Browsing by Author "Pappámikail, Lia"
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- De três olhares sobre uma obra de arte ao olhar individual sobre o objeto artístico dos futuros animadores socioculturaisPublication . Teodoro, Ana; Fernandes, Sandra; Pappámikail, LiaA formação superior em Animação Sociocultural obedece a uma matriz transdisciplinar, com ênfase nas ciências sociais e humanas. Não obstante, atendendo à diversidade de contextos e públicos junto aos quais o animador intervém é fundamental que este domine razoavelmente todas as esferas de produção de cultura incluindo a arte e as ciências naturais. No Seminário de Cultura, Arte e Ciência, da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma Escola Superior de Educação, pretendeu-se sensibilizar os estudantes para a importância destas áreas na sua formação, apresentando-se diferentes olhares sobre os mesmos fenómenos socioculturais, numa perspetiva plural mas integradora. Nesta comunicação prossegue-se uma investigação que visa compreender o impacto sobre os futuros animadores socioculturais de um conjunto de atividades em que se usou uma obra artística como ponto de partida e avaliar a pertinência do percurso de formação proposto no Seminário. O conjunto de dinâmicas designado ‗Sofá Aspirina: uma abordagem formativa‘ baseou--se no Sofá Aspirina (1997), de Joana Vasconcelos, por ser uma obra contemporânea passível de ser analisada na ótica do seu contexto cultural e nas perspetivas da arte e da ciência. A última proposta deste percurso consistiu no retorno ao objeto artístico como mecanismo de interpelação, tendo cada estudante de elaborar um projeto de intervenção artística sobre um objeto do quotidiano, que produzisse uma alteração na forma e/ou significado desse objeto. Analisaram-se as memórias descritivas destes projetos e questionaram-se os estudantes em dois momentos: no final do Seminário, numa interação em grupo e, decorridos alguns meses, através de um inquérito por questionário. A partir destes instrumentos, apresentam-se a perceção e valorização que os estudantes demonstraram relativamente a este processo de recontextualização, discutindo-as na ótica da formação superior em Animação Sociocultural com vista a habilitar os profissionais para realizar os respetivos desígnios fundadores incluindo a democratização cultural e a promoção da participação na cultura.
- Empowering vulnerable students for school success? an exploratory approach to philanthropic intervention projects in portuguese state schoolsPublication . Dias, Mariana; Pappámikail, LiaThe perspective that School needs the support of professionals, besides teachers, to reduce and repair pupils’ inequalities and vulnerabilities is on the base of a significant part of educational policies of the last decades. If it is true that the majority of these initiatives are lead by public agents, it also true that the civil society is growingly «called» to give it’s contribute. An example of this movement of growing importance awarded by companies to social and civic responsibilities is EPIS (Entrepreneurs for Social Inclusion, created in 2006). Sometime later a “National Network of Mediators for School Success” is launched by this Association as an effective alternative to other school failure combat models. The " Network..." presents itself as a highly innovative methodology with high(er) efficiency rates and good results: its goal is to create “new good students”, which means students who were at risk of failing the school year and that at the end of the year are in conditions to pass. It is made up of field professionals (social workers, teachers, and psychologists), and organized in local teams. They are placed at schools where the project is being implemented, sometimes with concurring initiatives, as the «Network» is sometimes offered to the school, as a result of the partnership with the Ministry of Education, and in other cases, as the sole project, as it’s the result of a request, in partnership with local authorities and other Local Development Associations. It aims to 'reach' the families of students at risk of failure and, together with them, perform continuous guidance work in order to develop personal and social skills that enables them to tackle their difficulties in school autonomously, in terms of study method, motivation and expectations towards the future (Vieira and Dionísio 2012; Melo 2012). This methodology has two main components: a signaling system of young people under risk of academic underachievement and school withdrawal, focused on four categories: individual, family, school and territory; and a portfolio of specific intervention methodologies available to the field professionals. All the work is supervised and supported by a platform where all the information is gathered and that sorts out the range of techniques the professionals should use in each individual case. In this paper we aim to discuss, presenting results drawn from an exploratory study, on the one hand, the «innovative» role of the private sector in promoting social responsibility actions in Portuguese public schools with high levels of failure by contrast with the ones carried out by public educational agents (Garriga and Melé 2013). We will do so by analyzing the official rhetoric of the «Network…», contrasting it with the perspective of the actors who actually implement the «Network…» methodology. On the other hand, We will also address the perspectives involved agents have Integrated in a wider research project "Local Strategies for the Improvement of schools in disadvantaged areas: public and private programs of intervention" several qualitative techniques were employed: document analysis, 18 semi-structured interviews in three distinct regions to directors of schools where the "Network ..." is implemented, to mediators and stakeholders. Informational materials available on the project website were also analyzed.
- Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superiorPublication . Gama, Ana; Campos, Joana; Cibele, Carla; Pappámikail, Lia; Teixeira, LeonorNeste capítulo, apresentam-se os resultados de quatro estudos de caso relativos a estágios curriculares desenvolvidos em contexto do confinamento de 2020, em quatro licenciaturas no âmbito da intervenção social, educativa e cultural, em três instituições de Ensino Superior Politécnico. Este trabalho, de carácter exploratório tem como objetivos caracterizar as alterações ensaiadas no contexto de pandemia; descrever as estratégias de intervenção desenvolvidas e dispositivos/recursos criados; analisar as implicações desta experiência nos percursos formativos e práticas profissionais dos/as estudantes e técnicos/as das Instituições Cooperantes e perceber se algumas dessas estratégias poderão ser utilizadas noutros contextos, dado o seu interesse para o desenvolvimento das práticas profissionais no âmbito da formação dos cursos considerados. Os resultados apontam para perceções subjetivas globalmente positivas, sendo identificadas aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas, bem como processos de aprendizagem organizacional. Os contributos dos processos de supervisão e a importância das modalidades pedagógicas adotadas surgem como outra dimensão valorizada pelos/as protagonistas. No entanto, sublinha-se o défice experiencial relativo à interação presencial e limites à aplicação de práticas e estratégias com recurso a ferramentas e plataformas a distância como meio privilegiado de intervenção.