Browsing by Author "Domingos, Alexandra"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do método das seções homogéneas numa empresa de concentrado de tomatePublication . Cardoso, Maria João; Domingos, AlexandraEste trabalho desenvolve um modelo de custeio adaptado à realidade concreta de uma empresa do setor industrial de produção de concentrado de tomate e tem dois objetivos: contribuir para a discussão académica acerca das potencialidades deste modelo de custeio nas empresas deste setor e desenvolver um modelo de custeio ajustado a uma realidade que contribua para a tomada de decisão na empresa em estudo. O estudo de caso foi desenvolvido numa empresa portuguesa com o nome fictício de Concentrado, Lda. O modelo de custeio desenvolvido baseia-se no método das seções homogéneas (MSH) e concentra-se nas 5 seções produtivas identificadas como consumidoras dos recursos da empresa e que contribuem para a produção do concentrado de tomate. Este modelo apresenta inúmeros benefícios para a empresa em estudo, entre os quais, destacam-se o cálculo mais fiável do custo de produção, um melhor entendimento dos recursos despendidos e a produção de informação que suporta o planeamento, o controlo de gestão, o aperfeiçoamento dos processos internos e a comunicação interna.
- As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português.Publication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Maria Manuela; Duarte, Maria Manuela RebeloO objetivo principal deste estudo é identificar a diferença entre a perceção de estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.o ciclo de ensino superior quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e a de contabilistas certificados sobre a importância dessas competências para o desenvolvimento da atividade profissional, no cenário português. Construíram-se dois questionários por inquérito, um para os estudantes finalistas e outro para os contabilistas certificados, tratando duas categorias de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade: gerais e específicas. Obteve-se um total de 345 respostas para os estudantes finalistas e 392 para os contabilistas certificados. Na análise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo. A análise aos resultados permite concluir que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida, enquanto os contabilistas certificados consideram a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica contabilística é a competência específica percecionada como a mais importante e a mais desenvolvida na formação superior. Procurou-se acrescentar evidência científica que contribui para um melhor conhecimento das competências que os estudantes, futuros contabilistas, percecionam que devem obter para atender às necessidades dos empregadores. Esta investigação pode, também, servir de fundamento para promover futuras mudanças nos métodos de ensino, procurando uma maior convergência entre a formação superior de Contabilidade e o que o mercado de trabalho procura.
- As competências dos contabilistas certificados requeridas pelos empregadores: uma análise a partir dos anúncios divulgados no LinkedinPublication . Domingos, Alexandra; Albuquerque, Fábio; Cláver, RidneyAs exigências impostas aos profissionais de Contabilidade são crescentes e desafiadoras, conduzindo à necessidade de maior exigência de competências por parte das entidades empregadoras. Atualmente, para enfrentar os novos desafios decorrentes da globalização, torna-se cada vez mais relevante que os profissionais desenvolvam não apenas as competências técnicas (hard skills), mas também as relacionais (soft skills). Este artigo centrase na análise das competências requeridas aos Contabilistas certificados através dos anúncios publicados pelas entidades empregadoras na rede social LinkedIn. A opção pelo LinkedIn é justificada pela disseminação e fortalecimento desta rede social como fonte de recrutamento e seleção de pessoal. Com base em técnicas estatísticas não paramétricas, nomeadamente o teste de Wilcoxon, foi possível concluir que, como primeiro critério de seleção, as hard skills continuam a ter um papel mais preponderante. No âmbito das soft skills, destacam-se as competências instrumentais, ao passo que as competências informáticas e o domínio de um segundo idioma como requisito eliminatório ganham cada vez maior destaque no conjunto das hard skills.
- Desenvolvimento de Competências Gerais e Específicas em ambiente académico: um estudo em cursos de contabilidade do 1º ciclo do ensino superior português.Publication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Manuela; Duarte, ManuelaThe purpose of this study is to analyze, in the perception of final year students, to what extent the practices of the accounting courses of first cycle degrees is aligned to the skills required by the current society of knowledge. This study is based on a quantitative approach, covering 345 final year students of first cycle degrees of accounting courses in Portuguese higher education institutions. The analysis of the results allowed us to conclude that, capacity of reasoning and the lifelong learning capacity are the less developed general skills. On the other hand, capacity to comply with deadlines and rules and capacity to structure a management panel with useful information for decision-making are the less developed specific skills.
- A Multivariate Analysis of the General Skills Developed in Accounting Higher EducationPublication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Manuela; Duarte, ManuelaThe literature shows important and crucial changes in higher education, motivated by the rapid advance of technology and a constantly changing organizational environment. This study aims to analyze final-year students’ and accounting lecturers’ perceptions about the development of general skills in first-cycle courses in order to improve skills taught in accounting courses to facilitate students’ entry into the labour market. A questionnaire-based survey was applied to 345 final-year students and 155 accounting lecturers at Portuguese higher education institutions. The answers obtained were statistically analyzed by factor analysis by the principal component method. The results of two individual factor analyses indicated differences in the factors that represent the skills perceived as developed throughout the academic course: students indicated teamwork and pressure tolerance as the factors that explain the most developed skills, while accounting lecturers considered problem-solving as the most developed dimension. These results are very important for accounting educators in Portugal to complement their teaching, along with other learning strategies present in the literature review.
- A perceção dos estudantes finalistas e dos docentes quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos superiores do 1º ciclo de Contabilidade: uma análise multivariadaPublication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Manuela; Duarte, ManuelaQuer a nível nacional, quer internacional, o conceito de competência tem assumido grande visibilidade, demonstrando um novo entendimento do papel da escola e da formação face a uma sociedade em permanente mudança. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos estudantes finalistas e dos docentes de Contabilidade quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos do 1.º ciclo de Contabilidade, em instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir este objetivo, construiu-se um questionário de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade, aplicado a uma amostra de 345 estudantes finalistas e 155 docentes de Contabilidade. As respostas obtidas foram analisadas estatisticamente e tratadas pela análise fatorial, método das componentes principais. A análise aos resultados permite concluir que, na perspetiva dos estudantes finalistas, a dimensão “trabalho em equipa e tolerância à pressão” (xm=5,44) é a mais desenvolvida, considerando os docentes que os estudantes desenvolvem mais a dimensão “resolução de problemas” (xm=6,14).