Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Abordagem estrutural das representações sociais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

De entre os desdobramentos da teoria das representações sociais criada por Moscovici salienta-se a chamada abordagem estrutural das representações, proposta por Jean Claude Abric. O presente capítulo debruça-se sobre a abordagem estrutural das representações sociais. Ao longo do capítulo analisa-se a representação social como um conjunto organizado e estruturado de informações, crenças, opiniões e atitudes, composta de dois subsistemas – o central e o periférico. Da definição e disseminação da Abordagem Estrutural, aprofundam-se os conceitos de núcleo central e de sistema periférico, analisando-se o papel de ambos no funcionamento e dinâmica das representações sociais. Conclui-se que o estudo das representações sociais através da sua abordagem estrutural oferece um valioso contributo para a compreensão das complexas redes de significados presentes nos processos e práticas sociais.

Description

Estudo inserido no Projeto PoliEntrepreneurship Innovation Network – PIN, nº16177, 03/SIAC/2015, no âmbito do PORTUGAL 2020 e o FEDER, fundo estrutural europeu

Keywords

Representações sociais Abordagem estrutural Abric, Jean-Claude (1941-2012) Núcleo central Sistema periférico

Citation

Parreira, P., Mónico, L., Oliveira, D., Cavaleiro Rodrigues, J., & Graveto, J. (2018). Abordagem estrutural das representações sociais. In P. Parreira, J.H. Sampaio, L. Mónico, T. Paiva & L. Alves (coords.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico (cap. 4, pp.55-68). Guarda: IPG/PIN.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico da Guarda
PoliEntrepreneurship Innovation Network