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Advisor(s)
Abstract(s)
Enquanto forma de conhecimento elaborado e partilhado socialmente, as
representações sociais, apresentam um alcance prático e concorrem para a construção
de uma realidade partilhada. Este capítulo visa dar a conhecer a teoria das
representações sociais. Partindo de uma breve resenha histórica sobre o conceito de
representação, define-se representação social sem se descurar as suas bases sociais e a
relação sujeito-objeto. Cientes de que diversos aspetos das representações têm sido
objeto de discussão conceptual e teórica, revisitam-se os conceitos de representações
sociais hegemónicas, emancipadas e polémicas. A emergência de uma representação
social é analisada segundo a perspetiva de Moscovici, incidindo sobre os conceitos de
objetivação e ancoragem, bem como de propaganda, propagação e difusão, passando
pelo conceito de themata cultural.
Description
Estudo inserido no Projeto PoliEntrepreneurship Innovation Network – PIN, nº16177, 03/SIAC/2015, no âmbito do PORTUGAL 2020 e o FEDER, fundo estrutural europeu
Keywords
Representações sociais Teoria das representações sociais História das representações sociais Emergência da representação social Moscovici, Serge (1928-2014)
Citation
Cavaleiro Rodrigues, J., Mónico, L., Oliveira, D., & Parreira, P. (2018). Representações sociais: conceitos básicos e funções. In P. Parreira, J.H. Sampaio, L. Mónico, T. Paiva & L. Alves (coords.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico (cap. 2, pp.15-32). Guarda: IPG/PIN
Publisher
Instituto Politécnico da Guarda
PoliEntrepreneurship Innovation Network
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