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Advisor(s)
Abstract(s)
A promoção da educação para o empreendedorismo constitui uma prioridade estratégica em matéria de políticas de ensino e formação na União Europeia, sendo reconhecida como um instrumento capaz de contribuir para estimular a inovação, a produtividade e a competitividade e para prevenir o desemprego, condições fundamentais para a promoção de um crescimento económico sustentado. Neste contexto, a compreensão das características e traços de personalidade do indivíduo empreendedor tem sido objeto de investigação. Os fatores de natureza motivacional e comportamental, bem como as variáveis educacionais e de contexto, têm sido igualmente foco de diversos estudos sobre a compreensão do indivíduo empreendedor. Assim, no âmbito do projeto PIN/Poliempreende, nomeadamente no seu concurso, foi administrado um instrumento de medida a uma amostra de 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português, visando a mensuração das motivações empreendedoras, da percepção de existência de apoios ao empreendedorismo, da autoeficácia e do potencial empreendedor. Os resultados traduzem bons níveis de potencial empreendedor nos estudantes portugueses, associados a uma valorização do aprender a ser empreendedor. Os dados foram analisados por área científica e advertem para a necessidade de dar continuidade aos programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo no ensino superior português, que visem dotar os estudantes de competências empreendedoras.
Description
Keywords
Potencial empreendedor Autoeficácia Motivação Oportunidade Incentivo Ensino superior politécnico Portugal
Citation
Mónico L, Sousa LB, Cebola M, Proença S, Paiva T, Parreira P. Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In: Parreira P, Alves L, Mónico L, Sampaio JH, Paiva T, editors. Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: motivos, influências, serviços de apoio e educação. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda; 2018. p. 191-222.
Publisher
Instituto Politécnico da Guarda