Browsing by Author "Amorim, Vera"
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- CPBC XXV: a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo faz 25 anosPublication . Amorim, VeraCPBC XXV, é um texto escrito por convite da CPBC, da autoria de Vera Amorim, professora adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi publicado pela CPBC no programa de sala do Teatro Camões por ocasião do espetáculo de comemoração dos 25 anos de existência da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo nos dias 1 e 2 de abril de 2023. O texto faz uma abordagem ao percurso da companhia que ocupa um lugar singular no tecido artístico português projetando para o futuro o ADN artístico dos seus fundadores Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, assumindo-se na linha estética do Ballet Gulbenkian. Não obstante, a CPBC incorpora igualmente novas linguagens contemporâneas trazidas por jovens bailarinos e coreógrafos que integram a Companhia e que com ela dinamicamente interagem .
- A dança popular portuguesa tradicionalPublication . Nunes, Suzana; Amorim, VeraO presente estudo teve como principal objetivo constituir-se como um contributo para o ensino da Dança Popular Portuguesa Tradicional (DPPT) em contexto educativo infantil, propondo uma metodologia para a abordagem da área em causa. Foi realizada uma análise sobre o valor pedagógico, educacional e cultural da aplicação da DPPT. Para além da necessária pesquisa documental, o estudo centrou-se na recolha de registos escritos e audiovisuais de diversas DPPT junto de fontes fidedignas tendo a aplicação dos conteúdos adquiridos sido concretizada em contexto educacional. Toda a análise resultou num documento intuito pedagógico que tem como objectivo mais amplo constituir-se como um contributo para a preservação e divulgação da DPPT.
- Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementarPublication . Amorim, Vera; Monteiro, Elisabete Alexandra PinheiroÉ Objectivo deste estudo, fundamentar e levar a cabo uma análise comparativa de duas Metodologias do ensino da Dança Clássica, no sentido de contribuir para fornecer pistas, levantar questões, quiçá elementos que possam vir a revelar-se úteis na resposta às questões avançadas, constituindo-se assim numa espécie de instrumento de trabalho para quem dele entender socorrer-se servindo imperativos de utilidade e não de mero estudo desligado da realidade e porventura de menor utilidade. A perspectiva será sempre a de “indicar uma direcção e não um caminho”. (in Robalo Monteiro) Reforce-se a contextualização relativamente às metodologias abordadas; uma foi criada para a Escola Superior de Dança e para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, pela professora Barbara Fewster, num contexto claramente Vocacional (de formação de professores de Dança no primeiro caso, e para a profissão de Bailarinos no segundo) e a outra desenvolvida pela Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, num âmbito mais alargado, não exclusivamente Vocacional, num plano de implantação internacional.
- Impact of an adapted physiotherapy program with traditional and historical dances for mastectomized women surviving breast cancerPublication . Pinto, Paula Nogueira; Amorim, Vera; Pedro, LuisaIntroduction: Breast cancer survivors with longer treatments often leave sequelae. Dance provides greater adherence to regular physical activity. Traditional dances are made up of rhythmic and standardized movements in space and time, which require the movements and coordination of large and small muscle groups. Methods: Longitudinal quasi-experimental method. Intervention dances were chosen based on exercise guidelines for mastectomized women. The program minutes once a week, for 7 weeks, of a low-impact physical activity through art that provides greater adherence to regular physical activity. Sample 11 women with an average age of 55 years and standard deviation of 9, who underwent mastectomy for more than 6 months, who were not undergoing adjuvant treatments, and without contraindications for physical exercise. Instruments: European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORCT QLQ-BR23); Disabilities of the arm shoulder and hand (DASH); Fatigue Impact Scale (MFIS). Statistics Shapiro-Wilk adjustment, T Student test or the Wilcoxon, for a significance level of 0.05 %. Results: Improvements in QoL in body image (z = -2.315, p < 0.021) and future perspective (z = -2.121,p < 0.034).Functionality of the upper limb (t (10) = 2.826, p < 0.018). Cognitive fadigue (z = -2.852; p < 0.004) and chronic fatigue(z = -2.362; p < 0.018). Discussion: The physiotherapy intervention program with traditional and historical dances, oriented and chosen for this sample, demonstrated to be a promising program to develop in rehabilitation. CONCLUSION: The physiotherapy intervention program with traditional and historical dances, had a positive impact on quality of life, body image, and future perspective, on the functionality of the upper limb and fatigue.
- Integrating character dance into classical dance technique: enhancing artistic educationPublication . Amorim, Vera; Mantovani, Denise; MantovaniEste estudo explora a integração da Dança de Caráter com a Técnica de Dança Clássica, analisando como essa fusão contribui para o desenvolvimento técnico, expressivo e narrativo dos estudantes, com foco nos bailados "O Lago dos Cisnes" e "Paquita". Realizado no Conservatório de Dança Ana Mangericão (EDAM), com foco nos alunos do 4.º e 5.º anos do programa de EAE.
