Browsing by Author "Madureira, Isabel"
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- Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, MiguelCom a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro.
- Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivasPublication . Nunes, Clarisse; Madureira, IsabelO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
- Guide to building inclusive cultural spacesPublication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, MoritzA criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivosPublication . Josep Maria, Sanahuja Gavaldà; Pérez Romero, Antonio; Madureira, Isabel; Gigerl, Monika; Pernia, Susana Rojas; Labudovikj, Rozita PetrinskaA geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.
- A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Gomes, Luisa; Madureira, IsabelNo presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.
- Nota IntrodutóriaPublication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, MiguelCom a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro. Os vinte artigos, que aqui se apresentam, espelham a diversidade temática, disciplinar e metodológica presente nos cursos de mestrado ministrados da ESELx, tanto de habilitação para a docência em educação pré-escolar e nos dois primeiros ciclos do ensino básico como de pós-profissionalização, a qual encontra correspondência na multiplicidade de áreas de especialização dos docentes orientadores de relatórios de estágio e de projetos de intervenção/dissertações. O primeiro conjunto de textos integra estudos de casos realizados no campo da Educação Especial, sobre problemáticas relacionadas com respostas educativas e inclusivas a crianças/alunos com multideficiência e com perturbação do espectro do autismo: conceções e práticas dos docentes acerca das respostas educativas para alunos com multideficiência; a importância de ambientes inclusivos que promovam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com multideficiência; processo de ensino e aprendizagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; narrativas pessoais de crianças com Autismo acerca do seu próprio percurso escolar. No segundo conjunto de artigos são problematizadas as questões de género e analisadas práticas pedagógicas e iniciativas de intervenção comunitária que permitam a compreensão das situações e uma eventual intervenção, em diversos contextos e com diferentes públicos: identificação e mapeamento de estereótipos de género relacionados com o ser menino e o ser menina com crianças do jardim de infância e da escola do 1º ciclo do ensino básico, neste caso, a partir da abordagem curricular do Teatro; análise do contributo do Teatro para uma valorização pessoal da mulher com um grupo de jovens e adultas. Os textos, que constituem o terceiro conjunto, reportam-se a temas transversais, entre os quais a importância, em crianças em idade pré-escolar, do faz-de-conta, de valores como a amizade e do seu envolvimento em processos investigativos, que permitem a análise e compreensão de questões como: a manifestação de competências pró-sociais e de regulação emocional através da linguagem verbal e não-verbal; os enredos da cultura de pares e as conceções e significados atribuídos à amizade, pelas crianças; a relação entre o imaginário infantil e os processos de investigação desenvolvidos pelas crianças em colaboração com as famílias. Ainda neste conjunto de artigos é atribuída relevância, enquanto objeto de estudo, à participação ativa de atores como os pais ou famílias em contexto escolar e os idosos em atividades educativas e culturais, dando a conhecer, por um lado, as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares e, por outro, a importância das redes culturais e dos respetivos serviços educativos na integração de idosos e na sua educação artística. O quarto e último grupo de artigos reporta-se a problemáticas relacionadas com estratégias de ensino e didáticas específicas nos domínios do português, das ciências naturais e da matemática, no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico. Compreendem questões como o desenvolvimento da consciência linguística e a compreensão de modelos didáticos por alunos do ensino básico e, no campo do ensino da matemática, as estratégias utilizadas pelos alunos no cálculo mental e na resolução de tarefas de proporcionalidade direta, o contributo dos jogos na predisposição dos alunos para a aprendizagem da Matemática, bem como a importância da discussão de diferentes resoluções de um problema. Por fim, esperamos que os trabalhos agora publicados possam espoletar o interesse dos leitores, em particular dos que estão a iniciar ou a desenvolver processos de investigação em educação e ensino, quer pelos temas ou objetos de estudo aqui problematizados, quer pelas abordagens mobilizadas, podendo constituir pontos de alavancagem para novos estudos e respetiva contextualização teórica e metodológica.
- Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das criançasPublication . Moreira, Vera; Madureira, IsabelTendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas: o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar.
- Práticas de inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo no 1º CicloPublication . Ferreira, Ana Paula; Madureira, IsabelO presente estudo procurou conhecer: i) a opinião de professores do 1º ciclo sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e sobre as Unidades de Ensino Estruturado; ii) as dificuldades sentidas e as necessidades de formação contínua identificadas pelos docentes; e, iii) as práticas desenvolvidas para facilitar a inclusão destes alunos na sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, no qual participaram três professores do 1º ciclo do Ensino Básico que integram nas suas turmas alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. As técnicas usadas na recolha de dados foram a entrevista e a observação naturalista. Os resultados mostram que os professores aceitam a inclusão e que para esta aceitação em muito contribui a existência na escola de uma unidade de ensino estruturado. As dificuldades dos docentes decorrem sobretudo do receio que sentem perante os comportamentos dos alunos e da falta de conhecimento sobre as formas de intervenção, sendo nestes aspetos que identificam necessidades de formação contínua. A observação das práticas mostra que a inclusão dos alunos envolve diferentes processos e percursos, nos quais são determinantes dois fatores: o grau de severidade da perturbação e os recursos humanos existentes. Os docentes da unidade de ensino estruturado assumem total responsabilidade na gestão do processo de inclusão e, uma vez que não existe implicação dos docentes do ensino regular na gestão e adaptação do currículo, não se verifica a necessária mudança de atitudes e de práticas.