Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior

Use this identifier to reference this record.

Authors

Campos, Joana
Cibele, Carla
Pappámikail, Lia
Teixeira, Leonor

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste capítulo, apresentam-se os resultados de quatro estudos de caso relativos a estágios curriculares desenvolvidos em contexto do confinamento de 2020, em quatro licenciaturas no âmbito da intervenção social, educativa e cultural, em três instituições de Ensino Superior Politécnico. Este trabalho, de carácter exploratório tem como objetivos caracterizar as alterações ensaiadas no contexto de pandemia; descrever as estratégias de intervenção desenvolvidas e dispositivos/recursos criados; analisar as implicações desta experiência nos percursos formativos e práticas profissionais dos/as estudantes e técnicos/as das Instituições Cooperantes e perceber se algumas dessas estratégias poderão ser utilizadas noutros contextos, dado o seu interesse para o desenvolvimento das práticas profissionais no âmbito da formação dos cursos considerados. Os resultados apontam para perceções subjetivas globalmente positivas, sendo identificadas aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas, bem como processos de aprendizagem organizacional. Os contributos dos processos de supervisão e a importância das modalidades pedagógicas adotadas surgem como outra dimensão valorizada pelos/as protagonistas. No entanto, sublinha-se o défice experiencial relativo à interação presencial e limites à aplicação de práticas e estratégias com recurso a ferramentas e plataformas a distância como meio privilegiado de intervenção.

Description

Keywords

Estágios curriculares Intervenção social Ensino superior politécnico

Pedagogical Context

Citation

Gama, A., Campos, J., Figueiredo, C. C., Pappámikail, L., & Teixeira, L. (2023) Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (174-213) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics