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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo, apresentam-se os resultados de quatro estudos de caso relativos a estágios curriculares desenvolvidos em contexto do confinamento de 2020, em quatro licenciaturas no âmbito da intervenção social, educativa e cultural, em três instituições de Ensino Superior Politécnico. Este trabalho, de carácter exploratório tem como objetivos caracterizar as alterações ensaiadas no contexto de pandemia; descrever as estratégias de intervenção desenvolvidas e dispositivos/recursos criados; analisar as implicações desta experiência nos percursos formativos e práticas profissionais dos/as estudantes e técnicos/as das Instituições Cooperantes e perceber se algumas dessas estratégias poderão ser utilizadas noutros contextos, dado o seu interesse para o desenvolvimento das práticas profissionais no âmbito da formação dos cursos considerados. Os resultados apontam para perceções subjetivas globalmente positivas, sendo identificadas aprendizagens significativas
e o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas, bem como processos de aprendizagem organizacional. Os contributos dos processos de supervisão e a importância das modalidades pedagógicas
adotadas surgem como outra dimensão valorizada pelos/as protagonistas. No entanto, sublinha-se o défice experiencial relativo à interação presencial e limites à aplicação de práticas e estratégias com recurso a ferramentas e plataformas a distância como meio privilegiado de intervenção.
Description
Keywords
Estágios curriculares Intervenção social Ensino superior politécnico
Citation
Gama, A., Campos, J., Figueiredo, C. C., Pappámikail, L., & Teixeira, L. (2023) Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (174-213) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa