
- Face-to-face versus distance learning: perception of the academic community at ESTeSLPublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Dragão, Mariana; Nogueira, PatríciaIntroduction: Facing the pandemic situation of COVID 19, which reached Portugal in 2020, higher education institutions needed to adapt, transitioning from face-to-face learning to distance emergency learning, and therefore, in an online format. Objectives: To analyze the academic community's perception of a higher school of health facing the learning transition, focusing mainly on the preference and satisfaction for the type of learning, adaptation difficulties, motivation, changes in emotional states, academic performance, acquired skills, and visual changes.
- Litotripsia intravascular no tratamento de artérias coronárias calcificadasPublication . Rodrigues, Carolina; Monteiro, Margarida; Coelho, João TiagoIntrodução: A Litotripsia intravascular é uma terapêutica que utiliza ondas de pressão acústica para modificação da calcificação das artérias coronárias. A doença arterial coronária traduz uma obstrução total e/ou parcial das artérias devido à formação de placas ateroscleróticas, que poderão ou não ser calcificadas, dentro das camadas das mesmas. Normalmente, este tipo de lesões são tratadas por intervenção coronária percutânea, podendo envolver a utilização de balões e colocação de stents. Porém, em lesões mais calcificadas, a intervenção coronária percutânea mostra ter maiores riscos associados como disseção, perfuração e insucesso do tratamento da lesão alvo por má expansão de stent. Devido à facilidade de uso, à baixa pressão na insuflação do balão e à baixa frequência de complicações, a litotripsia intravascular é preferida face a outros métodos de modificação de cálcio. Uma das suas maiores vantagens é que as ondas de choque acústicas visam seletivamente o cálcio na parede do vaso, provocando danos mínimos aos componentes mais complacentes e fibroelásticos. Desenvolvimento: O presente trabalho tem como objetivos dar a conhecer uma nova técnica de tratamento de lesões de artérias coronárias calcificadas, divulgar a técnica e demonstrar a sua segurança e eficácia neste contexto. Para isso, daremos a conhecer algum contexto teórico sobre a adaptação da Litotripsia intravascular para a sua aplicação na doença arterial coronária, explicaremos o procedimento, para que situações está aprovada esta intervenção e possíveis riscos e complicações. Conclusão: Com o presente trabalho salientamos que a técnica de litotripsia intravascular, apesar de recente, demonstra ser eficaz e de fácil utilização no tratamento de lesões de calcificadas das artérias coronárias, nomeadamente em lesões severas. Ainda que só esteja oficialmente indicada para lesões estenóticas “de novo” antes da colocação de stent, mostra-se também inovadora para outras aplicações que carecem de estudo aprofundado para possível aprovação, tais como reestenose intra-stent ou má expansão do stent.
- Perceptions of online teaching in the academic community at a higher education health institutionPublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Nogueira, PatríciaPurpose: Faced with the COVID-19 pandemic situation, higher education institutions needed to adapt, moving from face-to-face teaching to distance learning online. The aim is to analyze the perception of the academic community in a higher education health institution (students' and lecturers' perception; and lecturers' perception of students) in the face of transition, emotional states, and visual changes.
- Perspectivas de estudantes e docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa sobre o processo ensino-aprendizagem durante o confinamentoPublication . Poças, Ilda Maria; Grilo, Ana; Silva, Carina; Homem, Ana Pinto; Gomes, Carina; Rodrigues, Carolina; Francisco, Inês; Silva, Inês; Dragão, Mariana; Nogueira, PatríciaEm finais de 2019, o mundo viu-se confrontado com um novo vírus: COVID-19. As instituições de ensino passam a ministrar aulas de emergência a distância - adaptação rápida à educação virtual por docentes e estudantes. Objetivo: analisar a percepção da comunidade académica, sobre o ensino de emergência a distância. Objetivos específicos: caracterizar as condições de trabalho dos estudantes e docentes para a receção do ensino de emergência a distância; compreender de que forma os estados emocionais e a satisfação de vida da comunidade académica foram influenciados pela transição para o ensino de emergência a distância.
