Browsing by Author "Parreira, Pedro"
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- Abordagem estrutural das representações sociaisPublication . Parreira, Pedro; Mónico, Lisete; Oliveira, Denise; Cavaleiro Rodrigues, José; Graveto, JoãoDe entre os desdobramentos da teoria das representações sociais criada por Moscovici salienta-se a chamada abordagem estrutural das representações, proposta por Jean Claude Abric. O presente capítulo debruça-se sobre a abordagem estrutural das representações sociais. Ao longo do capítulo analisa-se a representação social como um conjunto organizado e estruturado de informações, crenças, opiniões e atitudes, composta de dois subsistemas – o central e o periférico. Da definição e disseminação da Abordagem Estrutural, aprofundam-se os conceitos de núcleo central e de sistema periférico, analisando-se o papel de ambos no funcionamento e dinâmica das representações sociais. Conclui-se que o estudo das representações sociais através da sua abordagem estrutural oferece um valioso contributo para a compreensão das complexas redes de significados presentes nos processos e práticas sociais.
- Avaliação do potencial empreendedor: o Índice de Empreendedorismo de CarlandPublication . Piteira, Margarida; Cebola, Marisa; Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Parreira, PedroA avaliação do potencial empreendedor tem sido alvo de investigação ao longo dos anos. O Índice de Empreendedorismo de Carland (Carland Entrepreneurship Index, CEI) foi desenvolvido com o intuito de quantificar o potencial empreendedor dos indivíduos, situando o indivíduo num continuum de empreendedorismo, em função da maior ou menor presença das características avaliadas. Esta medida do potencial empreendedor envolve: (i) traços de personalidade; (ii) propensão para a inovação; (iii) propensão para o risco; e (iv) a postura estratégica do empreendedor. Considerando o empreendedorismo como uma área transversal a diferentes contextos socioeconómicos, o CEI revela ser um instrumento versátil, tendo sido utilizado numa multiplicidade de estudos, que tentam compreender e explicar o empreendedorismo de uma forma mais pragmática e aplicada, particularmente no que diz respeito à identificação e exploração do potencial empreendedor dos indivíduos.
- Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico portuguêsPublication . Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Cebola, Marisa; Proença, Sara; Paiva, Teresa; Parreira, PedroA promoção da educação para o empreendedorismo constitui uma prioridade estratégica em matéria de políticas de ensino e formação na União Europeia, sendo reconhecida como um instrumento capaz de contribuir para estimular a inovação, a produtividade e a competitividade e para prevenir o desemprego, condições fundamentais para a promoção de um crescimento económico sustentado. Neste contexto, a compreensão das características e traços de personalidade do indivíduo empreendedor tem sido objeto de investigação. Os fatores de natureza motivacional e comportamental, bem como as variáveis educacionais e de contexto, têm sido igualmente foco de diversos estudos sobre a compreensão do indivíduo empreendedor. Assim, no âmbito do projeto PIN/Poliempreende, nomeadamente no seu concurso, foi administrado um instrumento de medida a uma amostra de 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português, visando a mensuração das motivações empreendedoras, da percepção de existência de apoios ao empreendedorismo, da autoeficácia e do potencial empreendedor. Os resultados traduzem bons níveis de potencial empreendedor nos estudantes portugueses, associados a uma valorização do aprender a ser empreendedor. Os dados foram analisados por área científica e advertem para a necessidade de dar continuidade aos programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo no ensino superior português, que visem dotar os estudantes de competências empreendedoras.
- Representações sociais do empreendedorismo: estudo empírico com estudantes do ensino superior politécnico portuguêsPublication . Parreira, Pedro; Mónico, Lisete; Gomes, António; Nogueira, Virgínia; Cavaleiro Rodrigues, JoséA presente investigação tem como objetivo conhecer as representações sociais do empreendedorismo em estudantes do ensino superior politécnico português. A amostra é constituída por 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português aderentes ao programa Poliempreende-PIN. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados a evocação-livre de palavras a partir do termo indutor “empreendedorismo”. Obtiveram-se 7448 palavras evocadas, das quais 855 diferentes. A ordem média de evocação foi de 2.94 (1 a 5). O núcleo central ficou composto por: criatividade, empreendedor, emprego, empresa, ideias, iniciativa, inovação e negócio. Com base nas palavras evocadas, foi feita uma categorização ancorada no Modelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, onde se obtiveram as seguintes categorias mais representativas: atitudes, atividade, capacidades, aspirações e condições estruturais. Seguiu-se a organização das evocações através de categorização prototípica e, através do software IRAMUTEC, a análise de similitude a partir do corpus de evocações, tendo por base as coocorrências a partir do Jaccard similarity coefficient. O capítulo termina com a discussão dos resultados enquadrados na teoria das representações sociais e no empreendedorismo.
- Representações sociais: conceitos básicos e funçõesPublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Mónico, Lisete; Oliveira, Denize; Parreira, PedroEnquanto forma de conhecimento elaborado e partilhado socialmente, as representações sociais, apresentam um alcance prático e concorrem para a construção de uma realidade partilhada. Este capítulo visa dar a conhecer a teoria das representações sociais. Partindo de uma breve resenha histórica sobre o conceito de representação, define-se representação social sem se descurar as suas bases sociais e a relação sujeito-objeto. Cientes de que diversos aspetos das representações têm sido objeto de discussão conceptual e teórica, revisitam-se os conceitos de representações sociais hegemónicas, emancipadas e polémicas. A emergência de uma representação social é analisada segundo a perspetiva de Moscovici, incidindo sobre os conceitos de objetivação e ancoragem, bem como de propaganda, propagação e difusão, passando pelo conceito de themata cultural.