Browsing by Author "Belo, Sara"
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- As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João SerrãoPublication . Belo, SaraSendo a voz na criação cénica um tema muito pouco explorado na teoria do teatro em Portugal, salvo honrosas e balsâmicas excepções, este artigo é apenas um pequeno gesto, ou para ser mais precisa, uma homenagem a duas professoras, Natália de Matos e Maria João Serrão, que dedicaram a maior parte do seu tempo e esforço ao ensino da voz numa escola de referência como é a E.S.T.C., Escola Superior de Teatro e Cinema em Portugal. Conhecer o trabalho destas docentes poderá dar-nos uma perspectiva de como foi o ensino da voz do pós 25 de abril até à viragem do milénio. Poderá também ajudar-nos a distinguir o que do seu legado faz parte de uma prática de ensino ou o que foi abandonado. Poderemos ainda, a partir desta observação, entender, aos olhos de uma prática teatral contemporânea e de outras correntes de pensamento da voz enquanto elemento da criação cénica, como poderá ser projectada a sua aprendizagem.
- Pedagogia vocal: improvisação e experimentalismo como vias criativas e dinâmicas de desenvolvimento e treinoPublication . Belo, SaraO experimentalismo vocal ou a procura de sons não convencionais com métodos experimentais² que, frequentemente, partem da improvisação, têm a particularidade de enriquecer, ampliar e fortalecer tecnicamente as vocalidades mais comuns da fala e do canto. Quero afirmar que não é só um trabalho específico para um fim concreto, mas que apresenta muitos benefícios no trabalho mais convencional, digamos deste modo, podendo ser, por isso, na pedagogia vocal, uma forma de tornar consciente, exercitada e dinâmica, a relação do aluno com a voz.
- Pré-voz: silêncio pleno de potência e sentidoPublication . Belo, SaraEste artigo desenvolve o conceito de Pré-Voz, ancorado não só numa prática artística — onde são referidas algumas pesquisas performativas vocais, nomeadamente no espectáculo MAGMA (solo vocal) e em obras de pioneiros da pesquisa vocal como Cathy Berberian e Meredith Monk —, mas também na teorização elaborada por Gilles Deleuze quanto ao conceito de pré-pictórico, na de Gilbert Simondon quanto à noção de pré-indivíduo e na de Eugenio Barba quanto à de pré-expressivo. A Pré-Voz como potência e sentido do gesto vocal é também um ainda Nada sonoro que se irá revelar em parte na emissão vocal. Na procura de uma vocalidade que mais directamente traduza o seu carácter ontológico e singular, a pintura de Francis Bacon é tomada como um impulsionador da emergência vocal em cena, resultando num afastamento do logocentrismo e melocentrismo, que são comummente considerados a principal função da voz.
- A voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativasPublication . Belo, SaraNeste artigo são abordados não só o carácter único e relacional da voz trazido por Adriana Cavarero, como o poder inclusivo e feminista da pesquisa vocal em contraponto a uma abordagem logocêntrica e melocêntrica com que, maioritariamente, é pensada a vocalidade. Secundarizada, como uma "sobra" ou um excesso decorrente de um discurso, a voz para além do logos é arredada da teoria, mesmo por autores mais disruptivos como Judith Butler. No entanto, criadores/vocalistas/pensadores como Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson dão-nos pistas inspiradoras de como a voz pode romper os paradigmas instituídos.
- A voz na criação cénica: reflexões sobre a vocalidade do actorPublication . Belo, SaraA voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.
- Voz nua: experimentalismo vocalPublication . Belo, SaraA pesquisa vocal como forma de libertar o lado mais íntimo e escondido da voz dando-lhe espaço de criação artística, des-logocentrado e inclusivo. Numa época em que ansiamos por tolerância e em que nos debatemos com as questões da igualdade e da dignidade humana, a voz pode ser um lugar de encontro, inclusão, comunhão e comoção.