Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Representações sociais do empreendedorismo: estudo empírico com estudantes do ensino superior politécnico português

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo conhecer as representações sociais do empreendedorismo em estudantes do ensino superior politécnico português. A amostra é constituída por 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português aderentes ao programa Poliempreende-PIN. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados a evocação-livre de palavras a partir do termo indutor “empreendedorismo”. Obtiveram-se 7448 palavras evocadas, das quais 855 diferentes. A ordem média de evocação foi de 2.94 (1 a 5). O núcleo central ficou composto por: criatividade, empreendedor, emprego, empresa, ideias, iniciativa, inovação e negócio. Com base nas palavras evocadas, foi feita uma categorização ancorada no Modelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, onde se obtiveram as seguintes categorias mais representativas: atitudes, atividade, capacidades, aspirações e condições estruturais. Seguiu-se a organização das evocações através de categorização prototípica e, através do software IRAMUTEC, a análise de similitude a partir do corpus de evocações, tendo por base as coocorrências a partir do Jaccard similarity coefficient. O capítulo termina com a discussão dos resultados enquadrados na teoria das representações sociais e no empreendedorismo.

Description

Estudo inserido no Projeto PoliEntrepreneurship Innovation Network – PIN, nº16177, 03/SIAC/2015, no âmbito do PORTUGAL 2020 e o FEDER, fundo estrutural europeu

Keywords

Representações sociais Empreendedorismo Estudantes EVOC IRAMUTEC

Pedagogical Context

Citation

Parreira, P., Mónico, L., Gomes, A., Nogueira, V., & Cavaleiro Rodrigues, J. (2018). Representações sociais do empreendedorismo: estudo empírico com estudantes do ensino superior politécnico português. In P. Parreira, J.H. Sampaio, L. Mónico, T. Paiva & L. Alves (coords.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico (cap. 6, pp.85-108). Guarda: IPG/PIN

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico da Guarda
PoliEntrepreneurship Innovation Network