- Radioimunoterapia: uma abordagem terapêutica promissora no tratamento do carcinoma do ovárioPublication . Rodrigues, Carolina; Oliveira, Maria CristinaO cancro do ovário é a neoplasia ginecológica com maior índice de mortalidade entre a população do sexo feminino apesar dos consideráveis progressos verificados no seu tratamento. Caso o diagnóstico seja precoce, a taxa de sobrevida é bastante elevada, mas o cancro do ovário primário é assintomático e na maioria das vezes só é diagnosticado numa fase avançada da doença, resultando num prognóstico pouco favorável. A falta de especificidade das modalidades terapêuticas associada à heterogeneidade das células oncológicas tem limitado a terapia do cancro do ovário. Alguns dos avanços clínicos mais promissores no tratamento do cancro são as terapêuticas dirigidas a alvos específicos, especialmente proteínas sobre expressas em vários tipos de células epiteliais. Neste contexto, a radioimunoterapia com anticorpos monoclonais tem sido explorada nos carcinomas epiteliais que constituem cerca de 90% das neoplasias do ovário. Esta estratégia terapêutica, que tira partido da ação combinada da radiotoxicidade associada aos radionuclídeos para terapia e dos efeitos citotóxicos do anticorpo, pode constituir uma alternativa às terapias convencionais, potenciando a eficácia do tratamento. Neste artigo são abordados aspetos relacionados com o cancro do ovário, nomeadamente o seu diagnóstico e terapia. São ainda revistos, de forma breve, alguns estudos clínicos em que a eficácia de anticorpos monoclonais marcados com radionuclídeos para terapêutica foi avaliada no cancro do ovário.
- A ultrassonografia diafragmática na predição da função diafragmática: revisão sistemática da literaturaPublication . Monteiro, Margarida; Rocha, Cláudia; Rodrigues, Carolina; Dias, Hermínia Brites; Pereira, Marco; Antunes, Maria Da LuzO diafragma é o principal músculo inspiratório do corpo humano, a sua disfunção traduz-se na perda da capacidade de gerar força muscular. A Ultrassonografia Diafragmática (UD) tem vindo a ser explorada para a avaliação da função do diafragma por ser uma técnica não-invasiva, bem tolerada, simples e rápida. Objetivo do estudo: Compreender se a UD prediz a função diafragmática, através da comparação desta técnica com as mais convencionais.
- Using virtual reality to prepare patients for radiotherapy: a systematic review of interventional studies with educational sessionsPublication . Grilo, Ana; Almeida, Bárbara; Rodrigues, Carolina; Gomes, Ana Isabel; Caetano, MarcoPurpose: To understand the impact of radiotherapy educational sessions with virtual reality on oncologic adult patients' psychological and cognitive outcomes related to the treatment experience. Methods: This review was performed according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews guidelines. A systematic electronic search in three databases, MEDLINE, Scopus, and Web of Science, was conducted in December 2021 to find interventional studies with adult patients undergoing external radiotherapy who received an educational session with virtual reality before or during the treatment. The studies that provided qualitative or quantitative information about the impact of educational sessions on patients' psychological and cognitive dimensions related to RT experience were retained for analysis. Results: Of the 25 records found, eight articles about seven studies were analysed that involved 376 patients with different oncological pathologies. Most studies evaluated knowledge and treatment-related anxiety, mainly through self-reported questionnaires. The analysis showed a significant improvement in patients' knowledge and comprehension of radiotherapy treatment. Anxiety levels also decreased with virtual reality educational sessions and throughout the treatment in almost all the studies, although with less homogeneous results. Conclusion: Virtual reality methods in standard educational sessions can enhance cancer patients' preparation for radiation therapy by increasing their understanding of treatment and reducing anxiety.