Browsing by Author "Pinto, Mariana Oliveira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: Um percurso centrado no artigo científicoPublication . Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana OliveiraA constatação de que as dificuldades de escrita constituem um obstáculo às aprendizagens dos alunos está na base da emergência de diferentes movimentos pedagógicos cujo enfoque se centra na definição das estratégias propiciadoras da aprendizagem efetiva da escrita em todas as disciplinas (Applebee, 1984; Bazerman et al., 2005; Catel, 2001; Emig, 1977; Tynjälä, Mason & Lonka, 2001). Um exemplo disso é o movimento Write-to-Learn, nascido primeiramente em Inglaterra, nos finais dos anos 60, sob a influência de Britton, que passa a ter um enorme sucesso nos Estados Unidos, a partir do momento em que, face às dificuldades de escrita manifestadas pelos alunos à entrada no ensino superior, se equaciona a necessidade de lhes serem proporcionados cursos de escrita, integrados ou não nos cursos científicos (Catel, 2001).
- Desenvolvimento da complexidade sintática do grupo nominal no 1.º cicloPublication . Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana OliveiraCom a terceira intervenção, pretende apresentar-se o estudo realizado a partir da gravação audiovisual do processo de escrita de quatro produções textuais de duas díades de duas escolas de contraste sociocultural, no 1.º ciclo do ensino básico. Apresenta-se a análise das operações metalinguísticas de revisão (Fabre, 2002) e os comentários orais (Calil, 2016) efetuados durante a escrita da produção, assim como a relação existente entre estas duas categorias.
- Práticas de escrita colaborativa online no ensino superiorPublication . Cardoso, Adriana; Costa, Ana; Pinto, Mariana OliveiraO Ensino Remoto de Emergência decretado no contexto de Pandemia COVID-19 teve forte impacto nos processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Focando-se no contexto do Ensino Superior, este capítulo apresenta um estudo com três casos que se centram na implementação de práticas de escrita colaborativa online com recurso a ferramentas gratuitas de partilha. Em concreto, pretende-se demonstrar a forma como diferentes etapas do processo de escrita (planificação, textualização, revisão, edição) e a consciência de géneros textuais podem ser potenciadas com recurso a ferramentas digitais, promovendo dinâmicas de colaboração. A apresentação das estratégias implementadas em sala de aula é complementada pela análise dos produtos e por dados obtidos em inquirição realizada aos/às estudantes sobre as suas experiências de aprendizagem. Os resultados revelam que a escrita em ambiente virtual deve ser promovida mesmo em contexto de ensino presencial, uma vez que oferece mais-valias expressivas relativamente a práticas de escrita colaborativa presenciais.