- Patrick Hurde - história de vida : um contributo para a história da dança em Portugal, na segunda metade do séc. XX e inicio do séc. XXIPublication . Amorim, Vera; Brilhante, Maria JoãoA partir da História de Vida de Patrick Hurde fomos em busca de uma outra história, de âmbito mais amplo que coincide com o próprio percurso da dança em Portugal na segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI. Quisemos perspectivar a importância e influência que um tal caminho pessoal terá tido para a Dança, a sua divulgação e valorização, o ensino artístico e outros aspectos conexos com as artes performativas em Portugal, para além do interesse do enfoque de carácter biográfico, sustentado pelas metodologias da história oral. Patrick Hurde foi bailarino, coreógrafo, professor e actualmente mantém actividade como crítico de dança em Portugal. Descobrir e interpretar a sua história de vida e o seu percurso profissional artístico foi também cartografar uma parte significativa do mapa da dança em Portugal e dos seus enquadramentos individuais e institucionais. Daí decorre reflexão crítica sobre relações que configuram o meio profissional da dança (as companhias), a formação a diferentes níveis (as escolas vocacionais e a formação superior), mas também e mais especificamente, as metodologias de ensino, a crítica e os críticos, a dança e os meios audiovisuais, assim como diferentes perspectivas e abordagens que contribuíram para a ideia que hoje temos da dança em Portugal. Descortina-se uma rede de interacções que decorrem do trânsito entre profissionais desta área artística e que configuram uma evolução sensível no período em estudo. Desde 1965, data em que P.H. chegou a Portugal para integrar o elenco inicial do Grupo Gulbenkian de Bailado, muito mudou a nível político, social e cultural. A sua acção em contextos de intervenção multifacetados tem sido um contributo para elevar o nível artístico da dança em Portugal e com este trabalho veremos: como, quando, porquê e quem consigo esteve envolvido neste processo.
- Programa de intervenção de fisioterapia com dança na funcionalidade do membro superior para mulheres sobreviventes de cancro da mamaPublication . Nogueira, Paula Pinto; Amorim, Vera; Pedro, LuisaNo âmbito do Mestrado em Fisioterapia no ramo de especialização em fisioterapia na saúde da mulher, na Escola superior das tecnologia da saúde de Lisboa, em 2018/2020 sob a orientação da professora Dra Luisa Pedro da ESTESl e da Professora Dra Vera Amorim Da escola Superior de Dança do IPL, foi elaborado um projeto para conhecer o impacto de um programa de intervenção em fisioterapia, com dança na funcionalidade do membro superior das mulheres mastectomizadas sobreviventes de cancro da mama. Com o parecer favorável do Conselho de Ética, Nº51 de 2019. A dança é uma das atividades físicas de baixo impacto mais criativas por meio da arte que proporciona uma melhor adesão às sessões de fisioterapia e ao exercício físico regular por parte dos doentes crónicos com benefícios, não só a nível físico como mental. Para este estudo foram selecionadas , pela Professora da Escola Superior de Dança doutorada e especialista em Dança, e pelas Fisioterapeutas, as danças que iam ao encontro dos objetivos funcionais das mulheres sobreviventes de cancro de mama, nomeadamente a funcionalidade do membro superior. Escolhemos danças que integravam movimentos dos membros superiores indicados nos tratamentos de fisioterapia, nos limites funcionais de cada paciente. O objetivo deste programa, baseado nas guidelines da intervenção da fisioterapia para as mulheres mastectomizadas sobreviventes de cancro de mama, foi usar a adaptação das danças tradicionais e históricas para melhorar a resposta cardiorrespiratória e promover o movimento e a funcionalidade do membro superior.
- Sete contributos para a formação de professores de dançaPublication . Amorim, VeraNo texto presente artigo sintetizam-se sete contributos, observações e reflexões recolhidas pela autora ao longo de 14 anos de Seminários de formação de professores de de Dança, promovidos pela Escola Superior de Dança, com a Professora e metodóloga Barbara Fewster². Estas orientações surgem cruzadas com os textos introdutórios apresentados em cada volume do método (Fewster, 1996) em questão e sintetizam recomendações de carácter prático/reflexivo que se apresentam em três grandes grupos: a) intervenção pedagógica; b) conteúdo – técnica enquanto código motor; e por fim c) conteúdo musicalidade na sua dimensão de suporte estruturante. Não obstante as intersecções e interdependências que revelam entre si, estes contributos constituem-se também como um valioso conjunto de reflexões técnicas e pedagógico-metodológicas de aplicação transdisciplinar, isto é, o seu interesse não se esgota numa abordagem no âmbito da metodologia Fewster, nem tão pouco se circunscrevem ao ensino da dança. Muitas destas recomendações/orientações poderão ser de interesse e valor em diferentes contextos do ensino da dança e, numa perspetiva mais ampla, noutros contextos de ensino artístico. Debruçar-me-ei sobre alguns aspetos da Intervenção Pedagógica vertida para o domínio de Transmissão do Conteúdo.