Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.69 MB | Adobe PDF | |||
108.89 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação tem como objetivo conhecer as representações sociais do
empreendedorismo em estudantes do ensino superior politécnico português. A amostra
é constituída por 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico
português aderentes ao programa Poliempreende-PIN. Foi utilizado como instrumento
de recolha de dados a evocação-livre de palavras a partir do termo indutor
“empreendedorismo”. Obtiveram-se 7448 palavras evocadas, das quais 855 diferentes.
A ordem média de evocação foi de 2.94 (1 a 5). O núcleo central ficou composto por:
criatividade, empreendedor, emprego, empresa, ideias, iniciativa, inovação e negócio.
Com base nas palavras evocadas, foi feita uma categorização ancorada no Modelo
GEM – Global Entrepreneurship Monitor, onde se obtiveram as seguintes categorias
mais representativas: atitudes, atividade, capacidades, aspirações e condições
estruturais. Seguiu-se a organização das evocações através de categorização prototípica
e, através do software IRAMUTEC, a análise de similitude a partir do corpus de
evocações, tendo por base as coocorrências a partir do Jaccard similarity coefficient. O
capítulo termina com a discussão dos resultados enquadrados na teoria das
representações sociais e no empreendedorismo.
Description
Estudo inserido no Projeto PoliEntrepreneurship Innovation Network – PIN, nº16177, 03/SIAC/2015, no âmbito do PORTUGAL 2020 e o FEDER, fundo estrutural europeu
Keywords
Representações sociais Empreendedorismo Estudantes EVOC IRAMUTEC
Pedagogical Context
Citation
Parreira, P., Mónico, L., Gomes, A., Nogueira, V., & Cavaleiro Rodrigues, J. (2018). Representações sociais do empreendedorismo: estudo empírico com estudantes do ensino superior politécnico português. In P. Parreira, J.H. Sampaio, L. Mónico, T. Paiva & L. Alves (coords.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico (cap. 6, pp.85-108). Guarda: IPG/PIN
Publisher
Instituto Politécnico da Guarda
PoliEntrepreneurship Innovation Network
PoliEntrepreneurship Innovation Network