Browsing by Author "Pinheiro, Ricardo"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee KonitzPublication . Prazeres, Gonçalo; Pinheiro, RicardoO presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.
- Bernardo Sassetti, Motion (CD Clean Feed Records, 2010)Publication . Pinheiro, RicardoCD MOTION constitui o último registo fonográfico do trio liderado pelo recentemente falecido pianista e compositor Bernardo Sassetti. Editado em 2010 pela conceituada editora nacional Clean Feed, este trabalho é composto por catorze peças, doze das quais da autoria do pianista. Para o acompanhar, Sassetti conta com os habituais membros do seu trio: o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão.
- Brad Mehldau, jazz and the pop-rock repertoire: highbrow and lowbrowPublication . Diniz, Alexandre; Pinheiro, RicardoBrad Mehldau’s adaptations of pop-rock repertoire had a significant impact in contemporary jazz practices and discourses and contributed considerably to stimulate the discussion around canon and artistic value in jazz. Taking the binomials jazz/not jazz and highbrow/lowbrow as a point of departure (Levine 1988, Walser 2007, Meisel 2010, Swirski & Vanhanen 2017, Ake 2019), we analyze to what extent the process of choice of the repertoire recorded by American pianist Brad Mehldau defied stratified constructions on art in the context of the jazz milieu.
- CarumaPublication . Pinheiro, RicardoA música apresentada neste disco, enquanto música escrita e improvisada com influências da música portuguesa, brasileira e do jazz, é reflexo de uma expressão artística global, que se alimenta de muitos universos e fontes artísticas, assumindo por isso uma universalidade estilística e geográfica. Enquanto guitarrista, compositor e musicólogo, Ricardo Pinheiro tem procurado ao longo dos últimos anos exprimir este diálogo através da criação musical alicerçada no jazz e na improvisação, abrindo-se a influências não só musicais, como também extramusicais. “Caruma” é um álbum de guitarra e voz que reflete uma colaboração internacional entre Pinheiro e dois cantores de renome mundial: o alemão-americano Theo Bleckmann e a brasileira Mônica Salmaso. O disco “Caruma” nasce da inspiração de viver no campo. Todas as canções estão relacionadas com contextos atmosféricos, fotográficos e emocionais extraídos de ligações com a natureza. A ideia central para este disco é unir melodias improvisadas e ambientais de guitarra eléctrica e acústica com a profunda sensibilidade musical e ampla paleta de cores de Theo Bleckmann, e a erudição de Mônica Salmaso. O disco é composto por 8 composições executadas em formato de duo de guitarra e voz: 4 com Theo Bleckmann e 4 com Mônica Salmaso, seguindo princípios de liberdade criativa, improvisação, e interacção entre os músicos envolvidos no processo. Procurando obter o equilíbrio perfeito entre composição e improvisação, confia-se aos músicos e técnicos envolvidos neste trabalho o seu contributo para a obtenção de um resultado artístico especial e profundo.
- Cinema&Dintorni: "Isabel"Publication . Pinheiro, RicardoA faixa "Isabel" faz parte do álbum "Cinema&Dintorni", gravado pelo Cavalli-Moniz-Pinheiro que é composto pelos músicos Massimo Cavalli (double bass), Ricardo Pinheiro (guitars and effects), Jorge Moniz (drums and percussion) e o convidado especial Laurent Filipe (trumpet and voice).
- Dança do pólenPublication . Pinheiro, RicardoDança do Pólen é um disco de guitarra solo que combina os universos do jazz, da música portuguesa e lusófona, e da música improvisada. Através da construção de paisagens sonoras intimistas, ora constituídas apenas por uma guitarra, ora por várias, Ricardo Pinheiro contribui com um álbum inovador repleto de melodia.Tal como acontece em Caruma (2020), que conta com a participação de Theo Bleckmann e de Mônica Salmaso, Dança do Pólen é um trabalho inspirado nas paisagens naturais da Serra de Sintra e na convivência diária do músico com esta realidade. Este disco representa um marco na carreira do músico português e documenta uma maturidade edificada ao longo de mais de duas décadas de actividade na área do jazz e da música improvisada. Este é o 18º disco da carreira do guitarrista e professor da ESML, e o 2º disco editado em 2021. Este álbum é co-editado pela prestigiada etiqueta Nova Iorquina Inner Circle Music (liderada pelo reputado saxofonista Greg Osby) e pela etiqueta independente portuguesa AsUR.
- (De)Constructing jazz through its performers, repertoire, and musical process: a comparison between Herbie Hancock’s boundary-defying albums Possibilities and River: the Joni LettersPublication . Pinheiro, Ricardo; Diniz, Alexandre H. de SousaABSTRACT - The main goal of this article is to address the problem with the construction of the concept of jazz, through the comparison between Herbie Hancock’s Possibilities (2005) and River: The Joni Letters (2007) albums. While River is commonly accepted by most critics as a ‘jazz album’, Possibilities presents a set of features that places it in a non-consensual territory in terms of labelling.
- East & West: "Pó dos dias"Publication . Pinheiro, RicardoA faixa "Pó dos dias" faz parte do álbum "East & West", gravado pelo New West Quartet que é composto pelos músicos John Gunther (tenor saxophone), Ricardo Pinheiro (guitar), Massimo Cavalli (double bass), Bruno Pedroso (drums) e o convidado Mike del Ferro (piano).
- O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributosPublication . Pinheiro, Ricardo; Bivol, FeodorAtravés deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.
- Exploring jam sessions in New YorkPublication . Pinheiro, RicardoAbstract - This paper addresses the relationship between jazz jam sessions in Manhattan, and the concepts of Scene, Ritual and Race. These issues emerged during research that, from an ethnomusicological perspective, focused on the role of jam sessions in Manhattan as a privileged context for the following: i) learning performative styles of jazz, ii) developing the creative process, iii) constructing professional networks, iv) establishing of the status of musicians. Studying and analyzing the jam sessions at five jazz performance venues in New York, I demonstrate the vital importance of participating in jam sessions by examining their relationship with this performative occasion (Pinheiro 2008).